No Brasil existia tabu em relação ao home office.
Alguns gestores não aprovam o trabalho remoto por temerem que a qualidade do serviço ficasse aquém do necessário para a empresa.
No entanto, houve praticamente um decreto obrigatório para a implementação do home office: a pandemia.
As empresas implantaram o sistema e, com ele, desafios da rotina: como bater o ponto? Quais as melhores ferramentas? Como treinar a equipe para trabalhar à distância?
Confira os principais desafios das empresas para manter o home office com resultados satisfatórios.
A importante função do RH
A utilização de ferramentas de comunicação, como e-mail ou Slack, colabora – e muito – para bons resultados.
No entanto, a equipe em home office precisa de diretriz.
É fundamental priorizar check-ins individuais dos funcionários para seus supervisores.
É indicado utilizar as ferramentas já citadas ou, caso prefira trazer o clima corporativo, vale apostar em videochamadas, por exemplo.
O bate-papo em frente às câmeras pode ser uma boa maneira de unir a equipe.
Também é o momento para os membros da equipe discutirem os desafios que podem enfrentar e abordar os problemas de frente.
O RH tem como principal função organizar meios de comunicação, alinhar formas de organização da equipe e trazer oportunidades de manter o ritmo corporativo no modelo home office.
Igualmente, é responsabilidade do RH observar se a saúde mental dos funcionários não foi afetada pela mudança estrutural.
Em fase de flexibilização da quarentena, optar pelo sistema híbrido do trabalho é uma boa saída.
Manter o ritmo do T.I.
É importante oferecer plataforma e serviços que respondam às necessidades da empresa.
Assim como é fundamental que a equipe de T.I. esteja disponível – também em home office – para atender aos chamados da equipe.
Como a internet evolui a passos largos, existe no mercado uma série de ferramentas que colaboram com o serviço de TI. Por exemplo, plataforma para controle de ponto dos funcionários, organização de atividades e tantas outras capazes de otimizar o trabalho.
Em caso de muitas novidades sobre o sistema a ser utilizado home office, é indicado realizar treinamento com a equipe a fim de sanar dúvidas.
É preciso que cada membro da equipe esteja ciente e confiante para realizar um bom trabalho remotamente.
Gerenciar as distrações do home office
Colaborar não significa que você está sempre trabalhando junto.
Às vezes, os funcionários precisam de um tempo de silêncio e privacidade.
Em um ambiente de escritório, os funcionários podem captar aquelas dicas sociais sutis de “colocar os fones de ouvido, e se concentrar em si mesmo”, mas essas dicas não estão presentes em um ambiente de trabalho remoto.
Ademais, se as notificações pop-up não foram uma distração o suficiente, seus funcionários também terão que lidar com condições domésticas. Crianças chamando para brincar, o toque do interfone e – ainda que seja fofo – a exigência de atenção dos pets.
Não é possível organizar o home office dos funcionários, no entanto, pode ajudá-los a evitar distrações em seu dia de trabalho.
Ofereça um período, cerca de 30 minutos do expediente, para os funcionários ficarem offline e aproveitarem a vida familiar. Assim a energia é renovada e o trabalho rende mais.
Reuniões virtuais
Cada reunião que envolve três ou mais pessoas é um desafio organizacional.
Por isso, defina a pauta objetiva e marque o compromisso com antecedência na agenda.
No momento da reunião, é preciso seguir regras.
Enquanto um participante fala, os demais devem manter o microfone no silencioso. Dessa forma ruídos e barulhos desagradáveis não atrapalham a reunião.
É grande o desafio de supervisionar as atividades no esquema home office, mas, com boa orientação e ferramentas fica tudo mais simples.
Ou seja, home office pode ser sinônimo de praticidade e produtividade.
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