O ar-condicionado é uma invenção maravilhosa que proporciona alívio do calor e da umidade. Quando mantidos adequadamente, os aparelhos de ar condicionado ajudam a manter um ambiente interno saudável.
No entanto, existem riscos à saúde associados aos aparelhos de ar-condicionado em situações específicas. Confira!
Proliferação de alergias e asma
Poeira, pólen, fezes de insetos e pelos de animais são alérgenos comuns e gatilhos da asma.
O uso de ar-condicionado e o fechamento de janelas pode impedir a entrada de alguns alérgenos em um edifício. No entanto, uma vez dentro da ventilação do ar-condicionado, ocorre que essas partículas podem ser sopradas através de dutos dentro do ambiente.
Para reduzir esses perigos, verificações regulares de manutenção e limpeza de filtros de ar podem ajudar a diminuir os níveis de partículas no ar.
Problemas respiratórios
Problemas respiratórios devem ser evitados, sobretudo em época de pandemia. A alta umidade pode agravar problemas respiratórios. Ácaros, contaminantes e bactérias proliferam com a umidade. Os lugares úmidos são os favoritos de insetos, como formigas e baratas.
A umidade acontecer em linhas de condensação e filtros em aparelhos de ar-condicionado com pouca manutenção. Ambientes fechados são um terreno fértil para contaminantes e bactérias, organismos que podem causar problemas respiratórios
Irritação na pele
Muitos dos poluentes e alérgenos discutidos acima também podem causar irritação na pele.
O ar-condicionado remove a umidade do ar, o que geralmente resulta em melhor conforto. No entanto, a instalação feita de maneira errada não oferece um ciclo adequado e resulta em temperaturas desiguais e baixo controle de umidade.
O ar muito úmido permite que os organismos prosperem. O ar muito seco pode fazer com que as membranas nasais sequem e a pele seque.
Poluição do ar em ambientes fechados
Se o ar-condicionado estiver com pouca circulação ou contiver alérgenos, podem surgir problemas nasais, coceira nos olhos, dores de cabeça, dificuldade em respirar e até mesmo tonturas nas pessoas.
Em casos extremos podem ocorrer ataques de asma. Ademais, se a poluição do ar-condicionado em ambientes fechados persistir por anos, os sintomas podem provocar condições de saúde ainda mais graves.
A preocupação dos órgãos de saúde em conscientizar a população é grande. É fundamental a prevenção contra o Coronavírus.
O cuidado e manutenção do ar-condicionado são formas de impedir que sua utilização em ambientes fechados seja ferramenta de contaminação.
Todas essas formas de afetar o sistema respiratório resultante do uso do ar-condicionado em lugares fechados, podem acabar por converter-se em dois sérios problemas:
Contaminação pela Covid-19
Ambientes fechados que fazem uso do ar-condicionado, impedem a circulação de ar puro.
Pessoas que estiveram no local, que estão contaminadas, facilmente contaminarão outras pessoas, mesmo mantendo certa distância.
O ambiente fechado por causa do ar-condicionado, propicia a retenção do vírus no local.
Saúde em primeiro lugar
A despeito de ser contaminado pela Covid-19, o uso de ar-condicionado em ambientes fechados pode resultar nessa sequência de problemas respiratórios acima citados.
Seja para prevenção contra o vírus que ataca a população mundial ou para evitar doenças respiratórias comuns, manter o ar-condicionado em excelente estado de funcionamento é preventivo. Aposte nisso para o bem geral de sua empresa.
Se deseja contratar empresas que efetuem a manutenção do ar-condicionado com qualidade e credibilidade que sua empresa merece, o oHub pode ajudar. Efetue agora mesmo uma cotação e receba diversas propostas através de um só pedido. Se preferir, veja a lista de empresas que realizam esse tipo de serviço.
É fornecedor? Cadastre-se agora mesmo no oHub para conquistar novos clientes.