Home > Facilities > Quais os tipos de CFTV e como escolher
CFTV - Cameras de segurança

Quais os tipos de CFTV e como escolher

CFTV, o Circuito Fechado de Televisão, também conhecido como circuito interno de televisão, é um sistema de vigilância montado através de câmeras conectadas a um computador. Trata-se de um sistema avançado de vigilância que permite monitoração, gravação, arquivo e reprodução de imagens que funciona 24 horas por dia.

Receba orçamentos grátis e sem compromisso de CFTV.

O oHub faz o trabalho de cotação para você.

  • Receba cerca de 5 propostas em até 24 horas
  • Economize tempo
  • Consiga melhores preços

O CFTV, que hoje é oferecido em sistema digital, é uma tecnologia que está em constante evolução, tanto em tecnologia quando em aplicação. Atualmente o CFTV não é simplesmente um sistema de monitoramento de imagens como antigamente, tendo evoluído para as tecnologias de reconhecimento facial, gravações por movimento, acesso remoto via internet, vigilância rodoviária, reconhecimento de matrículas e muitas outras formas de manter o controle sobre o local onde está instalado o sistema.

Sistemas e câmeras utilizados no CFTV

O sistema CFTV depende principalmente das câmeras utilizadas para o monitoramento da área coberta e do sistema que está sendo aplicado pela empresa. Métodos como vídeo inteligente e outros avançados possibilitam que a área de segurança empresarial tenha total controle sobre todos os acontecimentos ocorridos e também sobre a situação geral do ambiente.

O sistema conhecido como vídeo inteligente, por exemplo, possibilita a contagem de objetos e de pessoas, alarme de intrusão, detecção de objetos perdidos, quantidade de objetos que passaram por uma esteira, além de outras funcionalidades, podendo captar imagens em todas as direções e dividindo a tela em 4 partes, separadas e simultâneas.

Alguns sistemas específicos podem ser instalados no CFTV, garantindo o controle sobre o funcionamento global da empresa, como por exemplo:

  • POS, que possibilita acompanhar a digitação nos caixas do comércio;
  • LPR, que reconhece placas de veículos e controla estacionamentos;
  • Câmeras IP, que funcionam em rede e via internet;
  • Controle de acessos de pessoas;
  • Monitoramento móvel de veículos, com rastreamento; etc.

No sistema CFTV um dos componentes importantes é a câmera e, para a captação de imagens, existem diversos modelos, que podem ser escolhidos segundo sua capacidade e a necessidade da empresa:

  • Câmera CCD, que apresenta diversos recursos, como troca de lentes, ajuste de luminosidade, qualidade de imagens, podendo ser instaladas ostensivamente para causar impacto e dissuadir a atividade criminosa;
  • Mini câmeras, com menos recursos, mas com sensor CCD, que podem ser usadas para casos de investigação, instaladas de forma mais discreta;
  • Câmeras falsas, instaladas em pontos estratégicos, inibindo a intrusão e o vandalismo;
  • Câmeras coloridas ou em preto e branco, que podem ser escolhidas conforme o sistema instalado. Há que se observar que as câmeras em preto e branco somente registram as imagens em tons, devendo ser ligadas a monitores monocromáticos, sendo mais recomendadas para ambientes com menos iluminação, já que são mais sensíveis, captando imagens mais definidas;
  • Câmeras com microfone, que permitem a inclusão de áudio ao sistema, sendo mais recomendadas para ambientes internos.

As câmeras, para melhor captação de imagens, devem ter acopladas as lentes necessárias para melhor utilização:

  • Lente comum, que não possui correção automática de luminosidade, podendo ser usadas em câmeras preto e branco, preferencialmente;
  • Lente com autoíris, que permite à câmera compensar a luminosidade do local, conseguindo imagens mais nítidas, independente da iluminação, mas que exigem troca mecânica;
  • Lente com autoíris eletrônico, que não precisam ser substituídas ou trocadas, tendo o seu controle feito eletronicamente.

As lentes também necessitam de algumas especificações, entre as quais podemos destacar:

  • Distância focal, que é o campo ou a área abrangida pela câmera, podendo ser lentes de 4, 8, 12mm ou mais. As lentes com distância focal de 4mm conseguem uma abrangência maior pela câmera, enquanto as de 12mm trazem uma imagem mais aproximada do objeto;
  • Lentes varifocais, que se ajustam à distância focal;
  • Câmeras com infravermelho, que permitem o registro de imagens no escuro. Esse tipo de lente ao pode ser usado em locais mais iluminados, já que apresenta uma imagem borrada na tela;
  • Câmeras com movimento, como as câmeras PAN, que realizam movimentos horizontais, tendo uma mesa controladora e as câmeras PAN-TILT, que fazem movimentos horizontais e verticais, também controladas pelo operador.

O sistema CFTV é um item obrigatório para manter a segurança da empresa e pode ser instalado em qualquer ambiente de trabalho ou de processo industrial, bastando para isso uma análise do local e a recomendação de uma equipe especializada para o melhor atendimento das necessidades empresariais.

E se você optar por instalar um sistema de CFTV, o oHub pode ajudar. Faça uma cotação e receba diversas propostas com um só pedido ou veja a lista de empresas de CFTV.

Sobre Equipe oHub

O oHub é uma ferramenta que conecta empresas que estão precisando de um prestador de serviço com aquelas que buscam novos clientes.
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial