Os pisos de concreto são ideais para áreas que exijam maior resistência e durabilidade, sendo o tipo de piso ideal para indústrias, hipermercados, estacionamentos, galpões, postos de gasolina, entre outros.
Para sua correta instalação, os pisos de concreto devem ser projetados e executados dentro de critérios básicos de segurança, devendo ser aplicados por profissionais especializados, com conhecimento técnico e com equipamentos adequados para um trabalho que apresente as qualidades desejadas.
O projeto para os pisos de concreto deve considerar, antes de tudo, o tipo de terreno e a utilização a que servirá, como distribuição de cargas e exposição de agentes externos, físicos ou químicos, entre outros.
O projeto deve levar em conta a compactação do solo, as características do concreto, a espessura do piso, índices de nivelamento e inclinações, além do tipo de armadura e da correta instalação de juntas e barras de transferência.
Num projeto para pisos de concreto é necessário especificar a base, com utilização do tipo de concreto e da brita no tamanho adequado, a instalação de uma barreira contra a umidade, o tipo de cura do concreto e a proteção contra os agentes agressivos.
Os pisos de concreto também podem ser instalados com um revestimento, conforme a necessidade, como a adição de agregados minerais ou de camadas de poliuretano, por exemplo, além de revestimentos cerâmicos. O projeto deve especificar o revestimento levando em consideração a resistência à abrasão e às cargas.
Após a definição do projeto dos pisos de concreto, sua execução deverá ser feita por mão de obra especializada, com os equipamentos mais adequados ao tipo de piso que está sendo instalado, evitando-se, dessa maneira, problemas de fissura ou de rachaduras, que são comuns quando não se tomam os devidos cuidados.
Classificação dos pisos de concreto
Os pisos de concreto devem ser dimensionados de acordo com o tipo de carga a que serão submetidos, sua movimentação e sua intensidade. O projeto deve levar em conta as cargas diferenciadas, as diversas situações a que serão submetidos, as exigências da empresa onde estão sendo instalados.
Dessa forma, para atender às mais diversas situações, os projetos de pisos de concreto devem ter os cálculos corretos para os aspectos estruturais e funcionais, o que trará uma diferenciação nos diversos tipos de pisos de concreto que podem ser aplicados em cada tipo de empreendimento.
Pisos de concreto simples
Os pisos de concreto simples são utilizados basicamente em pavimentação de ruas e rodovias, em aeroportos e praças de pedágio, sendo construídos com grande espessura e um maior índice de juntas.
A instalação dos pisos de concreto simples é feita com placas, separadas por juntas para controlar o fissuramento provocado pela dilatação térmica e pelo empenamento, podendo também conter barras de aço para transferir os esforços entre uma placa e outra.
Pisos de concreto armado
Nos pisos de concreto armado são instaladas armaduras duplas, para suportar grandes cargas, ou armaduras simples, quando for necessário combater a retração. Os pisos de concreto armado possuem espessuras menores do que os de concreto simples, tendo também menor índice de juntas, uma vez que as armaduras garantem a durabilidade das placas, quando em maiores dimensões.
Pisos de concreto com fibras metálicas
No caso de exigência de execução, os pisos de concreto também podem ter a adição de fibras metálicas que, na maior parte dos casos, substituem as armaduras convencionais, montadas em telas. A grande vantagem dos pisos de concreto com fibras metálicas está na facilidade de sua aplicação, uma vez que são adicionadas ao concreto ainda na usinagem, dispensando a necessidade de execução de armação.
O principal diferencial dos pisos de concreto com fibras metálicas com relação aos de armadura distribuída, é manter o componente diretamente responsável pelo controle da fissuração absorvendo os esforços provindos da retração hidráulica do concreto. A instalação das fibras metálicas reduz a ocorrência de fissuras.
Pisos de concreto com fibras sintéticas
Os pisos de concreto com fibras sintéticas são bastante utilizados em virtude de combaterem a retração inicial do concreto, sendo um material que vem ganhando espaço no mercado, substituindo as fibras metálicas nos pisos que suportam cargas leves ou moderadas. Sua instalação é semelhante aos pisos de concreto com fibras metálicas, servindo para ambientes que não precisam suportar muita carga.
Pisos de concreto protendido
Os pisos de concreto protendido utilizam-se de uma armadura que, de forma geral, é tracionada por macacos hidráulicos. A força dos macacos é transferida para a placa de concreto através de ancoragens afixadas nas extremidades do local onde o piso está sendo instalado.
Os pisos de concreto protendido utilizam-se da concretagem de placas de grandes dimensões, não havendo a necessidade de execução de juntas. Entre suas vantagens, a principal é a baixa manutenção, em virtude da significativa redução de juntas no piso. Além disso, o sistema de concretagem possibilita trabalhar a compressão, evitando as fissuras tão comuns nos pisos, melhorando a operacionalidade de empilhadeiras e paleteiras, mantendo um custo bastante competitivo.
Ideias Dicas para fazer seu negócio crescer