Os pisos de granilite são feitos com aspecto que os deixam semelhantes ao granito natural, tornando-se muito mais decorativos que o concreto puro, tendo alta durabilidade e apresentando-se como pisos de fácil manutenção, além do baixo custo para sua construção.
A composição dos pisos de granilite é de aditivos especiais, utilizando cimento, branco ou comum, e agregados de minérios, como calcário dolomita, por exemplo. Após a aplicação, os pisos de granilite são polidos para ter o acabamento liso, podendo ainda receber camadas de impermeabilizantes à base de água ou de solventes, mantendo um acabamento espelhado e protegendo sua superfície contra manchas, sujeiras ou óleo.
A coloração dos pisos de granilite também podem ser diferenciadas, com a inclusão de corantes específicos, podendo variar de acordo com a preferência do proprietário do local onde está sendo instalado.
A proporção dos ingredientes é quem determina a qualidade dos pisos de granilite, podendo variar conforme a especificação e garantindo durabilidade de mais de 40 anos.
Os pisos de granilite podem ser aplicados em residências, hospitais, escolas, escritórios, postos de saúde e em indústrias, de uma forma geral. Sendo material de fácil fabricação e de grande durabilidade, os pisos de granilite também podem ser aplicados em placas.
Como são compostos de materiais fáceis de serem encontrados, os pisos de granilite deixam os ambientes mais sofisticados e elegantes, comportando-se de forma muito resistente, embora devam ser aplicados por pessoas especializadas, com profissionais qualificados, uma vez que estão sujeitos ao aparecimento de trincas e de pequenas fissuras, condição que faz parte de sua natureza como concreto.
Em virtude do surgimento de trincas e fissuras, os pisos de granilite não são recomendados para andares muito altos em edifícios ou em ruas e locais com muito movimento.
Os tipos de pisos de granilite
Basicamente existem dois tipos de pisos de granilite, conhecidos como granilite polido e granilite fulgê, ou fulget. Ambos utilizam praticamente os mesmos tipos de materiais, mas apresentam sensíveis diferenças.
Pisos de granilite polido
Os pisos de granilite polido são os mais conhecidos. Trata-se do granilite propriamente dito que, depois de feito, recebe o polimento e um acabamento liso através de camadas de resina. Os pisos de granilite polido são impermeabilizados, o que os torna antiderrapante quando secos, e escorregadios, quando molhados. Em virtude de ser muito liso, pode apresentar problemas com chuvas ou ambientes úmidos, o que os torna recomendados para ambientes internos.
Pisos de granilite fulgê
Nos pisos de granilite fulgê a textura dos pedriscos que os compõem são completamente visíveis, recebendo um acabamento de relevo dos mesmos e sendo lavados para retirada do excesso de argamassa. Em virtude de sua textura, os pisos de granilite fulgê são considerados antiderrapantes, sendo o tipo de piso ideal para áreas externas, podendo ser aplicado em piscinas, calçadas ou qualquer outra área que receba sol e chuva.
Ambos os tipos de pisos de granilite apresentam muita resistência e beleza, sendo também de fácil limpeza e manutenção, e recomendados para qualquer ambiente, sendo os pisos de granilite polido para áreas internas e o granilite fulgê para áreas externas.
Cuidados com os pisos de granilite
Alguns cuidados são exigidos na hora de escolha dos tipos de pisos de granilite. Assim, por exemplo, se os pisos de granilite polido forem a opção para ambientes externos, é necessário instalar-se também faixas de material antiderrapante para evitar quedas e escorregões.
A limpeza dos pisos de granilite deve ser feita com água, sabão em pó ou detergente neutro, mantendo-se os mesmos cuidados dos pisos de cimento, evitando-se o contato com produtos abrasivos ou químicos, ou seja, não se deve usar água sanitária, produtos ácidos ou cloro.
No caso dos pisos de granilite fulgê, a limpeza pode ser feita com lavadora a jato, mantendo o bico regulado no modo leque, enquanto que nos pisos de granilite polido pode haver a aplicação de cera, fazendo-se o polimento com enceradeira para se obter melhor aparência.
A instalação dos pisos de granilite exigem alguns cuidados para que não haja surpresas durante a execução do trabalho ou após o término dos serviços, como por exemplo:
- É de essencial importância escolher uma empresa qualificada para montar os pisos de granilite. A empresa deve possuir profissionais qualificados, devidamente treinados, utilizando equipamentos próprios e material de alta qualidade;
- Os pisos de granilite são formados por uma camada de cerca de 10 mm de piso, ou seja, é necessário que o contrapiso seja feito com material de qualidade para não apresentar trincas ou rachaduras. Para garantir uma boa instalação dos pisos de granilite, portanto, é essencial que a mesma empresa seja a responsável tanto pelo contrapiso quanto pelo piso superficial.
Ideias Dicas para fazer seu negócio crescer