Home > Facilities > Quais os tipos de pisos em epóxi?
Tipos de piso epóxi
Quais os tipos de piso epóxi?

Quais os tipos de pisos em epóxi?

Os pisos em epóxi são pisos com revestimentos aplicados sob a superfície, formando uma capa única, ou monolítica, bastante brilhante e com muita durabilidade, podendo ser antiderrapante ou lisa.

Esse tipo de piso em epóxi é de grande utilidade em hospitais, laboratórios, cozinhas industriais, além de outros ambientes onde a higiene não é tão exigida, como quadras esportivas e centros automotivos, por exemplo.

O piso em epóxi pode ser aplicado diretamente sob outros materiais, como madeira ou pisos de alvenaria, sendo de um acabamento com excelente qualidade, impermeabilizando a superfície e impedindo infiltrações.

Uma característica que faz o piso em epóxi um dos preferidos é sua facilidade de limpeza, o que o torna um material exigido por alguns órgãos em locais onde a higiene é primordial. Essa exigência se dá pelo fato de os pisos em epóxi não apresentarem juntas, o que elimina a proliferação de bactérias.

O piso em epóxi ode ser facilmente aplicado, podendo ser utilizado em grandes áreas e instalado em curto espaço de tempo, não prejudicando as atividades normais do ambiente.

Piso em epóxi: permitindo a aparência do piso original

O piso em epóxi pode apresentar tanto a beleza do granito e do mármore quanto o lado aconchegante da madeira. Sua aplicação permite a aparência das cores do piso original, não apresentando nem emendas nem fissuras, sendo também um piso muito resistente e de fácil manutenção.

O piso em epóxi é de porcelanato líquido, revestido com uma tintura à base de plástico termofixo, que adquire dureza quando misturado aos agentes químicos, como a resina epóxi.

O revestimento em piso em epóxi, além da durabilidade, traz um acabamento perfeito, sem rugosidades, com alto brilho e bastante liso, podendo ser aplicado mesmo sobre superfícies que não estejam completamente niveladas, inclusive sobre pisos frios, contrapisos ou pisos de madeira.

Com o desenvolvimento de sua aplicação, o piso em epóxi atualmente pode apresentar resultados distintos, que são classificados em piso argamassado, ou piso espa, piso multiplayer, piso autonivelante e pintura.

A tecnologia de aplicação do piso em epóxi tem se aprimorado nos últimos anos, tornando o piso acessível até mesmo para residências de alto padrão, uma vez que as indústrias fornecedoras geralmente exigem uma área mínima para aplicação do piso em epóxi, já que o investimento ainda é um tanto alto para aplicação de uma forma mais generalizada.

O fato de não apresentar vincos ou deixar juntas à mostra, torna o piso em epóxi imune à presença e à proliferação de fungos e bactérias, o que permite que, além de trazer leveza e beleza ao ambiente em que está sendo usado, também apresentar maior salubridade, trazendo sensação de amplitude e de conforto. Essas características têm feito do piso em epóxi um dos preferidos e necessários em diversos ambientes.

O piso em epóxi é aplicado com o revestimento epóxi, que possui espessura e resistência maior do que a tinta epóxi, mais popular, sendo um líquido especialmente produzido para ser aplicado diretamente sobre o piso já existente, formando uma película uniforme sobre a superfície, sem rugas ou fissuras.

As vantagens do piso em epóxi são muitas para qualquer tipo de ambiente, apresentando impermeabilidade, resistência e durabilidade, além de sua beleza.

Principais tipos de pisos em epóxi

Atualmente existem diversos tipos de pisos em epóxi disponíveis no mercado. Os mais recomendados são os seguintes:

  • Pisos em epóxi multilayer, criando uma camada monolítica, sem juntas, rejuntes ou trincas;
  • Pisos em epóxi decorativos, apresentando desenhos e cores, podendo ser aplicados em contrapisos;
  • Pisos em epóxi espatulado, mais resistentes e indicados para uso em áreas industriais, já que resistem ao tráfego pesado, ao arraste e a produtos químicos;
  • Pisos em epóxi autonivelante, indicados para ambientes de alto tráfego de pessoas, não apresentando juntas de dilatação e sendo de fácil limpeza;
  • Pisos em epóxi poliuretano, que apresentam resistência a raios ultravioletas, sendo ideais para áreas internas e externas onde há muita circulação de pessoas.

Cuidados necessários para os pisos em epóxi

Os pisos em epóxi são de fácil manutenção e limpeza, devendo ser limpos com detergentes neutros, que removem as impregnações e sujeiras superficiais.

Nas indústrias, quando utilizados os pisos em epóxi e havendo contaminação de produtos químicos ou derivados de petróleo, a limpeza pode ser feita com a aplicação de pequena quantidade de querosene nos locais atingidos, eliminando a contaminação e aplicando-se, em seguida, um detergente neutro.

Recomendações úteis para os pisos em epóxi

  1. Principalmente em residências e locais de muita circulação de pessoas, recomenda-se não arrastar materiais pesados sobre os pisos em epóxi para evitar trincas.
  2. Depois da aplicação dos pisos em epóxi deve-se aguardar pelo menos 24 horas antes de fazer a primeira limpeza.
  3. Quando os pisos em epóxi forem aplicados em áreas maiores é recomendado fazer uma avaliação periódica nas juntas, solicitando-se imediatamente sua troca em caso de deterioração.
  4. Havendo trincas ou buracos localizados nos pisos em epóxi, deve-se estabelecer limites para o local, retirando o material deteriorado e encaminhando o problema à empresa instaladora.
  5. Os pisos em epóxi que tenham sofrido desgaste com o tempo devem ser reaplicados, aumentando assim sua durabilidade.

Sobre Equipe oHub

O oHub é uma ferramenta que conecta empresas que estão precisando de um prestador de serviço com aquelas que buscam novos clientes.
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial