O treinamento empresarial é um processo essencial para gestores que desejam destacar seus negócios no mercado e crescer economicamente, além de garantir a motivação e o engajamento dos funcionários.
Alguns exemplos de treinamento empresarial são a integração de novos colaboradores à cultura organizacional da empresa e a apresentação de um método de trabalho ou programa.
Um ponto interessante é que dados do Statista mostram que a expectativa é de que os negócios invistam mais de 400 bilhões de dólares em treinamentos empresariais apenas em 2024.
Esse valor evidencia que as companhias estão, sim, preocupadas em capacitar seus colaboradores. E você, vai ficar de fora? Então, continue a leitura!
Neste artigo exclusivo do oHub, você encontra tudo o que precisa saber sobre o tema para fazer um treinamento altamente eficaz e potencializar os resultados da sua empresa.
Prepare-se para conhecer o conceito de treinamento empresarial, objetivos e dicas para contratar as melhores parceiras!
O que é treinamento empresarial?
Treinamento empresarial é um procedimento educacional que visa fornecer os insumos necessários para que as pessoas envolvidas adquiram atitudes, conhecimentos e desenvolvam as competências necessárias para o atendimento das necessidades das empresas e organizações.
Em outras palavras, é um processo implementado com a intenção de estimular a aprendizagem de novos conhecimentos e habilidades, alterar e melhorar a atitude do colaborador.
O processo de treinamento empresarial busca auxiliar o profissional a atingir o máximo de eficiência exigida em suas atividades.
Vale destacar que a atividade é contínua, e que cria as mudanças no presente, desenvolvendo hábitos que podem interferir positivamente nos pensamentos, atitudes, comportamentos e ações futuras.
O treinamento empresarial visa:
- melhorar a eficiência dos colaboradores e envolvidos;
- aumentar a produtividade no ambiente de trabalho e, consequentemente, os lucros;
- elevar o nível de qualidade dos produtos e serviços da empresa;
- promover e melhorar a segurança dos trabalhadores durante suas atividades;
- reduzir ao máximo o retrabalho e as perdas na produção.
Agora que já conhece o conceito de treinamento empresarial, é hora de compreender a fundo seus objetivos.
Qual o objetivo do treinamento empresarial nas organizações?
O treinamento empresarial, quando bem conduzido, tem o objetivo de renovar os procedimentos internos da empresa. Em certos momentos, a atividade empresarial, e consequentemente os lucros, se tornam estagnados. Diante deste cenário, o treinamento empresarial é a melhor solução para reverter a situação.
Isso porque busca oferecer a oportunidade de os profissionais redescobrirem a importância de suas funções e se motivarem novamente.
Quando efetivo, o programa de treinamento faz com que a equipe volte a ser produtiva, e que adote novas metas.
O treinamento empresarial é, portanto, uma medida de cunho educacional, que foca em melhorar o desempenho dos profissionais e em gerar impactos positivos na qualidade dos produtos e dos serviços prestados.
Compreendeu o que é e quais são os objetivos dos treinamentos empresariais? Então, siga em frente para conferir quais são os principais tipos e métodos!
Quais os principais tipos de treinamento empresarial?
Agora, vamos falar sobre os principais tipos de treinamento empresarial. Vale ressaltar que, no geral, a capacitação envolve todos os colaboradores. Porém, é comum dividi-la de acordo com certos padrões.
Confira quais são!
1. Para líderes e gestores
O treinamento de liderança empresarial tem o objetivo de melhorar as habilidades de comunicação, supervisão e administração para formar líderes e gestores melhores e que promovam o desenvolvimento da empresa.
Afinal, o negócio precisa ter bons dirigentes, que prezem pelo seu crescimento econômico e sejam bem treinados. Por isso, é tão importante oferecer uma capacitação específica.
>>>> Aproveite para ler: aprenda a criar um processo de capacitação em gestão de pessoas
2. Para colaboradores
Já o treinamento para os colaboradores costuma ser mais abrangente e não tem o foco em habilidades de liderança.
A modalidade busca desenvolver conhecimentos que ajudem a promover a melhora contínua do relacionamento na empresa, a alcançar os objetivos estabelecidos e a aumentar a motivação e o engajamento do time.
Alguns exemplos de treinamento empresarial para colaboradores focam no treinamento de soft skills — como comunicação e gestão de tempo — ou no uso de um novo software para o negócio — hard skills.
3. Em Recursos Humanos
Por último, há o treinamento em Recursos Humanos — RH. Este tipo se volta para novos colaboradores e funciona como um onboarding.
Isto é, os integra à rotina da empresa e os ajuda a se adaptar mais rapidamente às suas responsabilidades.
Entretanto, também é possível usá-lo em funcionários antigos. Nestes casos, a integração serve para relembrar a cultura organizacional da empresa ou repassar mudanças operacionais recentes.
>>>> Veja mais: quais são os tipos de treinamento em RH?
Quais os principais métodos de treinamento empresarial para negócios?
Além dos 3 tipos que apresentamos no tópico anterior, há também diferentes métodos de treinamento empresarial, cada um com suas próprias características.
Veja os diferenciais de cada um!
1. Atividades em equipe
As atividades em equipe estimulam a prática do que se aprendeu no treinamento teórico. Para isso, propõem, mediante simulações de situações cotidianas da empresa, o trabalho em grupo.
Nesta modalidade, os funcionários devem, de forma conjunta, tomar decisões e encontrar as melhores soluções para um problema e, assim, comprovar que absorveram os conhecimentos necessários para a aprovação na capacitação.
2. Inversão de papéis
A inversão de papéis permite que o profissional adquira plena consciência da função de cada funcionário da empresa, bem como sua importância para atingir os objetivos e metas em comum.
O método de treinamento empresarial funciona como uma estratégia de incentivo às relações interpessoais dos colaboradores e de desenvolvimento da empatia e do sentimento de coletividade.
O funcionamento é bem simples: a princípio, cada profissional tem uma visão individualizada de seu papel em uma empresa. Neste caso, a troca de papéis ajuda a construir um pensamento coletivo, ou seja, os faz pensar como um grupo.
Neste treinamento, há atividades de simulação, nas quais cada profissional tem que exercer uma função diferente da sua.
Como resultado, os funcionários compreendem que fazem parte de um todo e que os papéis exercidos são essenciais para atingir os objetivos da empresa.
3. Treinamento de mentoria presencial
Neste tipo de programa de treinamento, os funcionários repassam as principais diretrizes da empresa, bem como sua cultura, de uma maneira mais tradicional.
Isto é, é comum que todos se reúnam em uma sala e assistam a aulas presenciais.
Portanto, na mentoria, o foco é relembrar os profissionais dos objetivos da companhia, de forma que voltem a focar no propósito inicial.
No treinamento de mentoria, ainda há o espaço para debates e esclarecimento de dúvidas, que permite que os funcionários se tornem novamente produtivos.
4. Treinamento on-line
O treinamento on-line é uma alternativa ao presencial, e se caracteriza por ser mais versátil e flexível, o que ajuda a ampliar a possibilidade de horários e funcionários que participam do programa.
Este tipo de treinamento costuma ser ideal para as empresas com atividades muito diversificadas, e que por esta razão, não conseguem reunir todos os funcionários com facilidade.
Assim como acontece no treinamento presencial, aqui, também há o repasse das diretrizes e regras da empresa para recuperar o desempenho profissional.
De qualquer forma, o treinamento via internet permite que os funcionários aprendam o conteúdo de maneira facilitada, e que viabilizem, inclusive, uma redução de custos para a empresa.
5. Coaching
O treinamento empresarial na modalidade coaching é amplamente utilizado nos casos de queda severa no desempenho, devido à baixa motivação da equipe.
Isso porque, no coaching empresarial, busca-se atingir o profissional de forma que este se reinvente e enxergue novamente sua própria capacidade.
O processo ocorre por meio de atividades dinâmicas para que os funcionários desenvolvam e descubram novas habilidades, tornando-se novamente motivados a desempenhar suas funções diárias.
6. Interdisciplinar
O método de treinamento empresarial, trabalha de maneira interdisciplinar, ao desenvolver áreas distintas simultaneamente.
A prática é crucial porque, em certos casos, há uma necessidade de atualização profissional do time de funcionários de uma empresa.
Isto se dá pelo fato de que o conhecimento teórico de muitas profissões passa por transformações ao longo do tempo. Logo, é fundamental estudar de maneira constante para se manter inteirado das novidades.
Para estas situações, o treinamento educacional e interdisciplinar proporciona a atualização teórica e prática do profissional, e faz com que ele adquira novos conhecimentos e os integre no seu dia a dia.
Quais as vantagens de fazer um treinamento empresarial eficaz?
Há diversos benefícios em fazer um treinamento empresarial eficaz. Confira logo abaixo as principais vantagens que o seu negócio pode obter!
1. Aumenta a motivação das equipes
Oferecer treinamentos empresariais mostra que sua empresa se preocupa com o desenvolvimento de seus funcionários. De quebra, faz com que eles se sintam mais motivados e, como consequência, trabalhem com mais empenho.
2. Eleva a produtividade
Ao mesmo tempo, profissionais bem preparados produzem mais, garantem melhores resultados e executam trabalhos com qualidade. Logo, um bom treinamento é uma das maneiras mais eficazes de aumentar a produtividade das equipes.
3. Melhora a gestão
Os próprios administradores da empresa, quando devidamente treinados, exercem uma gestão otimizada, cumprem com excelência suas atribuições e promovem o crescimento do negócio.
Desse modo, não apenas a direção da empresa, mas a gestão dos funcionários, ocorre de forma bem estruturada, o que potencializa seus resultados.
4. Promove o crescimento da empresa
Ao capacitar ainda mais os profissionais da equipe, focar nas aptidões e habilidades técnicas, a empresa consegue se tornar mais competitiva. Com isso, alcança maiores números e se destaca no mercado.
Adicionalmente, há um aumento da lucratividade, que faz com que a companhia cresça economicamente e saia na frente da concorrência.
>>>> Veja mais em: benefícios de um treinamento empresarial eficiente para o seu negócio
Como elaborar um plano de treinamento empresarial do zero?
Chegou o momento que todos esperavam: o passo a passo de como elaborar um plano de treinamento empresarial para o seu negócio.
Vamos lá?
1. Faça um planejamento prévio
É vital que o treinamento empresarial seja previamente planejado por seus organizadores, que devem estipular, de forma detalhada, cada etapa do programa de educação corporativa.
O ideal é montar um guia de atividades com cada fase do treinamento para uma melhor organização. Além disso, indica-se estipular o tempo reservado para cada atividade e quais os objetivos o time deve alcançar.
2. Analise as necessidades da sua empresa
Quando falamos em treinamento empresarial, cada companhia tem uma demanda específica que corresponde às suas necessidades atuais.
Portanto, é crucial avaliar as deficiências da empresa para, em seguida, definir quais os resultados desejados com a capacitação para que o programa seja eficaz.
Por exemplo, se perceber que o diálogo entre as equipes deixa a desejar e causa problemas, há a necessidade de promover um treinamento de comunicação empresarial para melhorar essas habilidades. Ficou claro?
3. Defina a persona do treinamento
Uma persona é um tipo de personagem que representa o público ideal. No nosso caso, seria o colaborador que é o alvo do treinamento. Por exemplo, Ana, 35 anos, gerente de vendas.
A definição de uma persona da empresa é necessária porque esse é outro fator que define o melhor modelo de treinamento empresarial para o seu negócio, como o método e o tipo mais adequado, assim como melhores dias e horários.
De toda forma, quanto mais informações forem disponibilizadas, mais completo e adequado será o planejamento das atividades.
4. Escolha um tema
Para cada finalidade específica, em termos de treinamento, existem temas próprios a tratar e discutir.
Assim, antes de realizar o treinamento empresarial, defina quais temas abordar e como o conteúdo chegará aos participantes para uma melhor assimilação e entendimento.
5. Defina suas metas
Os efeitos do treinamento empresarial são mensurados a partir da análise dos números alcançados pela empresa em duas fases: pré e pós-treinamento.
Neste caso, definir as metas para produtividade dos funcionários logo após o treinamento é uma forma simples e certeira para colocar os aprendizados em prática em prol da empresa e para medir a eficácia do projeto.
6. Determine o investimento
Um treinamento empresarial completo demanda recursos financeiros. Afinal, é preciso comprar material, contratar professores, entre outras atividades.
Portanto, defina o quanto seu negócio tem disponível para investir.
Também indicamos solicitar orçamentos de empresas especializadas para mensurar o valor necessário para investir no programa e encontrar o fornecedor que se encaixa no seu bolso.
Como avaliar a eficácia do seu treinamento empresarial?
Após fazer o treinamento, avalie sua eficácia para garantir que os colaboradores absorvam o conhecimento passado.
Veja alguns métodos a seguir!
1. Grau de produtividade
A produtividade dos funcionários é um dos primeiros fatores que a gestão da empresa deve avaliar após a realização de um treinamento empresarial.
Até porque, o baixo desempenho é uma das causas mais recorrentes da busca por treinamentos. Logo, avalie se o nível de produtividade aumentou para medir a eficácia das ações.
2. Qualidade dos produtos e/ou serviços
A melhora da qualidade deve ser perceptível pelos clientes e pelos dirigentes da empresa.
Afinal, a qualidade dos produtos e serviços fornecidos por uma companhia é o reflexo do desempenho de seus profissionais que produzem de forma proativa e eficiente. Portanto, monitore essa evolução.
3. Engajamento dos colaboradores
Quando a empresa conta com profissionais bem treinados, as equipes ficam mais engajadas e trabalham em prol do alcance das metas da empresa, garantindo seu destaque e competitividade no mercado.
Equipes engajadas se caracterizam pelo trabalho em grupo, pelos sentimentos de coletividade e pertencimento e pela dedicação dos funcionários que exercem suas funções com competência e qualidade.
4. Percepção dos colaboradores
A opinião dos próprios funcionários treinados garante a avaliação sobre a eficácia de um treinamento empresarial.
A percepção dos profissionais sobre o que mudou na dinâmica da companhia, habilidades aprimoradas, pontos trabalhados de maneira satisfatória ajuda a mensurar os resultados obtidos pela empresa.
É fundamental que os funcionários, ao final do programa de treinamento empresarial, sejam devidamente ouvidos, e expressem se estão satisfeitos e confiantes com as novas mudanças.
5. Motivação profissional
Ligada à produtividade e ao engajamento, a maior motivação profissional também é uma consequência de um treinamento empresarial efetivo.
Quando as atividades realizadas durante o treinamento se direcionam à valorização das habilidades individuais de cada funcionário, os resultados logo aparecem.
O fato se dá pela forma como os treinadores abordam as peculiaridades, o que permite que os profissionais sejam mais autoconfiantes e seguros para exercer suas atribuições como verdadeiros especialistas.
6. Retorno sobre o investimento
O ROI — Retorno Sobre o Investimento — traz dados precisos e relevantes sobre a eficácia e os resultados obtidos por meio da aplicação do treinamento empresarial em uma companhia.
Na prática, representa o quanto a empresa ganha em relação ao valor gasto com o treinamento.
O cálculo compreende o aumento do número de vendas, a taxa de produção, o nível de engajamento e comprometimento da equipe, entre outros valores, para o comparativo entre a quantia investida e o retorno recebido.
A partir do resultado do cálculo, é possível mensurar a valia do investimento e se devem ser projetadas suas aplicações futuras para fins de atualização corporativa.
Por que é importante fazer avaliações práticas após cada treinamento empresarial?
Como o treinamento empresarial se compõe, na maior parte de seu programa de atividades, por conteúdos teóricos, é essencial realizar avaliações práticas para que os profissionais exercitem o que aprenderam durante o treinamento e para que a gestão teste o nível de conhecimento.
Tais atividades práticas consistem em simular situações rotineiras da empresa que exigem do profissional uma conduta específica. Portanto, de acordo com cada tipo de situação, espera-se determinada ação por parte do funcionário.
A decisão tomada pelo profissional, o tempo que levou para pensar em uma solução e como a questão se resolveu são pontos de avaliação obrigatórios para definir o grau de eficácia de um treinamento empresarial e o nível da qualificação deste funcionário.
Quanto custa um treinamento empresarial?
O valor depende bastante do tipo e do método escolhidos. Por exemplo, treinamentos empresariais de atendimento ao cliente podem custar entre R$30 e R$ 1.500 por pessoa.
Por isso, pesquise bastante e avalie diversos orçamentos antes de escolher uma empresa para tomar conta da atividade.
Como escolher a melhor empresa de treinamento empresarial?
Neste guia, você viu tudo o que precisa saber antes de começar a capacitar seus colaboradores. Porém, como escolher o melhor fornecedor para fechar um contrato de treinamento empresarial?
Você pode fazer isso diretamente pelo oHub. Na plataforma, você encontra uma seleção exclusiva com as melhores empresas de treinamento empresarial do país. Ainda é possível solicitar um orçamento personalizado: basta preencher nosso formulário e pronto!
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