Home > inventário de estoque > Quais são os tipos de inventário de estoque?
Quais os tipos de inventario de estoque - oHub

Quais são os tipos de inventário de estoque?

Você sabe quais são os tipos de inventário de estoque? Existem 5 tipos diferentes, dos quais efetuam o controle de uma área extremamente importante de qualquer empresa, o estoque. E claro, é uma das mais importantes funções dentro de qualquer estabelecimento. Até porque, quando algo sari errado, isso impactará diretamente em seus resultados, de forma amplamente negativa.

Entre os tipos temos:

  • Inventário  de estoque cíclico;
  • Inventário de estoque rotativo;
  • Inventário de estoque parcial ou dinâmico;
  • Inventário de estoque anual.

Sim, é isso mesmo que você está lendo. Em casos de controles de inventários que são realizados de maneira errônea, em qualquer um dos tipos existentes, poderá fazer com que os custos de armazenagem do seu negócio aumentem. Ou ainda pior, poderá fazer com que sua empresa perca venda por falta de um determinado produto.

Em nosso post de hoje, iremos mostrar quais são os tipos de inventário de estoque existente, bem como sua importância para empresas que utilizam isso atualmente.

Qual é a importância do inventário de estoque?

De antemão, para que você possa entender a real importância de um inventário de estoque, responda: Você sabe, com exatidão, quais os produtos disponíveis na sua empresa e a quantidade de cada um deles no estoque?

Ao fazer o inventário de estoque, que nada mais é do que efetuar a listagem de todos os bens que nele estão armazenados, conseguirá benefícios como:

  • Redução de perdas;
  • Melhora do atendimento ao cliente;
  • Cumprimento da legislação.

Ou seja, o instrumento crucial para evitar maiores problemas no dia a dia de sua empresa, é através de um inventário de estoque bem realizado.

Ao mencionar o termo – inventário de estoque – nos referimos à conferência geral de todos os itens que possuem um estoque. E para que você tenha o resultado esperado durante esse processo, da qual é a melhor maneira de efetuar o controle e gestão dos produtos estocados.

É preciso que você tenha conhecimento específicos para realizar o inventário de forma bem feita.

Por isso é necessário conhecer, os tipos de inventário de estoque que existem, para que você escolha qual combina com a necessidade do seu negócio.

Inventário de estoque ajuda a saber como tudo está

Quando você sabe com precisão sobre todos os produtos que existem em seu estoque, você consegue expandir seu negócio, além de conseguir a garantia de sucesso que tanto deseja para sua empresa, ou seja, o instrumento crucial para esse tipo de controle é através de um inventário de estoque bem realizado.

Ao mencionar esse termo, nos referimos à conferência geral de todos os itens do estoque. O inventário oferece que você tenha o resultado esperado durante esse processo, da qual é a melhor maneira de efetuar o controle e gestão dos produtos estocados.

É preciso que você tenha conhecimento específicos para realizar o inventário de forma bem feita.

Por isso é necessário conhecer, os tipos de inventário de estoque que existem, para que você escolha qual combina com a necessidade do seu negócio.

Conheça os cinco tipos de inventário de estoque

Existem inúmeros tipos de controle de estoque. Listamos os modelos padrões para que você possa conhecê-los mais amplamente. Confira qual melhor atende as exigências de sua empresa para adaptá-lo ao seu negócio.

Inventário de estoque – Cíclico

Esse tipo de inventário, o cíclico, é efetuado em ciclos. Ou seja, serão determinados pela política de estoque do seu negócio. Assim, poderá entender por que esse tipo leva esse nome.

O inventário de estoque cíclico é uma forma de ajustar a quantidade e o período dos bens que estão em estoque. Bem como, quais são as informações que serão utilizadas para os lançamentos contábeis.

Seu real objetivo é deixar a empresa com maior segurança durante suas transações.

A frequência dos ciclos, para esse tipo de inventário, deverá ser definida de acordo com a realidade da sua empresa. Normalmente, empresas possuem uma grande movimentação de mercadorias, e os ciclos podem ser diários.

Entretanto, existem inúmeras empresas que preferem adotar a política de conferência de estoque toda semana ou mensalmente.

Inventário de estoque – Rotativo

Existem pessoas que normalmente confundem o conceito de inventário cíclico com o rotativo. Isso acontece porque  no inventário rotativo também existe a verificação em períodos pré-estabelecidos, no entanto, seu objetivo é diferente.

Simultaneamente, o rotativo irá garantir mais segurança administrativa para sua empresa. Ou seja, evita que seu negócio seja pego de surpresa pela perda de alguns produtos.

A conferência desse tipo de inventário é efetuada inúmeras vezes e em períodos que poderão variar entre: semanal, mensal ou diário. No último caso, a empresa conseguirá realizar pontos para evitar vencimento de produtos, extravios, entre outros.

Por esse motivo, esse tipo de inventário poderá ser efetuado com periodicidades maiores. Entretanto, isso pode acabar aumentando o custo do processo. Quando considerado o fato de que será preciso contar com um colaborador específico para esse tipo de função.

 

Inventário de estoque – Parcial ou Dinâmico

Esse modelo de inventário de estoque efetua o controle de somente uma parte do seu estoque. Ou seja, tem o foco somente em determinadas mercadorias ou produtos específicos.

O dinâmico é normalmente utilizado por empresas que efetuam grandes depósitos e que poderão ser verificados a partir de ciclos maiores. Sem que ocorra riscos maiores de acontecer perdas.

Nesse caso, é realizado o controle através de uma verificação conjunta de mercadorias e com uma frequência maior. Como é o caso de produtos perecíveis que normalmente sofrem com alterações por alterações climáticas.

Enquanto o resto do estoque será feita a conferência a partir de períodos maiores.

 

Inventário de estoque – Anual

O inventário anual, do qual é um dos mais simples tipos de levantamento de estoque existentes, é efetuado sempre no fim de cada ano fiscal. No Brasil é costume ser realizado entre o primeiro mês e o último do ano recorrente.

Essa é uma modalidade de estratégias que diversas empresas, em especial as que efetuam o comércio de produtos difíceis de serem contados. Bem como os que não sofrem com alteração de clima e/ou não perecem.

Em casos como esse, as empresas compram maiores quantidades de produtos, para poderem suprir sua necessidade em períodos anuais.

Como o período de conferência acaba sendo maior, empresas que efetuam o comércio de produtos passíveis de deterioração ou perda, não poderão utilizar esse tipo de inventário.

 

Inventário de estoque – Geral

Por fim, o mais simples, mas nem por isso menos importante, ainda que não seja o mais fácil de ser implantado. No inventário geral, os itens que fazem parte da empresa como, materiais de escritório, limpeza etc.,  são verificados e não só os que são colocados à venda.

Diversas empresas entendem isso como um enorme desafio, principalmente para as que possuem grandes estruturas administrativas. Bem como, as que possuem diversos materiais e equipamentos que são utilizados no dia a dia do trabalho.

Leia também sobre: Qual a diferença de inventário permanente e periódico?

Nesse modelo de inventário de estoque, são conferidos insumos, itens de almoxarifado, mercadorias de revenda e materiais de uso diário (canetas, papéis, pastas, armários e até caixas).

O inventário de estoque geral é extremamente útil para empresas que precisem uma avaliação total de todo o patrimônio existente.

Nesse ínterim, se pode concluir que todos os tipos apresentados são fundamentais para a garantia de gerenciamento e controle de todos os itens que são armazenados em uma empresa.

Dessa maneira será possível evitar as famosas surpresas desagradáveis que quase sempre, acabam prejudicando o investimento e todo o trabalho que é feito diariamente.

Encontro empresas terceirizadas para esse tipo de serviço?

Se deseja contratar empresas que forneçam o serviço de inventário de estoque, com qualidade e credibilidade que a sua empresa merece, o oHub pode ajudar.

Efetue agora mesmo uma cotação e receba diversas propostas através de um só pedido. Se preferir, veja a lista de empresas que realizam o serviço de inventário de estoque.

É fornecedor? Cadastre-se agora mesmo no oHub para conquistar novos clientes.

Sobre Luiza Guimarães

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial