A SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho é um evento que deve ser realizado anualmente por todas s empresas, seguindo as regras determinadas pela NR 05. Porém não se trata apenas de um acontecimento que deva ser feito para atender a legislação, e sim para conscientização de todos os funcionários com relação à própria segurança e à segurança dos parceiros de equipe.
Assim, a SIPAT deve ser planejada com antecedência, envolvendo os profissionais ligados direta ou indiretamente à segurança e contando com o apoio irrestrito dos administradores e gerentes.
A SIPAT deve, portanto, ser organizada com a antecedência necessária para contar com a participação de todos os funcionários, devendo seus organizadores (os membros da CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e do SESMT – Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho) definir sua organização com antecedência, considerando, principalmente, os seguintes aspectos:
- Montar a equipe responsável pela realização da SIPAT;
- Escolher o membro da CIPA que irá coordenar as atividades da equipe;
- Distribuir as tarefas para todos os membros da CIPA;
- Definir o calendário para a SIPAT;
- Pesquisar ou verificar as empresas que serão contratadas para as atividades da SIPAT.
Organizando tudo com antecedência, a SIPAT certamente será um evento capaz atrair e conscientizar todos os colaboradores da empresa, os fornecedores, os familiares e demais visitantes, apresentando a empresa como uma entidade consciente de suas responsabilidades sociais.
A SIPAT também deve ser divulgada através de faixas, avisos nos murais onde há maior circulação de pessoas, através da intranet, chamando a atenção de todos e informando sobre os eventos que serão realizados durante a semana. Atenção especial deve ser dada a funcionários novos na empresa, que devem ser orientados com detalhes sobre o evento e sobre sua importância para a saúde ocupacional e a prevenção de acidentes.
Como saber a hora certa de começar os preparativos da SIPAT
A antecedência necessária para os preparativos de cada SIPAT depende, principalmente, do estilo da empresa, de sua organização, do número de funcionários e da capacidade de mobilização da equipe e sua disponibilidade para se dedicar ao evento.
Fabio Felipe, da empresa Energia Vital, de São Paulo, considera que o prazo de duas semanas seja suficiente, desde que seja uma empresa de menor porte, mas os organizadores devem trabalhar com toda a energia. Segundo ele, as palestras podem ser flexibilizadas, adaptando-se às necessidades da empresa.
Já Lúcia Alves, da L.A. Treinamentos, de São Paulo, observa que, após a realização da SIPAT a empresa deve ter um prazo para conseguir o retorno das aplicações, dos temas tratados e de sua repercussão entre os funcionários. Tomando por base as observações, a CIPA poderá estabelecer as métricas e, através delas, definir o que deve ser acrescentado na próxima SIPAT. Para ela, o prazo de 90 dias é suficiente para fazer toda a análise e corrigir as possíveis falhas da SIPAT anterior.
Como vemos, dependendo da situação de cada empresa e do seu porte é que se pode estabelecer a antecedência necessária. A complexidade do evento irá variar de acordo com a empresa e com os temas que serão tratados, além, é claro, da verba disponível para o evento.
De qualquer maneira, a SIPAT só se tornará satisfatória se houver planejamento. Não havendo planejamento criterioso, poderá ser apenas um evento a mais, sem as repercussões necessárias para o grande objetivo que ela contém.
O tempo de antecedência para preparar a SIPAT é muito variável
Norton Tavares da Silva, da Ato Produções Artísticas, do Rio de Janeiro, lembra um ponto importante: “A prevenção de acidentes deve ser uma prática diária e deve envolver o maior número de funcionários possível. Por isso, o tempo ideal varia de empresa par empresa”.
Segundo ele, é importante apenas não se descuidar da divulgação da SIPAT, já que, além de informar as atividades que serão realizadas durante a semana, também haverá tempo para motivar os funcionários, podendo dispor de uma parte do seu tempo para pensar sobre segurança do trabalho e saúde ocupacional. Dentro dessa visão, é importante dar atenção às atividades lúdicas, que têm maior capacidade de atração dos participantes, como o teatro, por exemplo.
Vai realizar uma SIPAT? Receba orçamentos grátis e sem compromisso de empresas quem desenvolvem atividades.
O oHub faz o trabalho de cotação para você.
- Receba cerca de 5 propostas em até 24 horas
- Economize tempo
- Consiga melhores preços
Participação da direção da empresa para a preparação da SIPAT
A direção da empresa também deve se envolver com os preparativos da SIPAT, não só fornecendo a verba necessária para as atividades, mas prestando todo o apoio necessário para que o evento seja uma data marcante para todos os funcionários.
O principal ponto que a direção deve mostrar aos colaboradores é que a SIPAT irá influenciar na imagem positiva da empresa, mostrando sua preocupação com a segurança do trabalho e a saúde ocupacional, reafirmando seu compromisso social.
Jane Peralta, da Amputados Vencedores Palestras, de Londrina, lembra um detalhe interessante, com o objetivo de alavancar o sucesso da SIPAT: “Com seis meses é possível preparar uma SIPAT com mais cuidado e capricho, já que a agenda dos palestrantes dessa área fica muito concorrida após o segundo semestre”.
Para realizar uma SIPAT com esse cuidado e capricho, no entanto, ela lembra que “realizar a SIPAT no primeiro semestre do ano sempre é mais viável e econômico, embora a maior parte das empresas o faça nos meses de outubro e novembro, acarretando acúmulo de serviços para as empresas dedicadas ao setor”.
Como dissemos anteriormente, o prazo de antecedência depende muito do porte da empresa, e esse pensamento também é o de Cristina Suzuki, da Seção Demais Suzuki Comunicação Ltda., de Santo André: “O ideal é iniciar os preparativos com 3 meses de antecedência, fechando a programação pelo menos um mês antes do início da SIPAT”. Ela lembra ainda que é necessário providenciar todos os materiais impressos, os brindes e o agendamento das atividades, já que são muitas as demandas para a organização da SIPAT.
A SIPAT deve ser uma preocupação da CIPA durante todo o ano
Tom Coelho, da Lyrix Desenvolvimento Humano, de São Paulo, partilha das ideias de Lúcia Alves, considerando que o ideal é que “a SIPAT tenha seu planejamento iniciado assim que termina a SIPAT do ano anterior, mediante pesquisas de satisfação junto aos funcionários, para identificar se suas expectativas foram atendidas, se os temas abordados foram pertinentes, se os profissionais contratados foram assertivos em suas apresentações”.
Com essa pesquisa, Tom lembra que é preciso monitorar a empresas nos meses seguintes, identificando temas pontuais. Feito isso, pode-se verificar os temas que devem ser tratados na próxima SIPAT, com base nas estatísticas de acidentes ou quase acidentes ocorridos.
A preparação antecipada, de acordo com Janaína Caliari Silva, da CVR Ambiental Ltda., de Paulínia, possibilita que todas as etapas estejam bem conduzidas, principalmente pela necessidade da estrutura física, com tendas, cadeiras, sistemas de som, etc., além da contratação de empresas para as palestras e outras atividades.
E se você quer contratar uma empresa para realizar atividades em sua SIPAT, o oHub pode ajudar. Faça uma cotação e receba diversas propostas com um pedido único ou veja a lista de empresas que realizam atividades do SIPAT.
Ideias Dicas para fazer seu negócio crescer