É comum não saber a diferença entre essas duas atividades. Isso mesmo! Muita gente acaba confundindo assessoria e consultoria de marketing. Só que existem diferenças e é exatamente sobre isso que nosso post de hoje vai falar.
De antemão, é preciso identificar qual a real diferença entre uma palavra e outras.
Uma empresa que deseja iniciar suas atividades de marketing digital acaba não sabendo por onde começar, principalmente se nunca teve um histórico dentro da área.
Acredite: não é difícil encontrar gestores de marketing que tenham dilemas, como:
– Como começo a criar os perfis em redes sociais ou mesmo as campanhas de e-mail marketing de minha empresa?
– Produzo conteúdo ou invisto em links patrocinados?
– Crio um blog ou reformulo todo meu site?
Para isso, existem os dois tipos de serviços que podem auxiliar e muito este momento de sua empresa.
Quer saber mais e como descobrir qual é o melhor para sua necessidade? Acompanhe.
Consultoria de marketing digital, o que é?
Consultoria
Imediatamente, quando falamos de consultoria de marketing digital, se trata de um trabalho digamos, teórico. E ele funciona, basicamente, como um acompanhamento para quem contrata esse tipo de serviço.
Até porque, frequentemente, ele terá um início, meio e fim. É exatamente isso que os consultores efetuam, mostram qual o caminho que seus funcionários precisam executar para um determinado tipo de ação.
Entretanto, a consultoria nem sempre envolve a prática. Diferente da assessoria.
O trabalho é bem mais pontual, e serve mais como um aconselhamento para a empresa. O consultor somente irá mostrar os caminhos, porém, não irá resolver os problemas de marketing digital de sua empresa.
Existem inúmeros perfis de empresas, e é de extrema importância saber qual é o momento de optar pelo serviço de consultoria ou assessoria.
Assim, como o próprio nome já diz, é o efeito ou ação de dar conselhos, consultas etc., o que em alguns casos pode ser feito com elaboração de pareceres, palestras, estudos, pesquisas, análises, comparações e muito mais.
O consultor digital apenas se limita a emissões de relatórios, mesmo que neste possua um plano de ação, não será esse colaborador que executará as soluções.
Existem marcas que vendem consultorias de marketing digital internas, e que tem como objetivo implementar mudanças e auxiliar no entendimento.
Entretanto, na prática, a atuação tem como objetivo aprimorar diversos processos, através de indicações de maneiras possíveis para seus colaboradores poderem gerenciá-las.
Assessoria de marketing digital, o que é?
Enquanto a assessoria de marketing digital, significa auxiliar uma empresa ou alguém em diferentes situações. Depois que a assistência é dada para uma pessoa ou empresa, sobre um determinado assunto.
A assessoria já um trabalho que é feito mais a longo prazo. Logo, possui um objetivo operacional. O serviço realizado por assessores de marketing digital é interferir em diversos processos para uma empresa que não está sabendo como resolvê-los.
Juntamente, o assessor de marketing digital tem como objetivo auxiliar e ajudar nos processos digitais de uma empresa, bem como outros termos que em português bem claro seria “colocar a mão na massa”.
Do mesmo modo, é na assessoria digital que são encontrados os problemas, bem como implantadas as soluções necessárias. É através da participação direta deste colaborador, que vai interferir nos processos digitais de sua empresa.
Quando contratar uma consultoria ou assessoria de marketing digital?
Agora que você já entendeu a diferença entre um termo e outro, a diferença agora está na maneira como é feita a prestação dos serviços. O assessor digital estará mais próximo dos gestores da empresa, se tornando um verdadeiro conselheiro.
Nesse ínterim, irá agir na gestão de processos digitais do seu negócio. Para definir o que é a gestão de processos, podemos afirmar que é uma metodologia contemporânea.
Onde irá oferecer novas abordagens de coordenação de sistemas e pessoas, tendo como objetivo incrementar o desempenho de sua marca.
A gestão de processos digitais, é a institucionalização ou formalização de planejamentos, avaliações de processos online e estruturações.
Empresas que desejam maior engajamento digital precisam aplicar diferentes métodos para acessar, redesenhar e coletas informações em seus processos, tais como:
- SEO;
- Compra de tráfego;
- Funil de vendas e marketing de conteúdo;
- Programas de afiliados;
- Facebook Ads;
- Assessoria comercial online;
- Assessoria de negócios;
- Assessoria de marcas;
- Assessoria de empresas;
- Google AdWords.
Onde encontrar empresas de consultoria e assessoria de marketing digital?
Se você deseja contratar empresas que efetuem esse tipo de suporte com qualidade e credibilidade que sua empresa merece, o oHub pode ajudar.
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