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Qual a importância do departamento de marketing?

Grande parte dos empreendedores não valorizam 0 gerenciamento burocrático do seu negócio. Não separam parte do orçamento para gerar novas oportunidades. Dar importância ao departamento de marketing de sua empresa, será certamente o oxigênio que sua empresa terá para uma visão a longo prazo.

Ao iniciar suas empresas, os empreendedores costumam concentram atenção aos setores de contabilidade, clientes, gerenciamento de funcionários, porém, se esquecem do mais importante: o marketing.

O marketing não costuma ser um dos principais pontos para grande parte dos empresários. E esse é, sem sombra de dúvidas, um dos maiores problemas que o mundo globalizado vive atualmente.

É preciso saber lidar com a grande concorrência, em especial com os mais ávidos e estratégicos, para que você não perca espaço em seu mercado.

Conheça hoje a importância do departamento de marketing para sua empresa. Entenda como isso pode alavancar o seu negócio!

O que é o departamento de marketing em uma empresa?

De antemão, de um modo geral, o departamento de marketing não é somente a criação de um comercial para a venda de produtos.

O departamento tem uma importância voltada para o gerenciamento da comunicação interna de empresas, criar diferentes ações para aprimorar a satisfação de seus clientes, cuidar da imagem de sua marca e/ou empresa nos mais diversos canais para que assim sua empresa garanta uma boa reputação, bem como, para que não perca clientes.

E claro, será através do marketing que sua empresa conseguirá definir diferentes ações para gerar lead, novas vendas e bons contratos para o seu negócio.

Aliás, é através do marketing que será possível a criação de ações estratégicas para aumentar o fluxo de receita do seu negócio. De uma forma que seja sustentável e garanta a fluidez de sua empresa durante os próximos anos.

O que faz de fato o departamento de marketing?

O departamento de marketing, para que consiga agir de uma forma estratégica e que de fato traga bons resultados, necessita ter acesso às informações mais importantes de sua empresa, por exemplo:

  • Margem de lucro de seus produtos;
  • Definição clara das funcionalidades e vantagens do seu produto;
  • Quais são os recursos que serão realocados em campanhas;
  • Deficiência dos produtos;
  • Como é o atendimento realizado no pós-venda.

Somente assim, poderá criar um planejamento a longo prazo. Além de ter recursos para montar diferentes ações de comunicação.

Um ponto que devemos ressaltar é que não existe marketing sem investimento. Seja qual for o tipo de ação a ser implementada, isso irá gerar custos com funcionários para gerar ações necessárias.

Existe a necessidade de um investimento para a criação e manutenção do departamento de marketing de uma empresa.

Sua empresa não está no mercado para brincar de lego, onde você mesmo monta suas peças, pode derrubar e começar a montar novamente.

Diversas vezes, ao dar espaço para seus concorrentes – principalmente os mais preparados – poderá custar manter sua empresa viva e, conforme a situação, não haverá volta para conquistar seu lugar ao sol.

Será o departamento de marketing que irá manter o oxigênio de sua empresa. Mantê-lo, mesmo que em tempos difíceis em relação a orçamento, é desistir da expertise de profissionais que possuem metas, visão de negócios e planejamento para fazer seu negócio crescer.

Se você deseja que sua empresa se mantenha a longo prazo, é o tipo de investimento que precisará fazer parte do orçamento mensal.

Por que ter um departamento de marketing é a melhor opção para sua empresa?

Vivemos em um mercado altamente competitivo, por isso o departamento de marketing possui tamanha importância para as empresas. É através dele que é possível:

  • Melhorar o relacionamento;
  • Analisar comportamento;
  • Estudo dos concorrentes;
  • Monitoramento da marca;
  • Pesquisar tendências;
  • Otimizar suas conversões;
  • Planejamento de ações;
  • Dentre outros.

Isso são apenas alguns dos pontos que o marketing pode fazer por sua empresa.

O marketing é praticamente uma “ciência” que consegue estudar os mais diferentes segmentos do mercado. O termo é associado com:

  • Endomarketing;
  • Marketing digital;
  • Marketing viral;
  • Marketing de guerrilha;
  • Marketing on-line;
  • Mobile marketing;
  • Marketing multinível;
  • Marketing offline;
  • Marketing direto;
  • Marketing político e muito mais.

 

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Sobre Luiza Guimarães

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