O trabalho de divulgação da SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes dentro da empresa deve começar algumas semanas antes de sua realização, preparando todos os colaboradores para a semana e possibilitando a todos que preparem sua participação em determinados eventos.
Assim, por exemplo, se a SIPAT tiver um festival de música para os colaboradores mostrarem sua veia artística, haverá tempo de preparar a música e ensaiar para a apresentação. Já vimos festivais de música da SIPAT muito concorridos, com verdadeiros artistas se revelando entre os colaboradores de várias empresas.
Os organizadores da SIPAT devem utilizar todos os meios possíveis para a divulgação do evento, desde cartazes espalhados pela empresa como a utilização da intranet, como afirma Cristina Suzuki, da Seção Demais Suzuki Comunicação Ltda., de Santo André: “A melhor forma de divulgar a SIPAT é utilizando em conjunto materiais impressos, como banner, faixa, cartaz, convite individual e mídias digitais de uso comum na empresa, como a intranet e e-mails”.
Para Cristina, é importante que esse conjunto de divulgação tenha uma identidade visual e que a distribuição e veiculação dos itens crie uma ambientação para sensibilizar o público. Cristina é profissional especializada em campanhas de divulgação, tendo realizado dezenas delas em sua empresa, com resultados que, segundo suas informações, foram bastante favoráveis.
Para isso, são produzidas gincanas, criando equipes com todos os funcionários da empresa, concursos, vídeos, peças teatrais com os colaboradores, além de diversos games na área de lazer, com exposição de artes visuais e realização da Sipatinha para as crianças, filhos dos colaboradores.
Dentro desse espírito, com a solicitação de criação de artes visuais, com a formação de equipes de gincanas e de peças teatrais, automaticamente já se cria uma expectativa com relação à SIPAT, havendo interesse de todos os colaboradores.
Vai realizar uma SIPAT? Receba orçamentos grátis e sem compromisso de empresas quem desenvolvem atividades.
O oHub faz o trabalho de cotação para você.
- Receba cerca de 5 propostas em até 24 horas
- Economize tempo
- Consiga melhores preços
Muitos meios para divulgar a SIPAT
Para divulgar a SIPAT dentro da empresa é preciso criatividade. Como se trata de um evento anual, sempre comentado por todos os colaboradores, quanto maior a criatividade, maior a divulgação.
Norton Tavares, da Ato Produções Artísticas, do Rio de Janeiro, afirma que, além de cartazes, banners, intranet e uso de e-mails, a empresa também pode criar maior impacto na divulgação da SIPAT através da contratação de atores que, através de uma forma animada, com fantasias alusivas à SIPAT, possa circular pela empresa, informando sobre o evento e alertando todos os funcionários. Claro que a ideia é bastante interessante, principalmente se respeitar as normas de segurança da empresa em foco.
Os empregados responsáveis pela SIPAT, sejam integrantes da CIPA ou do SESMT, podem também, nestes tempos de grupos do WhatsApp, criar grupos para divulgação de assuntos relativos à SIPAT, provocando discussões sobre temas polêmicos, solicitando ideias para melhorar a segurança dentro da empresa. Fábio Felipe, da Energia Vital, de São Paulo, tem usado SMS para divulgar tudo o que está sendo implantado nas SIPATs de que participa.
A ideia do WhatsApp também faz parte das campanhas de Jane Peralta, da Amputados Vencedores Palestras, de Londrina, lembrando que o WhatsApp tem sido uma ferramenta não só de conversação, mas de negociação e contratação, sendo uma excelente forma de divulgar a SIPAT dentro da empresa, além, é claro, do e-mail, que é a forma mais tradicional para entrar em contato com todos os empregados. O uso da intranet também faz parte das ideias de divulgação de Thiago Nishida, da Vida Terapia, de Campinas.
Como a criatividade é o que conta para a divulgação da SIPAT dentro da empresa, Lúcia Alves, da LA Treinamentos, de São Paulo, sugere que sejam realizados treinamentos claros e objetivos, antes da realização da SIPAT, estabelecendo uma forma lúdica e educacional para que os colaboradores sintam-se motivados para tomar ações práticas na programação da SIPAT.
Carlos Chaer, da Chaer Palestras e Treinamentos, também de São Paulo, a ideia para a divulgação é através de um vídeo institucional, de 2 a 3 minutos, no máximo, acompanhado de um descritivo e enviado por e-mail, podendo também ser divulgado através de fotos ilustrativas, nos murais. Se juntarmos a ideia de Carlos com a de Lúcia, certamente a campanha de divulgação será bem sucedida. As palestras poderiam começar com um vídeo institucional, antecipando as informações sobre a SIPAT.
Outras ideias para divulgação da SIPAT dentro da empresa
Questionado sobre a melhor forma de fazer a divulgação da SIPAT, Tom Coelho, da Lyrix Desenvolvimento Humano, de São Paulo, não fez por menos: criou o roteiro todo de uma campanha, começando pelos quadros de avisos, seja na área de produção ou de administração, sem esquecer uma das principais áreas, frequentada por todos os colaboradores da empresa: o refeitório.
Além dos cartazes, Tom lembra que faixas e cartazes colocados com pelo menos um mês de antecedência na entrada da empresa e em pontos estratégicos dentro da organização, distribuição de um folder impresso com a programação completa pelo menos 15 dias antes da SIPAT e uma campanha de e-mail marketing a todos os colaboradores com uma semana de antecedência, são métodos que não deixam a desejar a qualquer outro com relação à divulgação.
Junte-se a isso uma área específica no site da empresa, falando exclusivamente sobre segurança do trabalho e campanhas incentivando a participação de todos, com oferta de brindes, e teremos uma divulgação completa.
Janaína Caliari Silva, da CVR Ambiental Ltda., de Paulínia, afirma que “para a divulgação da SIPAT deve-se levar em conta o maior veículo de divulgação interna da empresa (site, banners, faixas, murais, etc.). Recomenda-se a divulgação do evento da SIPAT e sua programação com 15 dias de antecedência”.
Segundo ela, a empresa em que atua já teve excelentes experiências e retornos quando as divulgações foram feitas através de mensagens no sistema de som e televisão interno da empresa, e através de mensagens e cartazes nos ônibus utilizados para transporte dos funcionários.
Para Cinara Andrade, da Cênicas Comunicação Institucional, a divulgação pode ser feita por todos os meios citados, mas deve haver também um convite pessoal, que pode ser feito por atores, que irão convidando todos, de setor em setor, aliando o convite a uma pequena palestra, motivando os colaboradores.
A ideia original e de mais baixo custo foi fornecida por Altemir Farinhas que, por sinal, é da empresa Equilíbrio Financeiro Finanças Pessoais: para ele, o método mais eficaz (e econômico) é fazer um pesquisa juntos aos empregados sobre o que eles querem ver e ouvir, ou discutir em debates, na próxima SIPAT. Segundo Altemir, não há melhor maneira de despertar o interesse e fomentar a divulgação.
E se você quer contratar uma empresa para realizar atividades em sua SIPAT, o oHub pode ajudar. Faça uma cotação e receba diversas propostas com um pedido único ou veja a lista de empresas que realizam atividades do SIPAT.