Home > Gestão de condomínios > Qual é o custo de uma administradora de condomínio?
Gestao de condominio - Ohub

Qual é o custo de uma administradora de condomínio?

Uma das tarefas mais complexas é o gerenciamento de condomínios. Não é raro o síndico precisar de auxílio para cuidar da administração do empreendimento. Essa é uma das práticas mais comuns no meio imobiliária. Você sabe qual é o custo de uma administradora de condomínio?

Contratar empresas para administrar condomínios já não é novidade para ninguém. A rotina de condomínios é praticamente um negócio, por isso a importância da contratação de administradora de condomínio.

O valor de uma administradora de condomínio é tabelado?

Os valores de uma administradora de condomínio não são tabelados. O preço é negociável, assim como o formato do contrato.  são negociados de acordo com cada tipo de empresa. Normalmente, o valor pode variar de acordo com os serviços que serão ofertados, bem como com as características próprias de cada condomínio.

Exemplos de fatos que influenciam no valor cobrado:

  • Número de unidades;
  • Número de colaboradores;
  • Tamanho e estrutura do condomínio;
  • Localização do empreendimento.

Esses são alguns dos fatores que influenciam ativamente nos valores de propostas apresentados por uma empresa especializada.

Bem como, ainda existem administradoras que cobram porcentagem sobre o valor da taxa condominial. Outras utilizam a regulagem de valores a partir de gastos com o trabalho que for gerado.

Nesse ínterim, poderá ser acrescentada uma porcentagem sobre o valor, para custear despesas, por exemplo, com material de expediente.

Quais os principais serviços oferecidos por uma administradora de condomínio?

Ao contratar uma administradora de condomínio para o seu prédio, o empreendimento terá todos os serviços do local gerenciados por uma equipe altamente treinada e especializada para isso.

Posteriormente, a equipe irá resolver desde os problemas que envolvem os moradores até a parte burocrática da administração do condomínio.

Dentre os serviços estão eles:

  • Contratação de funcionários;
  • Contabilidade;
  • Administração da folha de pagamento;
  • Manutenção;
  • Relatórios mensais;
  • Presença em assembleias;
  • Cobranças amigáveis ou judiciais;
  • Lançamentos bancários.

Simultaneamente, isso será feito através de uma prestação de contas, que necessita ser organizada e amplamente analisada. Tornando a gestão financeira mais fácil e possibilitando maior economia para condomínio. Bem como, fazer com que o condomínio invista melhor o dinheiro que é arrecadado.

Além de todos esses serviços, vem o principal: orientação e consultoria. Os moradores e o síndico poderão contar com um atendimento personalizado para reclamações e para sanar dúvidas.

A administradora de condomínio atua ativamente nas obrigações legais do empreendimento.

E na grande parte dos casos, a pergunta mais correta não deveria ser quanto custa a contratação de uma administradora de condomínios, e sim qual é o valor para entregar todos os problemas do local na mão de pessoas profissionais?

E com o plus de conseguir planejar melhor os investimentos do local, e ainda a redução da aparição de diversos problemas.

Quais são as formas de pagamento?

Comumente as formas de pagamento de uma administradora de condomínio, são feitos através de cobranças mensais. O valor cobrado será de acordo com os serviços realizados, tamanho do local, número de apartamentos, entre outros aspectos.

 

Havendo problemas como realizar a troca?

Em casos de problemas com a administradora e havendo o desejo de trocar a empresa, pode acabar sendo um momento polêmico. Esse tipo de prestador de serviço é sempre um “cargo de confiança” do próprio síndico.

No entanto, quando o gestor não sente mais confiança no trabalho oferecido pela empresa, ou mesmo se o novo síndico deseja contratar uma nova administradora, a substituição é certamente a melhor saída.Uma dúvida que sempre paira é se é necessária uma assembleia para efetuar a troca da administradora de condomínio.

O que se entende como praxe dentro do mercado, é que o próprio sínico poderá contratar outra empresa se for o desejo de todos os moradores. A única coisa que o impeça é a convecção do condomínio que poderá exigir que a admissão seja feita somente através de uma nova assembleia.

 

Como é feito o contrato com a administradora de condomínio?

Os contratos podem conter diferentes configurações, mas veja abaixo algumas das cláusulas básicas que deverão ter no documento:

  • Acordo de nível de serviço

Essa é uma cláusula extremamente comum no meio corporativo e já é comum no mercado de condomínios. Através dela, os condomínios combinam prazos de atendimento em casos de necessidades, o que é bem interessante para empresas de portaria remota e segurança.

Bem como, será muito mais simples mensurar se os serviços estão de acordo com o que de fato se espera. Podendo utilizar indicadores que irão apontar o que pode ou não ser melhorado dentro da administração e se está ocorrendo de forma satisfatória.

Não deixe de atrelar descontos em casos onde os serviços não estejam sendo feitos de maneira correta e/ou aconteçam atrasos por parte da administradora.

  • Qualificação das partes

Essa é a parte que mostra quem serão os responsáveis pela assinatura do contrato. Isso é de extrema importância, pois consegue evitar que pessoas não qualificadas possam assinar pela empresa.

  • Foro de eleição

Aqui é determinado o local em casos de futuras ações judiciais. É uma cláusula de extrema importância ao contratar empresas de outras cidades, por exemplo, facilitando e muito a vida do condomínio.

  • Escopo do serviço

Explicar como será feito e executado o serviço por parte da empresa contratada.

  • Prazo e execução do serviço

Nessa cláusula deverá ser especificada as etapas de compra e de prestação de serviços.

  • Forma de pagamento

Dias, prazos e como será o pagamento para empresa contratada. Por exemplo: boleto, transferência bancária etc.

  • Penalidades

O que pode ocorrer em caso de descumprimento de algumas das cláusulas citadas no contrato de prestação de serviços.

Onde encontrar as melhores administradoras de condomínios?

Se deseja contratar empresas que realizam administração de condomínios  com qualidade e credibilidade que sua empresa merece, o oHub pode ajudar.
Efetue agora mesmo uma cotação e receba diversas propostas através de um só pedido. Se preferir, veja a lista de empresas que realizam a o serviço administração de condomínios. É fornecedor? Cadastre-se agora mesmo no oHub para conquistar novos clientes.

Sobre Luiza Guimarães

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial