Home > Facilities > Qual o custo de implementação de uma portaria virtual?
Portaria virtual - ohub

Qual o custo de implementação de uma portaria virtual?

Diversos síndicos já implantam contratam empresas de portaria virtual em seus condomínios, a fim de reduzir o custo com pessoal. De acordo com dados do Jornal Estadão, o conjunto residencial de muitos pagavam cerca de R$ 18 mil para empresas terceirizadas e atualmente, com esse tipo de sistema, o gasto conseguiu ser reduzido em até 66%.

É comum encontrar condomínios que ainda estão pagando pelo investimento porque se trata de uma boa modernização para o local. É efetuada a troca de sistema de interfones, são reforçados e ampliados os sistemas de câmeras por outras que possuam melhor resolução. Além da renovação da rede de cerca elétrica também fazer parte da maioria dos pacotes.

Depois que o fundo já estiver estabilizado, a redução de gastos passada para os moradores, ou seja, o valor da taxa de condomínio irá cair consideravelmente.

Grande parte dos profissionais do mercado de administração de imóveis – SECOVI – dizem que os gastos com folha de pagamento podem alcançar de 40% a 50% das contas de condomínio, ou seja, a implementação de uma portaria virtual pode reduzir pela metade os custos com pessoal, e 20% no total do custo da taxa mensal.

Quais as vantagens da implementação de portaria virtual?

Uma vantagem da implementação de portaria virtual, além da redução de custos é claro, está na economia que pode gerar novas vagas com o fundo de reserva em dia.

Por exemplo, condomínios que antes não possuíam zeladores por falta de verba, agora podem optar por um profissional que possa “gerenciar” melhor tudo que ocorre no dia a dia do local.

Do mesmo modo que, dependendo da empresa que será contratada, o condomínio pode ganhar em instalações de sistemas de segurança sem custo.

Basta pesquisar um pouco, que logo encontra locas que oferece cercas elétricas, câmeras, no break e barreiras eletrônicas – infravermelho que identifica pessoas em diferentes locais.

Sem dúvida alguma, a portaria virtual é uma tendência que veio para ficar!

Desvantagens da portaria virtual

Se a empresa contratada não possui esse cobertura para problemas técnicos e seu condomínio não possui zelador – dependendo do dia da semana – o síndico terá que resolver o contratempo.

Leia também sobre: Diferença entre portaria remota e inteligente

Outra desvantagem está no quesito de haver a necessidade de automatizar a iluminação do condomínio. Alguns condomínios acabam percebendo que isso era feito de maneira manual somente depois de dispensar a utilização de porteiro.

Até o sistema ser totalmente instalado, pode ser, por exemplo, o síndico que ficará responsável por acender todas as luzes das áreas comuns do prédio.

Um tipo de instalação como esse chega em até R$ 40 mil, ou seja, pode não ocorrer a redução de custos como se era o esperado.

Avalie muito bem antes de efetuar um contrato desse tipo de serviço

Algumas dicas são valiosas para quem está planejando implementar a portaria virtual em seu condomínio.

Indicação

A portaria virtual é indicada para dois tipos de conjuntos: os que possuem poucos moradores, que queiram implementar o sistema para substituir o porteiro, ou para os grandes que possuem mais de duas portarias e querem deixar somente uma portaria física.

Confira bem a empresa que irá contratar

Para não ter dor de cabeça, o ideal é verificar diferentes pontos da empresa de portaria virtual. Por exemplo, veja quais e quantos condomínios o porteiro virtual irá monitorar. Opte por empresas que cada porteiro cuide de, no máximo, quatro unidades. Caso o empreendimento seja no formato condomínio-clube, o número de atendimento do porteiro deverá ser ainda menor.

Analise as bases da empresa

A portaria virtual necessita de bases em operação. Não soluciona ter uma base em Alphaville (bairro nobre dos municípios de Barueri e Santana de Parnaíba), por exemplo, para efetuar o monitoramento em condomínios da zona norte de São Paulo. O atendimento físico, em casos de extrema urgência, precisa ser funcional.

Faça visitas

Uma dica importante para encontrar uma empresa de portaria virtual de credibilidade é visitar as bases para acompanhar o funcionamento do serviço.

Leia também sobre: Como escolher uma empresa de portaria remota

Fique atento ao contrato

Leia com extrema atenção todas as cláusulas do contrato, e claro, veja o que está incluso de fato no serviço. Confira se possui, por exemplo, pagamento de internet. A maioria dos serviços operam com conexão da web. Caso esse tipo de serviço não estiver incluso, o condomínio terá um custo a mais.

O ideal é que exista duas operadoras de internet no contrato para haver 2ª opção de rede em caso de pane do sistema principal. Dessa maneira, a estrutura continuará operando com tranquilidade.

Fique de olho também se a empresa possui suporte em casos de quebras de portões, ou se possui um colaborador a disposição em casos que o sistema possa dar uma pane.

Boas empresas de portaria remota oferecem no break que garante cerca de 4 horas de funcionamento em casos de perda de energia. Se isso não estiver no contrato, o condomínio terá de arcar com esse produto.

Como encontrar a melhor empresa de portaria virtual

As vantagens e desvantagens da implementação da portaria virtual foram apresentadas. É chegado o momento de saber como optar pela melhor empresa.

Acesse o oHub e encontre as melhores opções de portaria virtual para seu patrimônio.

Sobre Luiza Guimarães

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial