A consultoria empresarial desempenha uma importante função no desenvolvimento da empresa, principalmente os pequenos negócios, que estão iniciando no mercado.
O consultor, profissional responsável pelo processo de consultoria empresarial, tem papel crucial porque irá conduzir toda a consultoria, apontando as mudanças que forem necessárias.
Diante da alta competitividade do mercado, a empresa precisa atualizar seus procedimentos internos e seu modus operandi, em conformidade com as novas tendências do cenário corporativo. A consultoria empresarial é a medida procurada por companhias que desejam se reestruturar, e renovar suas atuações no mercado.
A consultoria empresarial servirá como um conselheiro
Portanto, o consultor assumirá a postura de conselheiro e analista, direcionando as atividades desenvolvidas rotineiramente, e avaliando a estrutura da empresa.
Como consequência, dos bons resultados obtidos pelo trabalho desenvolvido pelo consultor, esta prática se popularizou rapidamente, entre empresários e investidores.
A consultoria empresarial, portanto, oferece vantagens à companhia, especialmente a longo prazo, pois potencializa suas diretrizes básicas, resultando em uma empresa mais eficiente e lucrativa.
É fundamental que o empresário saiba o momento certo de aplicar esta medida em sua empresa, como meio de manutenção corporativa e garantia de competitividade.
Neste artigo, será descrito o processo de consultoria empresarial e as principais funções desempenhadas por um consultor.
O que é a consultoria empresarial?
À princípio, é necessário saber o conceito de consultoria empresarial e suas aplicações práticas, para que um empresário possa identificar se esta é a medida ideal para o seu negócio.
A consultoria empresarial é a prática de transferência de conhecimentos técnicos e experiências corporativas, por profissionais especializados neste ramo.
Logo, em um processo de consultoria empresarial, o consultor procede com o estudo aprofundado da empresa em análise, percorrendo por todos os seus setores e departamentos, avaliando cada procedimento.
Após a análise, o consultor fornece o feedback completo aos gestores e sócios, oferecendo, assim, aconselhamento sobre melhorias e mudanças, que podem trazer melhores resultados para a empresa.
Os diferentes tipos de consultoria empresarial
Dada a amplitude do alcance de uma consultoria empresarial, esta é dividida em tipos distintos, de acordo com sua principal finalidade.
Por conseguinte, haverá consultoria empresarial de vendas, consultoria organizacional, consultoria de treinamento de colaboradores, consultoria financeira, entre outros exemplos.
Logo, caso a empresa opte em contratar um consultor, deve certificar-se de que se trata de um especialista, no tipo de consultoria em questão.
O papel do consultor e suas funções
O consultor é o profissional que estará ativamente envolvido durante todo o processo de consultoria empresarial.
Dessa forma, é imprescindível que ele conte com algumas aptidões e técnicas básicas, para que possa conduzir o procedimento de consultoria de forma satisfatória.
O consultor deve possuir vasta experiência no mundo corporativo, sendo capaz de identificar os pontos positivos e negativos da gestão de uma companhia.
Através da análise da estrutura interna da empresa, juntamente com os objetivos de mercado de seu gestor, o consultor aponta as principais questões que merecem maior atenção.
Assim, o gestor torna-se mais preparado tecnicamente, e apto a alcançar seus objetivos. É fundamental que o consultor aconselhe a gestão, de acordo com a realidade técnica e financeira da empresa.
As características inerentes a todo bom consultor
Da mesma forma que é essencial que a consultoria empresarial seja voltada para as necessidades individuais da empresa, o consultor deve possuir características de grande relevância, que irão impactar diretamente nos resultados obtidos.
Saber ouvir
Todo bom consultor é um bom ouvinte. Antes de transmitir seus conhecimentos, e apontar sobre sua análise feita, o consultor precisa ouvir os administradores, colaboradores e parceiros da empresa, buscando compreender a visão de cada um.
Esta qualidade é de extrema importância, visto que irá impactar na própria percepção do consultor, que estará mais próximo da realidade da corporação.
Ser dinâmico
O dinamismo é requisito obrigatório de todo bom consultor. Assim como saber ouvir impacta os resultados finais, a visão dinâmica do consultor acarretará uma análise mais detalhista, que verá a empresa como um todo.
O dinamismo garantirá maior confiabilidade ao trabalho realizado, dada a precisão das avaliações.
Conhecimento interdisciplinar
Além de contar com um vasto conhecimento sobre o ambiente corporativo, o consultor deve dispor de um conhecimento interdisciplinar, que seja aplicável às diferentes áreas e setores de uma empresa.
Através desta característica, o consultor oferece uma experiência mais completa ao cliente, que disporá de resultados otimizados.
Identificar pontos urgentes
Todo bom consultor possui a capacidade de identificar os pontos mais urgentes, que necessitam de maior atenção da gestão.
Dessa forma, as atividades de consultoria empresarial serão direcionadas, para buscar solucionar estas urgências, em um primeiro momento. Esta capacidade confere maior segurança para a empresa cliente, sendo altamente requisitada.
Buscar metas e objetivos plausíveis
O consultor deve adequar suas atividades à realidade da empresa cliente. Sendo assim, na consultoria empresarial, o consultor necessita pautar-se em objetivos e metas que estejam em conformidade com os limites financeiros e operacionais da companhia.
Como identificar a necessidade de consultoria empresarial
Existem empresas que necessitam de uma consultoria empresarial, em diferentes níveis de urgência, e de tipos distintos.
Portanto, cabe à administração identificar os sinais específicos, que refletem a necessidade da aplicação de uma consultoria empresarial.
Pontos como queda na produtividade, estagnação do crescimento corporativo, desequilíbrio financeiro e equívocos nas decisões, são os motivos mais recorrentes, que ensejam a contratação de uma companhia de consultoria empresarial.
O que um consultor avalia em uma empresa
Para um processo completo de consultoria empresarial, o consultor estuda alguns fatores específicos, de maneira aprofundada.
Setores de produção, fiscalização, escritórios, e demais departamentos serão avaliados, de forma a definir a dinâmica da companhia.
A forma como os colaboradores se sentem no ambiente de trabalho, a estruturação interna, e a cultura organizacional devem refletir nas atividades de consultoria empresarial, para resultados mais expressivos.
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