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Profissional de Facilities
Profissional de Facilities

Qual o perfil do profissional de facilities?

O profissional de facilities é responsável por manter todas as condições da empresa contratante na mais perfeita ordem e com bom funcionamento, como, por exemplo, o ar condicionado na temperatura ideal, os elevadores funcionando, a segurança operando regularmente ou ainda os serviços de logística atendendo às necessidades de produção.

Não basta apenas que a empresa terceirizada tenha uma equipe produtiva e eficiente se não houver a presença do profissional de facilities para o seu comando e, assim, quem oferece todas as condições para que os serviços terceirizados sejam efetivos, é o gestor de facilities, responsável pela continuidade dos serviços com o mesmo padrão de qualidade.

Uma das principais características desse profissional é se tornar invisível e fazer com que os operadores diretos também não sejam percebidos, uma vez que, quando tudo ocorre naturalmente, é o melhor sinal de que os serviços estão sendo prestados da forma como foram contratados.

O profissional de facilities é o principal responsável pelos serviços prestados a corporações, condomínios, hospitais, shoppings e instituições financeiras, cabendo a ele elaborar o planejamento estratégico das operações, mantendo o foco no conjunto dos serviços essenciais para o funcionamento da empresa contratada

As facilities envolvem uma série de serviços, como a limpeza, a segurança, a infraestrutura ou mesmo a Tecnologia de Informações, garantindo que todas as operações empresariais possam ter seu andamento normal, oferecendo a maior qualidade possível, permitindo que a empresa contratante possa dar atenção à sua atividade-fim.

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O perfil do profissional de facilities

Um profissional de facilities deve ter, como requisito básico, conhecimento para atender às exigências do mercado. Para tanto, deve ter uma formação acadêmica adequada, podendo referendar os serviços e administrar o pessoal contratado de uma maneira que tudo esteja dentro do que foi planejado.

É importante que o profissional de facilities tenha formação para os serviços contratados por uma empresa, ou seja, se os serviços são prestados para a manutenção de equipamentos, ele deve ter formação de engenharia; no caso de serviços de segurança e limpeza, a formação deve ser de administração.

Entre as características exigidas para um profissional desse porte estão a multidisciplinaridade e a facilidade para relacionamentos, uma vez que se trata de um profissional que se envolve com os mais variados níveis de hierarquia na empresa contratante.

Além disso, deve ser capaz de fazer negociações, de gerenciar pessoas e ter capacidade de comunicação, principalmente por estar participando da administração da empresa contratante.

Facilidade de gestão é característica fundamental, pois o profissional de facilities é o responsável direto pelos serviços prestados, atuando diretamente com os colaboradores que estão efetivamente prestando os serviços nas mais diversas áreas.

Um fato que merece atenção é o grande impulso obtido pelos serviços terceirizados nos últimos anos. Hoje, a maior parte das empresas busca a prestação de serviços como forma de economizar e de minimizar problemas decorrentes de atividades complementares.

Portanto, esse novo modelo de atuação das empresas exige que o profissional de facilities tenha a formação adequada para que possa oferecer até mais do que a empresa contratante está solicitando, administrando uma série de serviços ao mesmo tempo.

O profissional de facilities, além disso, deve estar em constante desenvolvimento de suas habilidades e competências, podendo, assim, fazer de sua atividade uma rotina adequada para o que foi contratado. Ou seja, é um profissional que deve estar atualizado com relação às suas atividades.

De uma forma geral, as empresas contratantes exigem que os serviços prestados estejam obedecendo as cláusulas contratuais e, por isso, o profissional de facilities deve ser capaz de administrar também sua própria carreira, mantendo-se ligado às alterações e inovações dentro de sua área.

Para se adequar ao novo modelo de terceirização, dessa forma, o profissional de facilities deve ter as seguintes características:

  • Saber oferecer aquilo que a empresa contratante está solicitando;
  • Manter-se atualizado com relação à terceirização de serviços;
  • Conhecer gestão financeira;
  • Ter visão de futuro;
  • Fazer o marketing da empresa que o contratou;
  • Ser competitivo;
  • Demonstrar eficiência em sua atuação;
  • Saber lidar com o pessoal sob seu comando;
  • Utilizar a comunicação de forma constante;
  • Manter o planejamento das atividades de sua equipe de colaboradores.

 

 
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