O primeiro desafio de uma implantação de gestão de patrimônio é o inventário patrimonial. Bem como o seu sucesso é a chave para que todas as outras etapas consigam fluir de maneira correta.
Primeiramente, o inventário patrimonial nada mais é do que um processo que conta com inúmeros detalhes e etapas. Por isso, é preciso máxima atenção de quem está envolvido, em especial o chefe do projeto.
É uma das primeiras atividades que uma empresa precisa iniciar quando se trata de uma gestão de controle patrimonial. Através de uma realização correta irá permitir que sua empresa tenha uma base de bem altamente atualizada, e claro, organizada.
Na prática mesmo, ele irá asseguras que todas as decisões – de área gerencial – sejam realizadas através de informações corretas. Assim, sua empresa evita prejuízos financeiros. E afinal, qual empresa não deseja fugir de gastos desnecessários?
Além disso, o inventário patrimonial permite o controle individual de seus produtos. O inventário físico periódico é um dos requisitos mais fundamentais para que você tenha a garantia das demonstrações contábeis e que sejam referentes aos ativos imobilizados.
OK! Sabemos que é um serviço um tanto quanto trabalhoso, mas fique tranquilo, pois é possível efetuar um inventario patrimonial de maneira bem-sucedida.
Basta apenas efetuar um bom planejamento, seguir passos estruturados em todas as etapas e será sucesso na certa!
No post de hoje, vamos ensinar o que é necessário de fato para sua empresa poder efetuar este levantamento de bens, a fim de melhorar a gestão patrimonial de sua empresa.
O que é o inventário patrimonial?
Quando se fala de inventário patrimonial, estamos dizendo dos ativos imobilizados. Ou seja, um modelo de registro que vai permitir que sua empresa saiba, seja em qual for o momento, os montantes de direitos de caráter permanente e bens que serão necessários para atividades do seu negócio.
É uma atividade que visa verificar a existência dos bens físicos, se eles estão de fato ativos operacionalmente e como estão as condições de uso.
Além de ainda efetuar uma coleta de informações gerenciais para implementar controles de local, unidade, responsabilidade, centos de custo e uma série de dados físicos.
Veja abaixo alguns exemplos de bens de ativo imobilizado:
- Eletrônicos;
- Equipamentos de informática;
- Utensílios e móveis;
- Veículos;
- Equipamentos e máquinas;
- Prédios.
Normalmente, no inventário patrimonial, qualquer bem inventariado recebe um número classificatório. Isto é, ocorre no processo a fixação de plaquetas que possam identificar o patrimonial em todos os bens ativos imobilizados de sua empresa.
Mas como fazer o inventário de patrimônio pode ajudar a sua empresa?
O inventário é algo muito mais além do que somente deixar as informações de seus bens atualizadas.
Pelo contrário, os dados que são coletados em projetos de inventários, dos quais sejam bem-sucedidos, serão a fonte mais confiável para você gestor poder tomar decisões assertivas em sua empresa.
Definitivamente, eles serão o suporte para diversas áreas de sua empresa.
Por que fazer o inventário da sua empresa?
Ao fazer o cadastro físico de bens, além de mantê-los sempre atualizados, irá garantir impactos positivos em inúmeras questões dentro de sua empresa. E que certamente você – ainda – nem saiba.
Por esse motivo, veja abaixo alguns dos benefícios principais que sua empresa recebe em realizar o inventário patrimonial o quanto antes.
Aprovações do balanço patrimonial sem retificações da auditoria
Através de um levantamento correto dos bens materiais e que seja realizado de maneira correta irá assegurar a credibilidade dos valores que serão publicados no balanço patrimonial, bem como a qualidade do processo.
Isso vai garantir que ele seja aprovado sem retificação alguma da auditoria. Para isso, é necessário o máximo controle dos bens ativos imobilizados, além da individualização de sua respectiva depreciação.
Ou seja, todos os bens precisam de uma identificação única.
Diminuir os prejuízos financeiros utilizando a ferramenta da gestão do imobilizado
Do mesmo modo, quando se trata de termos organizacionais, depois da realização do inventário patrimonial será possível a implementação de inúmeros controles. Dos quais irão aferir uma gestão extremamente melhor do imobilizado, veja alguns exemplos:
- Identificação do responsável e/ou do termo de responsabilidade;
- Controle de localizações de bens;
- Implantação de políticas de procedimentos e normas;
- Controle de todo histórico de manutenções, sejam elas corretivas ou preventivas.
Imediatamente, terá uma boa gestão do patrimônio. E o que isso significa? Redução dos prejuízos de sua empresa, principalmente pelo fato de gastos extras por má utilização e/ou falta de manutenção, perdas por falta de controle de localização, furtos por partes dos funcionários e muito mais.
O inventário é feito para medição ou prevenção?
Em suma, podemos afirmar que ele é feito pelos dois motivos. Tanto para efetuar a medição dos bens de sua empresa, como para prevenir diferentes pontos que podem prejudicar o bom andamento de diferentes processos dentro de sua empresa.
Veja alguns motivos para fazer o inventário patrimonial:
- Mais segurança na contratação de seguros patrimoniais;
- Mais garantia em financiamentos;
- Suporte necessário para política de reinvestimento nos imobilizados.
Veja no vídeo abaixo como o oHub ajuda a sua empresa a encontrar fornecedores de serviços:
Preciso de uma esquipe especializada ou posso terceirizar esse tipo de serviço?
Se deseja contratar empresas que efetuem inventário patrimonial com qualidade e credibilidade que sua empresa merece, o oHub pode ajudar.
Efetue agora mesmo uma cotação e receba diversas propostas através de um só pedido. Se preferir, veja a lista de empresas que realizam a o serviço de inventário patrimonial. É fornecedor? Cadastre-se agora mesmo no oHub para conquistar novos clientes.