Terceirizar os serviços de limpeza é uma opção frequentemente praticada por empresas. Os gestores chegam à conclusão que terceirizar os serviços de limpeza contratando uma empresa com equipe especializada é perfeito para o seu negócio.
Assim, sua equipe pode se concentrar no alvo principal da empresa, tendo tempo para se dedicar ao produto que ela oferece ou aperfeiçoar a prestação de seus serviços, certo?
Pois bem, até aí, estamos todos de acordo e tudo está fluindo bem. No entanto, chega um momento em que a empresa de limpeza contratada começa a dar indícios de que algo não está adequado como antes e você começa perceber que essa opção não é mais tão benéfica quanto era.
Às vezes é difícil identificar quais os pontos que estão deixando a desejar e sua organização pode continuar com uma mesma empresa de limpeza por muito tempo apenas porque estão “acostumados”.
- Leia também sobre: Como montar um empresa de limpeza
Desse modo, sua organização perde em vários pontos, inclusive em dinheiro, por não cuidar de um problema que parecia pequeno, mas pode comprometer mais do que você imagina.
Sendo assim, nós elaboramos uma pequena lista que vai ajudar sua empresa perceber quando é hora de “demitir” a empresa de limpeza terceirizada. Avalie todos os pontos que iremos abordar e, se eles estão acontecendo, chegou a hora de trocar de empresa de limpeza.
Quando não há supervisão ou gestão dos terceirizados
Isto é muito lógico. Não se pode colocar 20, 60 ou mais funcionários trabalhando em uma empresa sem alguém para gerir todos eles. É necessário uma gestão eficiente e supervisão adequadas para que o trabalho seja desenvolvido.
Se a equipe de limpeza contratada não tem uma gestão para coordena-la é muito simples e fácil se deixar levar e perder a produtividade. Além disso, se não há para quem se reportar, os funcionários podem colocar em risco até mesmo sua empresa.
Por isso, se você perceber que a empresa de limpeza contratada não possui uma boa gestão, repense se vai ou não renovar o contrato. Organização é essencial na hora de gerir pessoas.
Treinamento inadequado
Uma das melhores maneiras de evitar problemas de serviço com sua empresa de limpeza terceirizada é garantir que entendam a importância de treinar seu pessoal para fornecer a você e à sua organização um serviço consistente, eficaz e individualizado. A empresa de limpeza terceirizada deve ter um programa de treinamento formalizado para um processo de limpeza sistematizado.
Um serviço bem feito requer funcionários treinados. Sua empresa de serviços de limpeza deve fornecer a suas equipes um treinamento abrangente, ou seja, projetado para ajudar os funcionários a fornecer constantemente um bom serviço.
Por exemplo, se você estiver no ramo médico e de saúde, industrial ou escolar, sua empresa de limpeza deve fornecer treinamento especificamente voltado para o seu tipo de organização e instalação.
Qualquer empresa de limpeza pode dizer que treina efetivamente seus funcionários, mas isso fica visível em seu trabalho? As melhores empresas de limpeza não tem “medo”. Elas podem mostrar seu processo de treinamento e até documentar que os funcionários passaram por um treinamento abrangente.
Alta rotatividade dos funcionários
A alta rotatividade dos funcionários de sua empresa de limpeza pode ser um indício silencioso de que a hora de trocar de empresa chegou. Você pode até pensar que a alta rotatividade de funcionários da empresa não te diz respeito. Embora seja fácil pensar que sua companhia está isolada dos problemas de sua empresa de limpeza, acredite, você não está.
Se você ainda não percebe como a alta rotatividade de funcionários da sua empresa de serviços de limpeza prejudica sua organização, veja alguns dos problemas que você, com certeza terá:
- um trabalho de baixa qualidade;
- tarefas recorrentes e incompletas;
- problemas com comunicação;
- problemas com segurança;
De onde vem a alta rotatividade? Pode resultar de uma infinidade de questões, como:
- treinamento inadequado;
- triagem mínima antes do emprego;
- falta de adequação;
- contratação / subcontratação ilegal;
- gerenciamento inadequado e ineficaz;
- falta de salários e benefícios competitivos;
Leia também sobre: Adicional noturno para empresa de terceirização
Enquanto a rotatividade de funcionários tende a ser significativamente maior em empregos com menos qualificação e salários mais baixos, muitos prestadores de serviços de limpeza descobriram como reduzir significativamente sua rotatividade.
Desde os processos de contratação até a maneira como treinam os funcionários. Tudo faz diferença. Perceba como responsabilizam seu pessoal por meio de sistemas mensuráveis, essas empresas de limpeza atraem e mantêm pessoas muito eficientes.
Reclamações vindas dos seus clientes
Esse é o ponto crítico da situação. Imagine só seus clientes fazendo reclamações da limpeza e demais serviços contratados da empresa que você escolheu? Seus clientes não estão interessados em saber se é uma empresa terceirizada ou nada do tipo. A única coisa que conseguem ver é o serviço ineficiente de sua organização e nada mais.
Isso destrói a imagem perfeita que sua equipe de vendas levou um tempo para edificar. Acaba com o clima de bem-estar que as atendentes e administração demoraram para construir.
Não estamos exagerando. Se a limpeza de suas instalações incomodarem seus clientes, saiba que isso não passará desapercebido.
Funcionários sem uniforme e falta de material
Não subestime isso. É fundamental que os funcionários da empresa de limpeza contratada estejam uniformizados e com a devida identificação. Uma empresa de serviços de limpeza que não se preocupa com a apresentação de seus funcionários não pode atuar neste ramo com diligência.
É contraditório que colaboradores da empresa de limpeza que sua organização contratou passem uma imagem de desleixo no trabalho. Sendo assim, se isso começar a acontecer, já é algo para tomar nota e colocar na lista “menos um ponto”.
Menos material, mais insegurança
O que dizer da falta de material adequado? Outro ponto que fere totalmente a credibilidade da empresa que você escolheu. E não estamos falando apenas de material adequado para cada tipo de local e instalação.
Há também os equipamentos obrigatórios de proteção e segurança para cada colaborador. Acredite, isso é outo ponto que muitas empresas não dão valor.
Em suma, sabemos que a contratação dos serviços de uma empresa de limpeza tem a finalidade de livrar os gestores e sua equipe de uma “dor de cabeça” desnecessária, uma vez que a limpeza e cuidados precisam ser feitos de maneira eficiente, porém não podem tomar o tempo precioso do seu ramo de negócios.
É preciso fazer este alertar a respeito dos pontos mencionados acima porque eles podem comprometer até mesmo o que sua empresa faz de melhor.
Sendo assim, na hora de “demitir” uma empresa de limpeza, faça uma pequena avaliação com essa lista. Agregue o que você achar mais importante e escolha uma nova parceria para crescer junto com sua organização.
E se você quer contratar um fornecedor para realizar um serviço de terceirização de folha, o oHub pode ajudar. Faça uma cotação e receba diversas propostas com um só pedido ou veja a lista de empresas que realizam terceirização de folha de pagamento.Caso seja um fornecedor, cadastre-se no oHub para conquistar novos clientes. |