A topografia é o levantamento feito por profissionais para gerar o modelo do espaço de terra que será utilizado como planta para uma determinada obra. Esse levantamento pode ser subterrâneo ou superficial, verificando as condições da área.
Uma topografia é composta de diversas fases, como a coleta, processamento e tratamento de dados; a disposição e o gerenciamento das informações coletadas e, finalmente, a planta da área, feita em escala, com a cartografia em detalhes para a idealização do projeto de construção.
Os profissionais que trabalham com a topografia são o engenheiro agrimensor e o topógrafo, que devem ser cadastrados no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, o Crea, sendo os responsáveis pela planta, e o método utilizado para a topografia é a geotecnologia, onde são medidos os ângulos e as distâncias através do taqueômetro e o scanner, um equipamento semelhante ao taqueômetro, utilizado para criar modelos tridimensionais.
Em alguns terrenos é necessária a utilização do sensoriamento remoto, com imagem tomadas via satélite, ou a aerofotogrametria, ou ainda o posicionamento através de GPS. Caso seja necessário para a correta confecção do mapa, os profissionais ainda podem contar com recursos como a fotogrametria terrestre ou aérea, feitas com câmeras especiais e criando imagens digitais.
Receba orçamentos grátis e sem compromisso de topografia.
O oHub faz o trabalho de cotação para você.
- Receba cerca de 5 propostas em até 24 horas
- Economize tempo
- Consiga melhores preços
Tipos de topografia do terreno
Existem basicamente dois tipos de topografia, mais utilizados para fazer o levantamento do terreno e a confecção do mapa detalhado:
- Levantamento planimétrico, com a projeção do terreno em duas dimensões, apenas com o comprimento e a largura do terreno, geralmente utilizado para questões fundiárias, estabelecendo os limites da propriedade;
- Levantamento planialtimétrico, em que também são consideradas as alturas e altitudes do terreno, gerando uma planta em 3 dimensões. Esse tipo de levantamento é necessário quando precisa-se incluir todas as marcações do terreno, fazendo o levantamento de construções existentes ou de áreas verdades protegidas, informando a necessidade ou não de desapropriação de casas e terrenos ou mesmo se é preciso obter licença ambiental para a construção projetada.
Na topografia também pode ser feito o levantamento de questões temporais, analisando a resposta do solo em situações diferentes, como antes e depois de chuvas, ou fazer o acompanhamento do volume de terra que deve ser removida ou depositada na área em que se está fazendo a topografia.
A topografia deve ser feita antes do início do projeto, mas é um serviço que acompanha todas as etapas da obra, verificando a marcação e implantação de fundações, construção de paredes, enfim, do desenvolvimento do projeto.
Como saber quanto custa a topografia?
Havendo a necessidade de realização de uma topografia, o trabalho pode ser contratado de diversas formas, podendo ser pelo serviço completo, com um preço global, ou por áreas definidas ou ainda por dia de trabalho.
Ao fazer o levantamento para o orçamento, o engenheiro ou a empresa contratada calculam os valores por metro quadrado, podendo esse valor variar de acordo com o terreno e seus acidentes naturais. Assim, num terreno acidentado, o metro quadrado pode chegar a R$ 2,00, enquanto que num terreno plano, sem qualquer acidente, o preço pode baixar para R$ 0,10 por metro quadrado.
O orçamento também considera os equipamentos utilizados no levantamento da topografia. Caso haja necessidade de um GPS, o valor é substancialmente mais elevado, e isso deve ser considerado no orçamento final, inclusive com custos de manutenção. A existência de florestas na área, construções ou edificações tombadas e acidentes geográficos também aumentam o valor do orçamento, devendo-se ainda levar em conta questões de segurança dos envolvidos na tarefa.
Ao contratar uma empresa para fazer a topografia de uma área qualquer, solicitar pelo menos três orçamentos, como se faz comumente no setor de compras de qualquer empresa, detalhando-se as especificações necessárias, o nível de precisão dos dados que serão fornecidos, etc.
A empresa contratante deve passar à contratada o detalhamento completo de suas necessidades, criando um pré-levantamento da área objeto da topografia para que seja feito um orçamento completo.
E se você quer contratar uma empresa para fazer uma um serviço de topografia, o oHub pode ajudar. Faça uma cotação e receba diversas propostas com um só pedido ou veja a lista de empresas que realizam topografia.
Saiba também os valores para locação de impressoras.