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quanto custa montar um call center

Quanto custa montar um call center? Valores médios para dois cenários

Afinal, quanto custa montar um call center? Com um valor de investimento por PA entre R$9 mil e R$25 mil, muitas pessoas se perguntam qual é a melhor opção: criar um call center ou terceirizar? 

Não se preocupe, se você chegou até aqui porque deseja montar uma empresa de call center também vai encontrar os valores necessários para isso. Então continue com a gente. 

A dúvida sobre quanto custa montar um call center é cada vez mais comum entre quem deseja melhorar o atendimento ao cliente, afinal, estamos falando de um setor responsável por resolver as demandas dos consumidores com velocidade, agilidade, assertividade e personalização.

Tudo isso tem como objetivo melhorar a experiência do cliente com a empresa., o que é fundamental para o sucesso da organização.

Leia também: Qual a importância do atendimento ao cliente? Tudo sobre! 

O que é call center?

Antes de nos concentrarmos em apresentar quanto custa montar um call center, vamos nos aprofundar sobre o que é e o que faz esse setor. 

O call center é uma central de atendimento responsável por atender a quem busca pela empresa, seja para solicitação de suporte, dúvidas, contratação de serviços ou outras demandas.

O call center também pode agir ativamente em busca de novos consumidores, para realização de pesquisas de satisfação, pós-venda e mais.

Agora sim, podemos dar o próximo passo!

Quanto custa montar um call center? 

PA, ou Posição de Atendimento, é o nome dado a estação de atendimento, ou área de atendimento, que inclui:

 Como cada SAC tem um tamanho, vamos apresentar quanto custa montar um call center pensando no valor necessário para montar e manter uma PA.

Nesse sentido, é preciso incluir nessa matemática os custos com hardwares, softwares, infraestrutura geral e profissional

Quando falamos sobre o custo relacionado a equipe é importante incluir salários, benefícios, treinamentos (onboarding e demais capacitações), encargos trabalhistas e todos os demais custos envolvidos na contratação. 

Também é preciso considerar o número de horas que a PA irá funcionar, entendendo que quanto mais horas, mais profissionais precisam estar envolvidos, afinal, existe um limite de horas trabalhadas.

Então, agora sim, vamos a  quanto custa montar um call center em dois cenários

  • uma PA completa com atendimento de 12 horas: custo médio mensal entre R$9 mil e R$10 mil,
  • uma PA completa com atendimento de 24 horas: tem custo médio mensal entre R$18 mil e R$25 mil.

É importante lembrar que no primeiro caso, da PA de 12 horas diárias, estamos falando de uma estrutura que envolve dois profissionais com carga horária de 6 horas cada. 

Já no segundo modelo, estamos falando de uma estrutura com quatro profissionais (trabalhando seis horas diárias cada um) mais folguistas.

Esses custos são relativos a criação de uma PA de call center interno ou para a montagem de uma empresa que prestará serviços terceirizados de call center. 

O que é preciso para montar um call center?

Entendido quanto custa para montar um call center seguimos para a avaliação do que é preciso para isso. Na lista é necessário incluir: 

  • inicie seu negócio legalmente, com a abertura da empresa e aquisição de um CNPJ, (etapa para empresas prestadoras de serviço de call center)
  • crie um plano de negócios definindo o que é o negócio, quais os principais produtos e serviços, quem serão os seus principais clientes, (etapa para empresas prestadoras de serviço de call center), 
  • escolha o local de abertura da empresa ou do setor, garantindo que ele atenda ao crescimento da equipe, 
  • selecione profissionais qualificados e realize o treinamento de onboarding, 
  • crie um plano de treinamento
  • faça o investimento necessário na compra de equipamentos, 
  • organize o planejamento de divulgação e estratégias de vendas, 
  • monte contratos para cada trabalho (etapa para empresas prestadoras de serviço de call center), 
  • garanta atendimento especial para os seus clientes (etapa para empresas prestadoras de serviço de call center),
  • crie um fluxograma de atendimento para que a equipe possa seguir e oferecer a melhor experiência aos clientes. 

Na lista de equipamentos básicos para abrir um call center estão:

  • aparelhos de telefone e headsets,
  • computadores, 
  • gravadores de chamadas, 
  • scanners, 
  • impressoras, 
  • mesas e cadeiras, 
  • armários para arquivos, 
  • software de atendimento em call center, 
  • PABX.

Call center interno ou terceirizado? 

Como vimos acima, o valor para montar e manter um call center interno é bastante elevado, por isso, para empresas que buscam eficiência e redução de custo, a opção por terceirizar o call center pode ser realmente uma boa ideia. 

Isso porque nesse modelo é possível encontrar opções de PAs compartilhadas com um custo a partir de R$650,00/mês. 

É claro que esse valor vai depender muito das suas necessidades e demandas, mas vale a pena buscar orçamentos e colocar na ponta do lápis todo o investimento financeiro e de tempo. 

Ainda é comum encontrarmos empresas com medo de terceirizar o atendimento interno, mas em muitos casos essa é a saída para melhorar o serviço oferecido aos seus clientes e ainda economizar. 

É claro que para terceirizar essa área é importante contar com empresas que garantam a sua segurança e a de seus clientes. Para isso, confira as dicas do artigo, “Como contratar um call center? 4 dicas para terceirização”

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