O papel de um departamento de TI é fundamental, independente do porte da empresa. Qual empresa consegue funcionar de maneira eficiente sem a utilização da tecnologia e sem conexão com internet e rede interna? A maneira mais adequada de conseguir o serviço é utilizando o outsourcing de TI.
Através de uma boa infraestrutura de TI você irá garantir a utilização eficiente de sistemas computacionais para sua organização, junto do gerenciamento de dados, escalabilidade, segurança, competitividade e alto desempenho nas atividades.
Simultaneamente, vendo que as empresas vêm investindo cada dia mais em tecnologia, a sua não pode ficar para trás dessa nova tendência. Criamos um guia para que você conheça quanto é necessário investir para ter uma estrutura de TI eficiente para o seu negócio.
Qual a importância do outsourcing de TI para uma empresa?
As organizações costuma, por exemplo, ter informações confidenciais que não podem ser compartilhadas com todos os seus colaboradores. Através do outsourcing de TI, você consegue acompanhar quem está de olho nesses dados e, ao mesmo tempo, monitorar como eles vêm sendo utilizados.
Para se ter uma rede de computadores é necessário ter uma infraestrutura de qualidade. O departamento de TI é quem desempenha o papel mais importante nesse ínterim.
Será esse departamento que vai garantir que tudo esteja sendo executado dentro dos padrões operacionais de sua empresa com máxima eficiência.
Também garantirá que seu ambiente digital se mantenha estável, atualizado e seguro, o que é o mais importante. O TI é responsável por manter os computadores de sua empresa protegidos de qualquer tipo de ameaça.
Existem momentos que ocorrem problemas técnicos com softwares importantes. E quem é o responsável para esse tipo de contratempo? O departamento de TI, é claro! A equipe é capaz de solucionar todos os problemas técnicos.
Para poder contar com todos esses benefícios, que somente um bom setor de tecnologia pode proporcionar, é preciso ter uma estrutura de TI junto de excelentes equipamentos.
Equipamentos necessários para uma infraestrutura de TI de qualidade
Conheça os equipamentos necessários para uma infraestrutura de TI eficiente para seu negócio, independente de seu porte:
- Ferramentas de backup e segurança de dados;
- Servidores e redes;
- Cloud computing;
- Infraestrutura de computadores.
Como mensurar o valor gasto e o retorno sobre o investimento em infraestruturas de TI?
Não é preciso ser formado em governança tecnológica ou administração de empresas para conseguir estabelecer um bom modelo de desempenho de TI, bem como as vantagens que isso agrega ao seu negócio.
Se o objetivo de sua empresa for consolidar uma matriz que possa facilitar esse pensamento, será preciso efetuar algumas questões mentais:
- Quanto sua empresa perde por minuto, hora ou dia, quando a infraestrutura de TI não está disponível?
- Qual é o volume atual de falhas em sua infraestrutura diariamente, semanalmente ou mensalmente?
- Qual é o tempo que sua empresa fica parada por conta de falhas nesse departamento?
- Quantos negócios você deixou de fechar por esse motivo? Quantas vendas não foram concluídas?
- Quais decisões estratégicas são impactadas por conta de não ter acesso a sistemas e dados confiáveis em tempo real?
- Quantos funcionários precisam estar alocados para que se realize tarefas que uma infraestrutura automatizada poderia realizar?
- Quanto tempo sua equipe leva para conseguir absorver diferentes processos e assim, se tornar apta para manter seu departamento de TI trabalhando intensamente?
- Quanto sua empresa gasta com manutenções de equipamentos já defasados e que não são aderentes as necessidades do seu negócio?
- Qual é o custo atual operacional que sua empresa precisa para manter o funcionamento pleno, mesmo não possuindo uma infraestrutura de TI eficiente?
Imediatamente, ao final de cada uma dessas respostas, você terá um raciocínio possível: quanto sua empresa gasta para cada uma dessas respostas?
Nesse momento entra o pensamento inverso, ou seja, o que trará os resultados para o que está buscando. Quanto sua empresa começa a reduzir custos e aumentar seus investimentos em infraestrutura de TI? Está aí a fórmula para calcular o Retorno sobre Investimento (ROI) através do outsourcing de TI.
Explicando os cálculos de maneira mais simples
Para exemplificar o processo de maneira mais tangível, veja algumas coordenadas que podem ser utilizadas:
– Calcule o valor total de pessoal envolvido para conseguir manter sua infraestrutura de TI (horas extras, salários, encargos trabalhistas…). Encontre os valores de horas de trabalho de cada colaborador, somando aos resultados de todos seus colaboradores de TI;
– Faça separadamente o mesmo cálculo para todos os colaboradores que possam ter seu trabalho afetado pelo departamento de TI. Este exercício auxiliará na compreensão do quanto é desperdiçado ao pagar equipes que não desempenham suas funções de forma eficiente porque acabam sendo prejudicadas pela TI;
– Some os valores encontrados nos itens anteriores;
– Monte uma média sobre as horas que os sistemas mais relevantes de sua empresa ficam indisponíveis ou travam mensalmente;
– Multiplique esse valor encontrado pela média do item anterior. Será esse o resultado que irá representar o quanto seu negócio está perdendo por mês ao não investir em outsourcing de TI?
Os cálculos quantitativos irão encher seus olhos. Não deixe de pensar no valor que será agregado às questões intangíveis para o seu negócio, como a agilidade na resposta ao cliente e o aumento da produtividade de sua empresa.
Onde encontrar as melhores empresas e com o melhor custo benefício
Se você deseja contratar empresas que efetuem esse tipo de suporte com credibilidade e qualidade que sua empresa merece, o oHub pode ajudar.
Efetue agora mesmo uma cotação e receba diversas propostas através de um só pedido ou, caso prefira, veja a lista de empresas que realizam a o serviço de outsourcing de TI. É fornecedor? Cadastre-se agora mesmo no oHub para conquistar novos clientes.