Uma administradora de condomínios lida com a maioria dos assuntos relacionados à administração de condomínios, alugueis e afins. Assim, a contratação de uma administradora de condomínios é imprescindível. Porém, no que tange o regime tributário, fica a pergunta: “Quem paga o ISS da administradora do condomínio?”.
Atribuições da administradora de condomínios
Qual é o papel que exerce a administradora de condomínio? Vamos falar sobre as atribuições para entender sobre os impostos cobrados relacionados ao serviço.
Define taxas condominiais
A administradora de condomínios avalia as taxas pesquisando os valores condominiais no bairro. Ademais, além de conferir as taxas de condomínio de outros prédios similares, a administradora deve fazer o seguinte:
- Determinar se a propriedade precisa de reparos
- Determinar se você poderá ter animais de estimação
- Manter “parceria” com o síndico, seja ele profissional ou morador do condomínio.
Assim, dependendo do que deve ou não ser realizado no condomínio, bem como, o valor para pagamento de funcionários pode afetar as taxas do condomínio. Outro fator que atenua ou encarece o valor condominial são ambientes como quadras, piscinas, academias e espaço gourmet.
Por fim, a administradora recomendará as alterações ou atualizações necessárias. Isso garante que a propriedade seja alugada por um preço justo de mercado.
Lida com os inquilinos
A administradora de condomínio ajuda a lidar na comunicação com inquilinos. Possíveis, atrasos na taxa condominial são negociadas diretamente com a administradora, podendo haver parcelamento em alguns casos, a depender da administradora em conjunto com o síndico.
Logo, o síndico lida com todas as chamadas, realiza triagens e verificações de possíveis demandas e resolução de problemas.
Coleta as taxas e gerencia finanças
Coletar taxas e depositá-lo em sua conta é uma tarefa da administradora de condomínio. A manipulação de pagamentos em atraso, pagamentos parciais e outros problemas financeiros que possam surgir com os inquilinos também faz parte do trabalho, assim como a comunicação com o inquilino sobre esses problemas.
Cuidar de algumas das despesas que fazem parte da administração de uma empresa de aluguel, como pagar contas de manutenção ou serviços públicos (quando aplicável), também faz parte do trabalho.
Uma administradora de condomínios antenada e eficiente pode configurar um sistema de pagamento de mensalidade on-line com seus inquilinos e depositará o dinheiro diretamente na conta bancária do proprietário.
Lida com problemas de manutenção
A administradora de condomínios é responsável pela manutenção, como manter a parte externa da propriedade limpa e arrumada e supervisionar as equipes internas de manutenção e paisagismo.
O síndico supervisiona a limpeza de piscinas, manutenção de academias e tarefas semelhantes. Normalmente, a administradora contrata terceiros para lidar com essas tarefas em uma propriedade grande.
O síndico é a pessoa de contato do inquilino para solicitações de manutenção e reparo. Eles até lidam com outras preocupações dos inquilinos, como reclamações sobre vizinhos barulhentos. A esse respeito, um síndico profissional é um grande patrimônio, especialmente se você mora fora da cidade.
O gerente da propriedade também pode fazer recomendações sobre reformas e atualizações que possam beneficiar os negócios.
Gerencia mudanças
Quando um inquilino sai, a administradora de condomínio lida com o passo a passo. Eles avaliam possíveis problemas e deduzem os reparos além do desgaste normal do depósito de segurança. A administradora também limpa, repara e atualiza a unidade de aluguel para o próximo inquilino.
As administradoras lidam com despejos e garantem que você siga todas as leis e regulamentos para evitar problemas legais.
Quem paga o ISS da administradora de condomínios?
Sendo uma prestadora de serviços a administradora de condomínios deve pagar o ISS como qualquer outro prestador de serviços.
No entanto, quem paga o ISS da administradora de condomínios é o condomínio que ela administra. Ou seja, o condomínio é seu tomador de serviço e a ele cabe a responsabilidade de recolher esse imposto. Assim, o tomador de serviço retem o valor do ISS e paga a administradora de condomínios o valor líquido referente aos serviços realizados.
Veja no vídeo abaixo como o oHub ajuda a sua empresa a encontrar fornecedores de serviços:
Se deseja contratar uma administradora de condomínio com qualidade e credibilidade que sua empresa merece, o oHub pode ajudar. Efetue agora mesmo uma cotação e receba diversas propostas através de um só pedido. Se preferir, veja a lista de empresas que realizam este serviço.
É fornecedor? Cadastre-se agora mesmo no oHub para conquistar novos clientes.
Ideias Dicas para fazer seu negócio crescer