Hoje, um problema aparente para quem deseja manter uma empresa aberta e em funcionamento é enfrentar a possibilidade de inadimplência. Afinal de contas, as dívidas desequilibram o sucesso de um negócio e a estrutura emocional de um empresário. Por isso, é importante entender como funciona a recuperação de crédito.
Em suma, recuperação de crédito é o processo de venda das dívidas de uma empresa para outra especializada no assunto.
Portanto, se você está lidando com esse tipo de situação, no qual clientes não pagadores “sujaram” seu nome por algum motivo, optar por esse recurso pode ser uma ótima solução.
Ao longo deste artigo exclusivo do Ohub, vamos explicar do que trata recuperação de crédito, como funciona na prática e como aproveitar seus benefícios.
O que é recuperação de crédito?
Recuperação de crédito é uma metodologia de cobrança que serve para reparar inadimplências decorrentes de transações onde o pagador deixa de cumprir com suas obrigações financeiras. Neste caso, as cobranças são feitas por empresas especializadas em receber dívidas, isto é, as recuperadoras de crédito.
Como exemplo, imagine que você é um comerciante que não obteve de um cliente o pagamento marcado, gerando atrasos e perda de crédito no mercado. Tal confusão estremeceu a relação entre as partes, uma vez que você não conseguiu fechar um acordo para quitar as contas.
Atrasos em pagamentos levam muitas empresas a entrarem no rol da inadimplência, que acontece por uma série de fatores: descontrole de finanças frente a uma crise econômica, má administração das contas de uma empresa, negligência de pagamento ou outras obrigações.
Para se ter uma ideia, o número de inadimplentes cresce no Brasil. Segundo dados divulgados pelo portal de notícias UOL, mais de 70,1 milhões de pessoas físicas e jurídicas estão em dívidas com bancos, empresas de cartão de crédito, financeiras, lojas e serviços de utilidade pública.
Logo, a recuperação de crédito se torna uma medida cabível pelos empresários para ressarcir os pagamentos não efetuados.
O que faz a recuperação de crédito?
Se sua dívida caducar, gerada por um cliente inadimplente, a opção é vendê-la para uma recuperadora de crédito.
Essa entidade se responsabiliza pelo processo de cobrança, consolidando alguns benefícios, como manter o valor original da dívida nos bancos de inadimplentes, no entanto, as formas de negociação são alteradas.
Logo, se torna vantajoso contratar uma recuperadora devido aos seus descontos e ofertas de parcelamento.
Vale ressaltar que a recuperação de crédito nada mais é do que devolver à empresa prejudicada um valor não pago que já deveria estar em caixa.
Como fazer a recuperação de crédito?
Para uma recuperação de crédito bem-sucedida, muitos podem ser os meios utilizados pela empresa que fará a realização do serviço. Sendo assim, veja abaixo quais são as principais formas de abordagem:
- Ligação: principal contato para informar o cliente sobre a pendência e o valor atualizado das multas e juros, bem como iniciar a negociação;
- SMS: serve, principalmente, para quem não possui internet no celular ou computador em casa;
- E-mail: opção mais barata para atingir os clientes devedores. O único empecilho é que muitas pessoas não acessam regularmente sua caixa de mensagens;
- Aplicativos: ferramenta com comunicação personalizada para facilitar a compreensão do cliente sobre suas dívidas.
Por que a recuperadora de crédito beneficia a credora?
Com a recuperação de créditos atrasados, o credor mantém sua empresa em atividade regularmente, assim como evita possível falência e melhora sua imagem no mercado.
Afinal de contas, um cliente sem crédito é um consumidor em menor escala. Isso porque ele é privado de realizar compras no crediário e conseguir empréstimos e financiamentos, limitando-se a investir seu capital em recursos básicos.
Ao retornar seu crédito, aumenta-se a chance de fazer novas operações, possibilitando melhorar a performance da empresa com bons investimentos e negociações que movimentam a economia de um modo mais abrangente.
Leia também: Como tirar minha empresa do vermelho?
Como funciona a recuperação de crédito tributário?
A recuperação de crédito tributário corresponde ao levantamento e pesquisa dos tributos pagos nos últimos 60 meses de forma que sejam avaliados para uma possível equiparação, sendo realizada por meio de restituição, compensação e ressarcimento.
No caso, a restituição se assemelha ao processo de resgate do Imposto de Renda, isto é, a pessoa jurídica informa o valor pago a mais e solicita a devolução dos valores.
Já a compensação consiste na possibilidade da empresa utilizar valores pagos anteriormente ou de forma equivocada para abater suas dívidas. Muitas vezes, o pagamento de um tributo pode ter sido feito de forma indevida ou maior, gerando um crédito para com a Fazenda Pública. Logo, com este “saldo”, extingue-se a obrigação do devedor e credor simultaneamente.
Por fim, no ressarcimento ocorre a devolução em espécie do imposto retido por substituição tributária e a recuperação dos créditos se limita apenas há duas modalidades de impostos: IPI e PIS/COFINS.
Recuperação de crédito bancário
Outra modalidade de reavaliação de dívidas é a bancária, em que os bancos oferecem diferentes modelos de negociação. Após a compensação de um pagamento da fatura, o limite pode retornar, levando, em média, 3 dias para ser liberado.
Como escolher uma empresa de recuperação de crédito?
Existem muitas formas relevantes no mercado para recuperação de crédito, como aplicativos e ferramentas automatizadas. No entanto, uma empresa de cobrança inovadora, com equipe altamente produtiva e eficaz, pode ajudá-lo a reconquistar sua credibilidade no mercado e garantir um fluxo de caixa saudável.
Nesse sentido, o oHub é uma plataforma que traz uma lista com as melhores empresas de cobrança do País. Para solicitar alguma de sua preferência, entre em contato com ela e realize a negociação diretamente, de um jeito prático e fácil.
Ideias Dicas para fazer seu negócio crescer