Home > Facilities > Limpeza > [COVID-19] Como criar a rotina de limpeza do escritório?
rotina de limpeza de escritorio

[COVID-19] Como criar a rotina de limpeza do escritório?

Nesse momento em que o mundo está vivendo uma epidemia, é importantíssimo aprender como criar sua rotina de limpeza de escritório para COVID-19.

Em pouco tempo, o mundo viu sua rotina normal de trabalho mudar completamente.

Muitas empresas trabalhando em home office, outras fechadas e algumas trabalhando com uma rotina completamente diferente do normal.

A rotina de limpeza de escritório já é algo que você deve realizar normalmente em sua empresa. Mas ela também deve mudar, é claro! Nesse momento temos um agravante e a atenção à sanitização de ambientes deve ser redobrada!

Por isso vamos ver como criar sua rotina de limpeza de escritório para COVID como sua principal preocupação.

Quais são os novos cuidados que você deverá tomar, com qual frequência a limpeza deverá ser realizada, e outras dúvidas nós veremos neste post.

Limpar e desinfetar

Antes de mais nada, é importante saber a diferença entre uma limpeza e uma desinfecção de ambientes.

A higienização do escritório, ou limpeza, nada mais é do que a remoção de sujeiras, poeiras e qualquer objeto que seja considerado lixo. Ela não se preocupa com microorganismos como bactérias ou vírus como é o caso da desinfecção.

A desinfecção é feita com produtos específicos que contém propriedades capazes de matar bactérias e vírus.

Como estamos lidando com um vírus, o COVID-19, é importante atenção especial na desinfecção de diversos componentes do ambiente do escritório.

A desinfecção é essencial agora mas ela sempre foi importante e traz diversos benefícios para as empresas como por exemplo a redução de propagação de doenças entre os colaboradores.

Ao usar álcool para desinfecção, esteja atento para a concentração de álcool do produto. Ele deve possuir no mínimo 70% de álcool.

Cuidados especiais com a equipe de limpeza

A rotina de limpeza de escritório para COVID deve ser realizada por pessoal qualificado, a fim de entender os principais cuidados que devem ser tomados, tanto na limpeza e desinfecção quanto no cuidado pessoal.

A equipe de limpeza deve sempre estar equipada com luvas e máscaras durante todo o processo.

Logo após tirar as luvas deve-se, imediatamente, lavar as mãos com água e sabão. A máscara deve ser descartada, quando estiver usando uma descartável. Se ela for uma máscara reutilizável, lavar ela imediatamente.

Cuidados especiais na rotina de limpeza de escritório para COVID

Os cuidados especiais na rotina de limpeza de escritório para COVID-19 devem focar nos objetos.

Um escritório possui muitos objetos de uso coletivo e estes devem ter a sua total atenção.

Existem diversos pontos que podem variar para cada escritório, e podemos citar alguns dos mais comuns objetos que você deve dar atenção:

  • Maçaneta de portas
  • Computadores
  • Máquinas de café e outras máquinas de uso geral
  • Banheiros
  • Interruptores
  • Gavetas e arquivos
  • Telefones
  • entre vários outros

Montando a rotina de limpeza de escritório pós-quarentena

A melhor forma de você fazer a sua rotina de limpeza de escritório pós-quarentena é adaptar a sua rotina pré existente.

Isso vai facilitar o trabalho e fazer com que a equipe assimile melhor os novos cuidados que eles terão de ter, por conta da COVID-19.

Uma das principais mudanças será a frequência com que o ambiente deverá ser limpo.

É importantíssimo que você estabeleça os horários e a frequência que serão realizadas as limpezas.

Para que sua empresa não vire uma bagunça, e os colaboradores da limpeza fiquem o tempo inteiro fazendo o seu trabalho junto aos outros colaboradores, você precisa dar espaço para que cada um deles realize o seu próprio trabalho. Sem que um atrapalhe o outro.

Dessa forma você conseguirá organizar melhor a rotina de limpeza sem que a rotina em seu escritório seja impactada negativamente.

Para resolver isso, você poderá colocar os colaboradores da limpeza em horários de pouco movimento. Como por exemplo durante o almoço.

Uma boa rotina de limpeza para sua empresa poderá se dividir da seguinte forma:

  • Duas faxinas principais com limpeza e desinfecção
    • Uma durante o horário de almoço dos colaboradores, a equipe de limpeza entra em ação dando uma geral em seu ambiente de escritório, tomando todos os cuidados na limpeza e desinfecção dos principais pontos que exigem cuidados especiais.
    • Outra ao final do expediente, onde sua equipe de limpeza prepara tudo para que os colaboradores encontrarem o escritório limpo e desinfetado no próximo dia de trabalho. Você pode substituir esta por uma antes do início do expediente.
  • E algumas desinfecções pontuais em locais que ofereçam maior risco durante algum intervalo pré-definido de acordo com o uso. Por exemplo na desinfecção das máquinas de café, bebedouro e maçanetas do escritório.

Cuidados especiais que todos os seus colaboradores devem fazer

Para que o seu escritório esteja seguro não basta que sua equipe de limpeza faça o melhor trabalho possível. Você também precisa da colaboração de todos.

Os cuidados vão desde álcool para as mãos logo na entrada de seu escritório (com acionamento sem contato. Normalmente com os pés), até outros cuidados básicos como:

  • Uso de máscaras;
  • Não levar as mãos ao rosto (olhos, nariz e boca);
  • Lavar as mãos e desinfectar ocasionalmente;
  • Resguardar objetos para uso pessoal evitando o compartilhamento quando possível;
  • Manter distância segura de pelo menos dois metros entre cada colaborador.

Tomando atitudes certas para manter o ambiente seguro

O mundo passa constantemente por transformações e temos que nos adaptar a elas. Ter um ambiente de trabalho seguro é o mínimo que podemos querer neste momento e para isso precisamos tomar as decisões certas.

A terceirização da limpeza é uma das formas de conseguir um ambiente limpo com segurança e qualidade, afinal, por meio de treinamento para equipe de limpeza, as empresas especializadas oferecem serviço de higienização ambiental e profissional do local.



E se você quer contratar serviços terceirizados de limpeza, o oHub pode ajudar. Você pode conferir a lista de fornecedores nas categorias, terceirização de serviços de limpeza, assim como terceirização de portaria e outros serviços. Caso seja um fornecedor, cadastre-se no oHub para conquistar novos clientes, caso deseje fazer um orçamento, utilize nosso serviço gratuito e receba orçamentos e até 24 horas.

Sobre Equipe oHub

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial