Home > Covid-19 > Como organizar uma rotina de limpeza de condomínio pós-quarentena da Covid-19
rotina limpeza condomínio

Como organizar uma rotina de limpeza de condomínio pós-quarentena da Covid-19

A pandemia do novo coronavírus trouxe mudanças profundas em todos os setores da sociedade. A preocupação com a limpeza e a higiene também mudou a rotina de limpeza de condomínios que precisam continuar as medidas de segurança contra a Covid-19.

Por isso, os síndicos devem alinhar os novas demandas com seus fornecedores de serviços de limpeza para garantir um cuidado efetivo e a segurança dos profissionais e moradores.

As mudanças na rotina de limpeza passam basicamente por três pontos:

  • frequência com que os ambientes devem ser limpos;
  • o uso de equipamentos de proteção;
  • os materiais de limpeza necessários.

Como a transmissão ocorre tocando superfícies de contato infectadas como madeira, metal e vidro, as maçanetas, os botões do elevador, os corrimãos, os puxadores, as lixeiras, etc devem ser limpos constantemente.

Para que os novos protocolos de limpeza não se percam no pós-quarentena, a melhor maneira é organizar uma rotina de limpeza de condomínio para que os funcionários possam seguir.

Continue lendo e confira o guia com o principais pontos para que seu condomínio mantenha a limpeza no padrão adequado contra a Covid-19.

Rotina de limpeza de condomínio: guia contra Covid-19

Dividimos este guia de orientação para montar uma rotina de limpeza de condomínio em seis partes. 

É importante destacar que os processos não são novos, eles foram apenas adaptados para seguir o novo padrão estabelecido durante a fase de contágio e que segue no pós-quarentena.

1. Definição da rotina de limpeza: onde e o que precisa ser feito

O primeiro passo para montar a rotina de limpeza de condomínio é listar os ambientes que precisam ser limpos diariamente:

– brinquedoteca;

– salão de festas/área gourmet;

– piscina;

– elevadores;

– corredores dos andares;

– portaria;

– hall de entrada.

O que deve ser feito

Além de fazer a limpeza, os funcionários também serão os responsáveis pela desinfecção do ambiente com os produtos adequados (falaremos da desinfecção profissional mais adiante).

O escopo de trabalho deve incluir:

– limpeza do piso: de todas as áreas de passagem (incluindo o elevador);

– limpeza de áreas de contato: botões do painel do elevador, puxadores, maçanetas, corrimãos das escadas e rampas de acesso, lixeiras se abertas por contato, etc.

– limpeza de bancadas e dos equipamentos e outros materiais de uso comum nas academias/espaços de lazer.

Seja tão específico quanto for preciso para que os funcionários da equipe de limpeza não tenham dúvidas e possam esclarecê-la facilmente, se necessário.

2. Frequência da limpeza

O segundo ponto da rotina de limpeza de condomínio é a frequência com a qual as atividades devem ser repetidas.

Essa definição vai depender do tamanho do condomínio e do fluxo de pessoas circulando diariamente pelas principais áreas comuns.

Nos locais de passagem como as portarias e halls de entradas, a limpeza deve ser feita todos os dias, mais de uma vez, variando em intervalos de 2h ou 5 vezes por dia de acordo com o fluxo.

3. EPIs para equipe de limpeza

Para seguir a rotina de limpeza de condomínio criada, os funcionários devem estar protegidos para garantir sua segurança durante o trabalho. 

Máscara, luvas, sapato fechado, óculos e avental são equipamentos de proteção individual (EPIs) que não devem ser dispensados.

Para que o uso desses itens não seja esquecido, é importante explicar a função de cada um para a equipe.

Muitas pessoas tem alergias ou sensibilidade em relação ao cheiro dos produtos. Com o uso frequente, as EPIs evitam o contato direto dos líquidos com a pele e que o funcionário fique exposto diretamente ao cheiro forte.

guia-limpeza-condomonio-covid19

4. Materiais necessário para limpeza de condomínio

Também faz parte do passo a passo para montar a rotina de limpeza de condomínio colocar a disposição da equipe os materiais de limpeza necessários.

A demanda por produtos como o álcool em gel, por exemplo, cresceu e, por isso, é importante programar as datas de reposição de estoque.

Outros materiais de limpeza necessários são: 

  • Detergente neutro e produtos multiuso para limpar;
  • Desinfetante anti-bactéria, alvejante e álcool 70% para desinfetar.

Mantenha os produtos organizados no depósito para que fique mais fácil utilizar no dia a dia e planejar as compras de reposição necessárias. 

5. Treinamento da equipe para as novas condutas

O treinamento é um ponto fundamental na rotina de limpeza de condomínio pós-quarentena. Não basta falar de todos os novos protocolos e medidas.

Mostrar cada etapa que deverá ser seguida, o que será mantido como padrão na fase pós-quarentena e tirar dúvidas sobre o uso de EPIs e produtos é fundamental.

Por exemplo: a máscara usada no dia de trabalho deve ser descartada. Como o funcionário deve proceder? Quais cuidados ele deve tomar? Onde colocar os EPIs descartáveis?

Na hora de limpar, o recomendado é borrifar o produto em um pano de flanela ou microfibra e não diretamente na superfície. Isso precisa ser ensinado.

É importante que os funcionários saibam como usar os produtos e seguir as instruções do rótulo.

Se a limpeza do condomínio é terceirizada, é fundamental que o síndico cheque se a equipe recebeu treinamento e atualizada em relação às novas medidas de segurança.

Leia também: 5 motivos para realizar treinamento para equipe de limpeza.

6. Programação de desinfecção e sanitização

A rotina de limpeza de condomínio acima vai garantir a segurança dos moradores e também da equipe responsável por executá-la.

Mas também vale a pena incluir processos de limpeza profissional como os de desinfecção e sanitização.

A desinfecção é um processo que elimina muitos ou todos os microrganismos patogênicos através da aplicação de agentes químicos, radiação eletromagnética, dentre outras substâncias.  

Já na sanitização, o profissional que conduz o processo utiliza produtos sanitizantes pulverizando-os nas superfícies dos ambientes.

Faça um cronograma com uma empresa especializada nesses trabalhos para reforçar a segurança dos prédios, principalmente das áreas sociais e comuns dos prédios depois da quarentena.



Encontre os melhores fornecedores na oHub

Mesmo entrando na fase pós-quarentena, os cuidados contra o Covid-19 precisam ser seguidos a risca para evitar novos surtos.

Ter uma equipe capacitada e preparada para lidar com as mudanças nos processos de limpeza nessa fase é fundamental.

Por isso, seja criterioso ao selecionar os fornecedores para a rotina de limpeza de condomínio. Na oHub, temos listas completas de empresas qualificadas na prestação de serviço em cada uma das áreas citadas:

Conheça as empresas da sua região e faça orçamentos rápidos através de um único pedido.

É fornecedor? Cadastre-se agora mesmo no oHub para conquistar novos clientes.

Sobre Equipe oHub

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial