A pandemia do novo coronavírus trouxe mudanças profundas em todos os setores da sociedade. A preocupação com a limpeza e a higiene também mudou a rotina de limpeza de condomínios que precisam continuar as medidas de segurança contra a Covid-19.
Por isso, os síndicos devem alinhar os novas demandas com seus fornecedores de serviços de limpeza para garantir um cuidado efetivo e a segurança dos profissionais e moradores.
As mudanças na rotina de limpeza passam basicamente por três pontos:
- frequência com que os ambientes devem ser limpos;
- o uso de equipamentos de proteção;
- os materiais de limpeza necessários.
Como a transmissão ocorre tocando superfícies de contato infectadas como madeira, metal e vidro, as maçanetas, os botões do elevador, os corrimãos, os puxadores, as lixeiras, etc devem ser limpos constantemente.
Para que os novos protocolos de limpeza não se percam no pós-quarentena, a melhor maneira é organizar uma rotina de limpeza de condomínio para que os funcionários possam seguir.
Continue lendo e confira o guia com o principais pontos para que seu condomínio mantenha a limpeza no padrão adequado contra a Covid-19.
Rotina de limpeza de condomínio: guia contra Covid-19
Dividimos este guia de orientação para montar uma rotina de limpeza de condomínio em seis partes.
É importante destacar que os processos não são novos, eles foram apenas adaptados para seguir o novo padrão estabelecido durante a fase de contágio e que segue no pós-quarentena.
1. Definição da rotina de limpeza: onde e o que precisa ser feito
O primeiro passo para montar a rotina de limpeza de condomínio é listar os ambientes que precisam ser limpos diariamente:
– brinquedoteca;
– salão de festas/área gourmet;
– piscina;
– elevadores;
– corredores dos andares;
– portaria;
– hall de entrada.
O que deve ser feito
Além de fazer a limpeza, os funcionários também serão os responsáveis pela desinfecção do ambiente com os produtos adequados (falaremos da desinfecção profissional mais adiante).
O escopo de trabalho deve incluir:
– limpeza do piso: de todas as áreas de passagem (incluindo o elevador);
– limpeza de áreas de contato: botões do painel do elevador, puxadores, maçanetas, corrimãos das escadas e rampas de acesso, lixeiras se abertas por contato, etc.
– limpeza de bancadas e dos equipamentos e outros materiais de uso comum nas academias/espaços de lazer.
Seja tão específico quanto for preciso para que os funcionários da equipe de limpeza não tenham dúvidas e possam esclarecê-la facilmente, se necessário.
2. Frequência da limpeza
O segundo ponto da rotina de limpeza de condomínio é a frequência com a qual as atividades devem ser repetidas.
Essa definição vai depender do tamanho do condomínio e do fluxo de pessoas circulando diariamente pelas principais áreas comuns.
Nos locais de passagem como as portarias e halls de entradas, a limpeza deve ser feita todos os dias, mais de uma vez, variando em intervalos de 2h ou 5 vezes por dia de acordo com o fluxo.
3. EPIs para equipe de limpeza
Para seguir a rotina de limpeza de condomínio criada, os funcionários devem estar protegidos para garantir sua segurança durante o trabalho.
Máscara, luvas, sapato fechado, óculos e avental são equipamentos de proteção individual (EPIs) que não devem ser dispensados.
Para que o uso desses itens não seja esquecido, é importante explicar a função de cada um para a equipe.
Muitas pessoas tem alergias ou sensibilidade em relação ao cheiro dos produtos. Com o uso frequente, as EPIs evitam o contato direto dos líquidos com a pele e que o funcionário fique exposto diretamente ao cheiro forte.

4. Materiais necessário para limpeza de condomínio
Também faz parte do passo a passo para montar a rotina de limpeza de condomínio colocar a disposição da equipe os materiais de limpeza necessários.
A demanda por produtos como o álcool em gel, por exemplo, cresceu e, por isso, é importante programar as datas de reposição de estoque.
Outros materiais de limpeza necessários são:
- Detergente neutro e produtos multiuso para limpar;
- Desinfetante anti-bactéria, alvejante e álcool 70% para desinfetar.
Mantenha os produtos organizados no depósito para que fique mais fácil utilizar no dia a dia e planejar as compras de reposição necessárias.
5. Treinamento da equipe para as novas condutas
O treinamento é um ponto fundamental na rotina de limpeza de condomínio pós-quarentena. Não basta falar de todos os novos protocolos e medidas.
Mostrar cada etapa que deverá ser seguida, o que será mantido como padrão na fase pós-quarentena e tirar dúvidas sobre o uso de EPIs e produtos é fundamental.
Por exemplo: a máscara usada no dia de trabalho deve ser descartada. Como o funcionário deve proceder? Quais cuidados ele deve tomar? Onde colocar os EPIs descartáveis?
Na hora de limpar, o recomendado é borrifar o produto em um pano de flanela ou microfibra e não diretamente na superfície. Isso precisa ser ensinado.
É importante que os funcionários saibam como usar os produtos e seguir as instruções do rótulo.
Se a limpeza do condomínio é terceirizada, é fundamental que o síndico cheque se a equipe recebeu treinamento e atualizada em relação às novas medidas de segurança.
Leia também: 5 motivos para realizar treinamento para equipe de limpeza.
6. Programação de desinfecção e sanitização
A rotina de limpeza de condomínio acima vai garantir a segurança dos moradores e também da equipe responsável por executá-la.
Mas também vale a pena incluir processos de limpeza profissional como os de desinfecção e sanitização.
Já na sanitização, o profissional que conduz o processo utiliza produtos sanitizantes pulverizando-os nas superfícies dos ambientes.
Faça um cronograma com uma empresa especializada nesses trabalhos para reforçar a segurança dos prédios, principalmente das áreas sociais e comuns dos prédios depois da quarentena.
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Mesmo entrando na fase pós-quarentena, os cuidados contra o Covid-19 precisam ser seguidos a risca para evitar novos surtos.
Ter uma equipe capacitada e preparada para lidar com as mudanças nos processos de limpeza nessa fase é fundamental.
Por isso, seja criterioso ao selecionar os fornecedores para a rotina de limpeza de condomínio. Na oHub, temos listas completas de empresas qualificadas na prestação de serviço em cada uma das áreas citadas:
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