Com o advento da Internet e dos sistemas de informações de gestão, as empresas conseguiram transformar as lojas físicas. Sendo assim, para acompanhar a concorrência, como resultado da comercialização na Internet, as empresas estão mudando. Ou seja, estão cada vez mais se voltando para a tecnologia da informação, para otimizar serviços e aumentar o desempenho. Assim sendo, a TI se tornou um recurso essencial no cenário de negócios.
Por esta razão, a TI pode ajudar as empresas de maneira significativa. Logo, ela reduzirá custos, vai melhorar a comunicação, além de criar reconhecimento e lançar produtos mais inovadores e atraentes. Vejamos como!
Automatizar tarefas que levam tempo
As empresas usam a tecnologia da informação para automatizar diversas tarefas, o que pode economizar tempo e dinheiro. Assim, quando as empresas realizam isso com êxito, podem usar esse dinheiro e tempo para outros fins comerciais.
Por exemplo, as empresas usam o e-mail para receber e compartilhar as informações com os funcionários. Ao contrário de um quadro de avisos físico no local de trabalho. Da mesma forma, elas podem usar o e-mail para disseminar informações para qualquer pessoa no mundo com uma conexão com a Internet
Logo, basta enviar um e-mail para vários destinatários. O e-mail também economiza tempo, evitando a necessidade de fazer chamadas telefônicas individualmente. Eles podem verificar seus e-mails pelo Smartphone.
Software de atendimento
Algumas empresas montam balcão para lidar com o atendimento ao cliente e também com suporte técnico automatizado. Porém, tendo software de atendimento ao cliente online, economiza-se tempo. Além disso, o cliente também pode concluir os detalhes sobre os serviços em qualquer lugar, a qualquer hora e a qualquer momento.
Atualmente, as empresas online ou as compras online se tornam populares. Isso porque o cliente pode economizar tempo e dinheiro para ir ao shopping encontrar o que deseja e precisa.
A tecnologia da informação desempenha um papel importante em todos os setores. Ela contribui para melhorar os processos de negócios, alcançar eficiência de custo, impulsionar o crescimento da receita e manter uma competitividade no mercado.
A TI simplifica a comunicação
Comunicação eficiente é fundamental para o sucesso da empresa. Em um cenário de negócios cada vez mais conectado e disperso, recrutar, reter e alavancar funcionários exige comunicação e colaboração contínuas. Uma das principais vantagens da tecnologia da informação reside em sua capacidade de otimizar a comunicação interna e externamente.
Por exemplo, plataformas de reunião e videoconferência online. Elas oferecem às empresas a oportunidade de colaborar virtualmente em tempo real. Ou seja, reduzindo significativamente os custos associados à colocação de clientes no local ou à comunicação com a equipe que trabalha remotamente. Além disso, a TI permite que as organizações se conectem quase sem esforço com fornecedores e consumidores internacionais.
A TI facilita o pensamento estratégico
Uma das vantagens fundamentais da TI é sua capacidade de aumentar a vantagem competitiva de uma empresa no mercado. Ela facilita o pensamento estratégico e a transferência de conhecimento. O acesso e o aproveitamento de redes sociais e bancos de dados de assinaturas, por exemplo, são um “presente” aos negócios. Isso porque a capacidade de reunir, interpretar e transferir informações é realizada como nunca foi feito antes. Isso proporcionou às empresas acesso incomparável a clientes e consumidores, permitindo que as organizações entregassem produtos novos e aprimorados.
Portanto, quando usada como um investimento estratégico e não como um meio para atingir um fim, a TI fornece às organizações as ferramentas necessárias para avaliar adequadamente o mercado e implementar estratégias necessárias para uma vantagem competitiva.
A TI protege informações valiosas
O armazenamento, preservação e manutenção de informações, conhecido como gerenciamento de informações, é outra área em que a TI brilha. O gerenciamento de informações é essencial para qualquer empresa que precise armazenar e proteger informações confidenciais (como dados financeiros) por longos períodos de tempo.
A TI oferece às empresas a capacidade de armazenar, compartilhar e fazer backup de arquivos para uso posterior, além de proteger as informações de indivíduos não autorizados. Como resultado, a TI dá às empresas a tranquilidade de que as informações que coletam e analisam podem ser armazenadas e protegidas adequadamente para uso futuro.
TI reduz custos e elimina desperdícios
Embora a TI possa parecer cara quando implementada pela primeira vez, a longo prazo, no entanto, ela se torna incrivelmente econômica. Simplificando os processos operacionais e gerenciais da empresa, a implementação de programas de treinamento online é um exemplo clássico de TI aprimorando os processos internos de uma organização, reduzindo custos e tempo dos funcionários gastos fora do trabalho. De fato, a TI permite que as empresas façam mais com menos, sem sacrificar a qualidade ou o valor.
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