Home > Facilities > Saiba a importância dos serviços de limpeza em hospitais
10-truques-de-limpeza-para-quem-ama-fazer-faxina

Saiba a importância dos serviços de limpeza em hospitais

Alguns ambientes determinados, como os hospitais, demandam serviços de limpeza específicos, desenvolvidos especialmente para a correta higienização do espaço hospitalar, que se caracteriza pelo alto risco de contaminação, seja de pacientes, médicos e funcionários, seja dos visitantes, que circulam pelos corredores dos hospitais diariamente.

Portanto, para que o hospital esteja sempre limpo, sem oferecer riscos à saúde das pessoas, é necessário que os serviços em limpeza sejam executados por profissionais qualificados, com a capacitação própria para as atividades exercidas em ambientes médicos e hospitalares, além do uso dos produtos e equipamentos desenvolvidos para esta finalidade.

Riscos que o ambiente hospitalar pode ter sem uma limpeza adequada

Por se tratar de um local onde as pessoas cuidam de suas doenças, sejam altamente contagiosas, ou não, o hospital acaba por transformar-se em um ambiente que, embora tenha como finalidade o acesso à saúde, pode transmitir diversos males, através da contaminação por vírus, germes e bactérias, que apresentam um perigo considerável para os que ali frequentam.

A maneira de eliminar estes riscos, neutralizando os agentes externos, é a limpeza profunda, que visa a descontaminação por completo, de equipamentos, roupas, leitos, e demais instrumentos de trabalho, tornando o hospital um lugar mais seguro.

Por se tratar de uma demanda constante, considerando o grande número de hospitais, o mercado para as empresas que prestam serviços de limpeza terceirizados, se expandiu, incluindo-se neste rol os serviços de limpeza em hospitais e consultórios médicos.

Como os serviços de limpeza em hospitais são executados

Algumas medidas básicas serão sempre tomadas, para garantir a descontaminação e higienização correta do hospital, compreendendo todos os seus departamentos, cômodos, quartos, corredores, lanchonetes, banheiros, e espaços de exames, proporcionando maior conforto e segurança para os pacientes.

Esterilização de equipamentos

Como são os instrumentos de trabalho utilizados por médicos e enfermeiros, diariamente, estes equipamentos deverão ser higienizados e esterilizados da maneira devida, eliminando, por completo, todos os germes e bactérias, que podem transmitir doenças e infecções, colocando em risco a saúde dos pacientes.

É essencial que sejam utilizados os produtos próprios para esta finalidade, que são capazes de neutralizar estes agentes nocivos, pois muitos destes instrumentos são reutilizados em outros pacientes, sendo responsabilidade do profissional, que está prestando os serviços de limpeza em hospitais, proceder com a esterilização total.

Por sua vez, outros equipamentos e produtos de trabalho serão descartáveis, podendo ser utilizados apenas uma vez, como seringas, gazes, tecidos, entre outros.

Limpeza dos banheiros

Os banheiros dos hospitais também devem ser limpos e desinfetados corretamente, pois são usados por muitas pessoas, todos os dias, tanto pelos pacientes e acompanhantes, quanto pelos funcionários.

Este uso constante dos banheiros requer serviços de limpeza capazes de eliminar quaisquer agentes externos, que possam ter contaminado o vaso sanitário, pias, e os demais lugares, onde o usuário pode pôr a mão e ser infectado.

Qualquer banheiro destinado ao uso público deverá receber maior atenção quanto à higienização, como garantia da segurança e saúde de todos que o utilizarem.

Lavagem de roupas e tecidos

As roupas utilizadas pelos pacientes serão lavadas com o uso de produtos específicos para a higienização profunda destes tecidos, pois também poderão ser contaminadas, dependendo da enfermidade apresentada pelo paciente.

As roupas de cama e de banho, qual seja, lençóis, fronhas, cobertores, toalhas de banho e toalhas de rosto, necessitam também de uma lavagem própria, para que todas as impurezas e manchas sejam devidamente removidas, promovendo a limpeza profunda dos tecidos.

Como medida de segurança, alguns tipos de roupas e tecidos são descartáveis, sendo mais práticos e seguros, facilitando os serviços de limpeza deste departamento.

Descarte do lixo hospitalar

Resultado de exames e cirurgias, o lixo hospitalar é altamente contaminado, devendo ser descartado da maneira correta, de forma que não polua o meio ambiente, e não coloque em risco a saúde da população em geral.

No processo de descarte do lixo hospitalar, a empresa, que está prestando os serviços de limpeza, deverá garantir que não ocorrerá a contaminação de nenhuma outra superfície, a chamada contaminação cruzada, na qual os agentes nocivos são transmitidos de um lugar para o outro.

Limpeza geral do hospital

Os ambientes gerais, como os corredores, escadas, elevadores, recepção, lanchonetes, chão dos quartos, salas, e demais espaços, também requerem serviços de limpeza especiais, que serão realizados através do uso de desinfetantes e produtos próprios, para uma limpeza profunda, pois são os locais de maior circulação diária de pessoas, sendo essencial a higienização destes espaços.

Uso de luvas e máscaras de proteção

A maior medida para garantir a segurança e a integridade, dos funcionários que prestam os serviços de limpeza, é o uso de luvas, máscaras, e outros equipamentos, que sejam necessários para neutralizar qualquer risco de contaminação destes profissionais.

O uso dos equipamentos de proteção garantem a segurança também dos pacientes e visitantes, evitando que os funcionários transmitam qualquer tipo de contaminação para outras pessoas.

É fundamental que a firma de limpeza proceda com o descarte correto destas luvas e máscaras, dada a presença de um grande número de agentes, bactérias e vírus, oferecendo muitos riscos, caso não sejam devidamente eliminados.

Os tipos de limpeza presentes nos hospitais

  1. Desinfecção: este tipo de limpeza possui como finalidade eliminar agentes patogênicos e nocivos, em sua maioria, por meio do uso de produtos químicos.
  2. Descontaminação: é a prática que visa proteger pacientes e funcionários, através da limpeza profunda de materiais que contenham bactérias, germes e vírus.
  3. Limpeza concorrente: é a higienização de manutenção, que é realizada durante o período de internação de um paciente. Portanto, é um procedimento que ocorre diariamente, visando maior proteção e segurança para o paciente e seus visitantes.
  4. Limpeza especial: em alguns casos, o paciente pode apresentar um quadro de infecção severa, contaminando os instrumentos utilizados, e correndo o risco de contrair novas infecções e doenças. Nesta hipótese, será realizada a limpeza especial, onde o leito do paciente e todos os instrumentos médicos serão higienizados, por meio de produtos próprios.
  5. Limpeza preparatória: é a higienização dos ambientes hospitalares, para receber novos pacientes, proporcionando conforto e segurança.
  6. Limpeza final: é a limpeza feita assim que um paciente recebe alta, é transferido, ou vem a óbito. Portanto, os profissionais procedem com a eliminação de agentes de contaminação, resultantes deste período em que o enfermo esteve internado.

Através da plataforma oHub, é possível encontrar pelas melhores empresas de limpeza atuantes no mercado, com a especialização para higienização de hospitais, garantindo a segurança e a saúde dos pacientes.

Sobre Equipe oHub

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial