Home > Gestão de condomínios > Segurança patrimonial e predial: o que é e as melhores empresas para contratar
seguranca-patrimonial-e-predial

Segurança patrimonial e predial: o que é e as melhores empresas para contratar

A segurança patrimonial tem como objetivo garantir a integridade das pessoas e do patrimônio de uma empresa, condomínio ou residência. E é aí que o conceito de segurança patrimonial e predial se reúnem. 

A segurança predial tem como objetivo proteger o condomínio e os condôminos de imprevistos como furto, roubo, incêndios, invasão de propriedade e mais. 

Para isso a segurança patrimonial e privada utiliza estratégias como: 

  • controle de acesso;
  • vigilância patrimonial;
  • prevenção de incêndios e mais. 

Engana-se quem acredita que o conceito sobre o que é segurança patrimonial está relacionado apenas ao cargo de vigilante patrimonial de guarita, por exemplo.

Um profissional capacitado e certificado deve exercer funções e atividades como:

  • criação de um plano de segurança patrimonial para o condomínio ;
  • realizar a análise de risco de segurança patrimonial;
  • implementar atividades de inteligência; 
  • garantir a segurança física do local e mais. 

Isso quer dizer que a segurança patrimonial e predial é responsável por planejar, executar e monitorar ações de preservação a infortúnios aos quais o local e seus moradores possam estar sujeitos. 

Como realizar a segurança patrimonial e predial? 5 passos

1. Contratação de uma empresa especializada

A primeira coisa que você deve saber se estiver considerando contratar um profissional para realizar o trabalho de segurança patrimonial e predial é que essa é uma profissão regida pela Polícia Federal

Isso quer dizer que um profissional só pode realizar as atividades de segurança patrimonial se autorizado pela Polícia Federal.

Para que isso aconteça ele deve, entre outras coisas ter:

  • concluído o curso de segurança patrimonial;
  • conquistado o certificado;
  • atuar em conjunto com uma empresa autorizada. 

As atividades de segurança patrimonial estão regulamentadas pela Lei nº 7.102, de 1983.

A terceirização da segurança patrimonial garante que você está lidando com profissionais certificados, que cumprem os requisitos para exercer a função. 

Conheça a lista completa de empresas de Segurança Predial cadastradas no site da oHub. Como você poderá ver, existe uma lista de empresas que tiveram seus documentos verificados. Entretanto, para sanar qualquer dúvida você pode verificar a legalização da empresa acessando o site da Polícia Federal.

2. Sistemas de monitoramento 

Entre as opções mais comuns de sistemas de monitoramento para segurança patrimonial estão:

  • alarmes; 
  • sistema de detecção e contenção de incêndios;
  • sistemas de câmeras de vigilância (CFTV);
  • portaria virtual para condomínios;
  • controle de acesso como leitor biométrico e mais. 

A equipe da empresa de segurança predial contratada irá realizar um planejamento de atuação para definir quais das ferramentas listadas acima serão usadas e como serão usadas. O serviço de inteligência da segurança patrimonial deve agir de acordo com:

  • os riscos com o local corre;
  • com sua gravidade;
  • probabilidade da ocorrência.

Alguns desses sistemas de apoio à segurança patrimonial e predial são particularmente importantes como o CFTV. Além de auxiliar na detecção de quem se movimenta pela propriedade e o que está fazem, também atua como inibidor da atuação de crimes e na identificação de criminosos. 

3. Acompanhamento do perímetro 

Uma vez que o objetivo é proteger o condomínio, é fundamental manter afastados os riscos como assaltantes e sequestradores. Para isso é fundamental começar a vigilância pelo lado de fora do prédio. 

Ao acompanhar a movimentação do entorno a equipe de segurança do prédio pode ser preparar para conter qualquer ameaça a segurança do patrimônio e dos moradores. 

Ser pego de surpresa pela ação de criminosos pode ser fatal, por isso, contar com um sistema de câmeras e alarmes externos também vai auxiliar os profissionais a cumprirem seu papel, sem ampliarem o risco de violação da propriedade e de ferimento. 

seguranca-patrimonial-e-predial

4. Criar normas de segurança

Não é possível garantir a segurança se não há padrões de segurança em vigor e cada morador e profissional que transita pelo local tem um tipo de comportamento. 

As normas de segurança devem ser criadas pelos profissionais da área e respeitadas por todos que convivem no mesmo local. 

É fundamental que os moradores cumpram as normas e, para isso, é fundamental criar apresentações que expliquem a razão para todos os cuidados dispostos nas regras. 

O síndico e a equipe de segurança devem realizar treinamentos com moradores e demais funcionários para que a cultura de segurança seja transmitida. 

É importante que cada morador compreenda que uma falha pode pôr em risco a segurança de todos. 

A identificação de visitantes, por exemplo, geralmente, causa um desconforto, mas, sendo norma, deve ser seguida. 

Caso você seja um profissional da área ou síndico, informe as regras para moradores e faça com que eles entendam sua importância.

5. Definição de procedimentos de emergência

Uma vez que a segurança tenha sido violada e que, por exemplo, um assaltante tenha invadido o condomínio, quais são os procedimentos de emergência?

Caso um incêndio tenha começado em um dos apartamentos. O que deve ser feito? 

Parte do trabalho de segurança patrimonial e predial é identificar riscos e criar um plano para contê-los em caso de ocorrência. 

Com processos bem definidos a chance de sucesso em casos de emergência é muito maior. 

Alguns processos devem ser compartilhados com moradores, empresa de administração e síndico, entretanto, outros devem ser sigilosos para evitar compartilhamento de informação com pessoas má intencionadas. 

Se você está em busca de uma empresa de segurança predial, converse com alguns clientes da empresa que está considerando e questione sobre a atuação em diferentes situações. Também é importante questionar diretamente aos profissionais sobre cada um dos tópicos que listamos aqui. Assim você fica seguro de que tudo está correndo da melhor maneira possível. 

Onde encontrar uma empresa de segurança predial?

Com segurança não se brinca e é por isso que você deve estar atento desde a etapa de pesquisa pela empresa certa.  

Conheça a lista completa de empresas de Segurança Predial cadastradas no site da oHub. 

O passo a passo para solicitar uma proposta é simples e em menos de cinco minutos você contacta diversas empresas com apenas um pedido:

  • preencha as informações básicas sobre o serviço que você precisa;
  • especifique a localização da sua empresa;
  • forneça os dados para contato do fornecedor.

Pronto! Agora é só aguardar as propostas comerciais de fornecedores qualificados, em sua região. 

Veja no vídeo abaixo como o oHub ajuda a sua empresa a encontrar fornecedores de serviços:


Economize tempo e obtenha melhores preços. Solicite hoje seu pedido de orçamento 

Sobre Equipe oHub

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial