A Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) é uma atividade – agora online – anual obrigatória nas empresas.
O objetivo é prevenir acidentes e doenças ocupacionais entre os funcionários. Criar oportunidades de promover conhecimento e reflexão sobre os atos de segurança. Esta semana deve ser elaborada com base no campo de atuação da empresa.
É importante priorizar assuntos relacionados à atividade principal da companhia.
Uma pesquisa interna para saber quais os temas de maior interesse dos trabalhadores é uma boa maneira de programar palestras que incentivem a participação e atenção dos participantes.
Covid-19, e agora?
O Brasil começou a quarentena em março de 2020. Passados alguns meses, tem acontecido a flexibilização gradativa do isolamento que varia conforme as estatísticas de casos e estrutura da cidade.
- Leia também sobre: Cuidados contra CORONAVÍRUS
Com o cenário indefinido e a impossibilidade de fazer a SIPAT presencial, as empresas têm a viabilidade de realizar a Semana Interna de Prevenção no formato online.
SIPAT online
Como regra, as palestras devem tratar 50% sobre temas relacionados à prevenção de acidentes e doenças do trabalho e 50% sobre temas relacionados à prevenção e promoção à saúde.
Assim como aconteceria no formato presencial, a agenda dos participantes deve ser reservada para presença no evento.
Entretanto, como principal diferença, a palestra online é transmitida pela internet e assistida pelo computador, tablet ou celular.
“Acredito que o número de SIPAT presencial caíra consideravelmente, mesmo após a normalização das atividades”, comenta Rodrigo Iubel, conhecido como Xuxa, da Labor Fit. “O novo normal será fazer mais uso da internet para resolver questões profissionais”.
A empresa está adaptada para a nova estrutura da SIPAT. “Disponibilizamos o conteúdo durante toda a semana agendada. Pode ser em nossa plataforma ou na plataforma do cliente”, conta Xuxa.
O processo de acesso remoto é simples. O participante é liberado mediante login e senha.
As definições sobre a SIPAT pós-pandemia estão sob análise, mas a aposta é que a atividade online será habitual.
“Não há impedimento em realizar a SIPAT online se a empresa tiver estrutura para criar conteúdo”, explica Tereza Xavier, da CSQV Saúde. “Oferecemos aulas de yoga, meditação e dança por webinar, por exemplo”.
SIPAT na empresa
Apesar da rotina alterada na maioria das áreas, empresas dos setores essenciais, como alimentação, farmacêutico e higiene, não pararam a produção.
As equipes que atuam em fábricas, por exemplo, participam da SIPAT na empresa.
Seguindo as orientações da OMS (Organização Mundial da Saúde), como aferir a temperatura dos participantes, mantê-los num distanciamento mínimo de um metro e fazendo uso de máscara de proteção, a equipe é acomodada num ambiente devidamente higienizado.
Neste ambiente é transmitida a SIPAT – seja palestra ou outra atividade -, no telão ou televisor em horário pré-estabelecido. Desta maneira, os funcionários que por ventura não tiverem fácil acesso à internet garantem participação no evento.
Presença na SIPAT
A GDF Automação e Palestras moldou seu conteúdo para online quando foi anunciado o isolamento social.
Vídeos exclusivos e webinar são o foco da empresa. “A SIPAT é importantíssima para a conscientização dos funcionários sobre assuntos recorrentes no mundo corporativo”, conta a treinadora e palestrante Carla Galo.
No geral, segurança do trabalho e saúde física e mental são os temas mais solicitados para apresentar na SIPAT. “Sem bem-estar e segurança da equipe não há ganho para a empresa”, diz Galo.
A certificação de participação dos funcionários e lista de presença fica sob responsabilidade da empresa contratante, seja no formato presencial ou online.
Quer contratar treinamento empresarial?
Se você quer contratar um fornecedor para realizar um serviço de treinamento empresarial, o oHub pode ajudar. Faça uma cotação e receba diversas propostas com um só pedido, ou veja a lista de empresas que realizam treinamento empresarial.
É fornecedor? Cadastre-se no oHub, para conquistar novos clientes.
Ideias Dicas para fazer seu negócio crescer