Os sistemas gratuitos para lojas, disponíveis na internet, muitas vezes podem resolver uma boa parte do problema de administração, facilitando a vida do pequeno empresário que, devido ao porte da empresa, não tem condições de comprar um programa ou mesmo pagar algumas mensalidades, que acabam interferindo no orçamento empresarial.
Mesmo assim, muitos pequenos empresários estão dispostos a implantar sistemas gratuitos para lojas que lhes possibilite o controle total de todas as transações realizadas, uma vez que, sendo sistemas gratuitos, os programas oferecidos na internet em sua maior parte não atendem determinadas particularidades, servindo grosso modo para o controle, mas deixando a desejar em outros aspectos.
Enquanto não têm possibilidade de adquirir ou alugar um programa, contudo, muitos pequenos empresários acabam buscando os sistemas gratuitos para lojas, visando agilizar os controles necessários para seus negócios.
Os sistemas gratuitos para lojas podem trazer alguma vantagem para as empresas quando são negócios comuns, práticos, com compra e venda de mercadorias, ou seja, transações rotineiras que não exigem muito de um sistema. Até aí podemos inferir que os sistemas gratuitos atendem mas, como já dissemos, cada empresa tem a sua particularidade e, mesmo os pequenos negócios exigem que determinadas situações sejam tratadas segundo critérios particularizados.
Tomando como exemplo uma loja de roupas, naturalmente um sistema gratuito para lojas poderá atender genericamente o estoque, as compras e vendas e eventuais transações necessárias, mas dificilmente poderá detalhar o estoque de cada tipo de roupa, podendo dar ao empresário uma visão geral de seus negócios, mas não permitindo que se faça um controle mais rígido, como projeção de reposição de um determinado produto.
Ou mesmo se analisarmos uma loja que vende diversos artigos, de diferentes marcas, com procedências também distintas. O controle geral também pode ser feito, mas não há a possibilidade de detalhamento dos produtos vendidos.
Para um empresário, principalmente de pequeno porte, a falta de um sistema que possa efetivamente gerenciar o seu negócio acaba sendo um grande obstáculo: em primeiro lugar, dificulta a possibilidade de projeções futuras, o que cria empecilhos também para o crescimento da empresa. Em segundo, gera despesas decorrentes de mão de obra e de tempo dos funcionários, cujas atividades precisam ser otimizadas para melhor aproveitamento.
Sistemas para pequenas lojas: otimizar para crescer
Em alguns casos, o empresário precisa unir as funcionalidades de diversos sistemas gratuitos para lojas, cada um servindo para determinada área da empresa, criando assim sistemas diferenciados, seja para o departamento financeiro, controle de contas a pagar, controle de contas a receber, controle de estoques, uma vez que apenas um sistema não pode trazer todas as soluções.
Esse tipo de solução pode até ser viável para determinados negócios, mas acaba também gerando relatórios diferentes para cada sistema, que devem ser unificados manualmente, fazendo com que o empresário, novamente, tenha de recorrer a mão de obra de seus funcionários para centralizar as informações que precisa.
O que o pequeno empresário deve entender é que, atualmente, o gerenciamento de seu negócio tem necessidade de otimização, de um sistema unificado que possa facilitar todas as operações e que possa lhe dar uma visão geral de seu negócio, sem tantos entraves ou complicações.
A tecnologia tem avançado rapidamente e, com isso, muitas facilidades são disponibilizadas, principalmente quando se trata de pequenas empresas e, assim, o pequeno empresário tem condições de encontrar o sistema mais viável e particularizado para o seu empreendimento.
Diante dessas tantas inovações, basta apenas que se faça uma pesquisa e alguns orçamentos, comparando os custos de um sistema exclusivo com os custos que estão sendo aplicados para a organização. Entre um prato e outro da balança, certamente a aplicação de recursos num sistema apropriado, desenvolvido especificamente para o pequeno negócio, mesmo que extrapole os orçamentos iniciais, irá gerar benefícios a curto prazo, facilitando a vida do empresário e lhe dando possibilidade de aplicar os recursos disponíveis para investir em seu empreendimento e lhe dar uma visão mais clara das metas que poderá atingir.