Home > Recursos Humanos > Team building: 3 dinâmicas de grupo para integração da equipe
team building
Dinâmicas para team building: as melhores.

Team building: 3 dinâmicas de grupo para integração da equipe

O team building é uma ferramenta que envolve a aplicação de atividades práticas em grupo, utilizando dinâmicas lúdicas e interativas para fortalecer o envolvimento dos membros de uma equipe de pessoal, ao mesmo tempo em que possibilita também melhorar o relacionamento com as diferentes equipes dentro de uma empresa, tendo como objetivo contar com profissionais mais engajados, que saibam como trabalhar em equipe, atingindo assim resultados mais consistentes.

Através do team building, a equipe pode desenvolver relações mais harmônicas, com interações mais dinâmicas, gerando novas experiências de aprendizado, que oferecem resultados mais duradouros e efeitos, levando os colaboradores a desenvolver melhor autoconhecimento.

Entre os principais benefícios oferecidos pelas dinâmicas aplicadas ao team building, podemos considerar:

  • Aumento da moral da equipe e desenvolvimento de capacidades de liderança;
  • Maior criatividade através do rompimento de barreiras;
  • Definição mais clara dos objetivos e metas para cada colaborador;
  • Melhora nos processos empresariais e procedimentos;
  • Melhoria da produtividade dentro da organização;
  • Análise mais aprofundada dos pontos fortes e fracos de cada colaborador e das equipes;
  • Maior capacidade para resolução de problemas.

Receba orçamentos grátis e sem compromisso de team building.

O oHub faz o trabalho de cotação para você.

  • Receba cerca de 5 propostas em até 24 horas
  • Economize tempo
  • Consiga melhores preços

Dinâmicas que podem ser aplicadas no team building

São inúmeras as dinâmicas de grupo que podem ser aplicadas durante os encontros de team building. Entre elas, destacamos algumas específicas:

1.    Estímulo da interação e formação de novos grupos

Uma dinâmica é uma atividade que deve ser realizada em grupo. Quando se permite que os colaboradores criem sozinhos suas equipes, muito provavelmente eles irão se reunir a pessoas com quem já trabalham, o que não vai deixar atingir o objetivo da interação. A sugestão desta dinâmica é exatamente para criar novas interações e formar novos grupos.

A primeira fase é solicitar a todos para formar uma fila, utilizando o mês de nascimento de cada colaborador, ficando em primeiro lugar quem nasce em janeiro e, por último, os que nascem em dezembro.

Esta etapa serve para que todos possam começar o processo de interação, já que deverão saber o mês de nascimento de cada um e se colocar no seu devido lugar na fila.

O organizador deve, então, seguir a ordem de mês de nascimento para separar todos os integrantes, mantendo a quantidade necessária para as outras atividades. Assim, torna-se mais fácil gerar interação entre colaboradores que não trabalham juntos.

2.    Dinâmica para quebrar o gelo

É normal que, no início das atividades do team building, os integrantes estejam meio distanciados. Para quebrar o gelo, é necessário criar grupos pequenos, com um máximo de 5 pessoas, solicitando a eles que descubram coisas em comum. As informações em comum não devem ser aquelas já conhecidas, como profissão, cargo ou seção, mas sim coisas pessoais.

Além disso, cada integrante também deve encontrar uma característica que seja única no grupo. O objetivo é fazer com que todos os colaboradores se tornem mais próximos, conhecendo melhor os companheiros de trabalho.

3.    Promovendo discussões mais saudáveis

A dinâmica vai exigir a separação em grupos com pelo menos 6 participantes cada um. Cada grupo deve ser posicionar em círculo e cada um deles deve ter um tópico para que se comece uma discussão sobre o assunto.

Algumas regras devem ser seguidas:

  • Cada participante tem sua vez de falar, sem qualquer ordem, ou seja, quem tiver vontade pode falar primeiro;
  • Quando terminar sua exposição, cada participante deve fazer sinal de positivo com a mão;
  • Quem já tenha se manifestado só poderá falar novamente depois que todos estiverem fazendo o sinal de positivo;
  • Depois da primeira rodada, os integrantes devem falar novamente sobre o mesmo tema.

O objetivo é que, em uma média de 5 minutos, todos possam manifestar suas opiniões, gerando maior interação para discussões profissionais.

Onde aplicar as atividades de team building

As atividades de team building podem ser as mais variadas, utilizando um dia inteiro ou mesmo alguns dias. O ideal é que essas atividades ocorram fora do ambiente da empresa, em local afastado e totalmente diferente, como, por exemplo, uma chácara ou um hotel.

É desejado que todas as atividades sejam integradas e tenham um tema específico. Assim, quando o team building é feito em um único dia, os colaboradores devem ser reunidos na empresa e levados para o local onde serão realizadas as atividades.

Para o organizador, é possível aplicar as atividades de dinâmicas de grupos e intercalar com jogos esportivos, como o futebol ou o vôlei, ou algum preferido pelos colaboradores, deixando essa atividade à vontade de cada um.

As atividades de dinâmica de grupo no team building ajudam o colaborador a entender melhor sua posição dentro da empresa e sua importância para a equipe como um todo.

Veja no vídeo abaixo como o oHub ajuda a sua empresa a encontrar fornecedores de serviços:

E se você quer contratar um fornecedor para realizar um serviço de team building, o oHub pode ajudar. Faça uma cotação e receba diversas propostas com um só pedido ou veja a lista de empresas que realizam atividades de team building.Caso seja um fornecedor, cadastre-se no oHub para conquistar novos clientes.

Sobre Equipe oHub

O oHub é uma ferramenta que conecta empresas que estão precisando de um prestador de serviço com aquelas que buscam novos clientes.
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial