A integração entre os membros de uma equipe em qualquer ambiente de trabalho vai depender, basicamente, da forma como cada colaborador é conduzido. O Team Building é uma das formas de melhorar a integração, fazendo com que os colaboradores tenham maior nível de comprometimento e profissionalismo, demonstrando suas qualidades e potencialidades.
Contudo, não basta apenas que a empresa ofereça cursos e treinamentos voltados para a integração se outras condições não forem oferecidas. Algumas ações podem ser tomadas para que a empresa tenha um ambiente de trabalho mais produtivo, como podemos ver a seguir:
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1. O líder não deve adiar a solução de problemas
Alguns profissionais costumam adiar a solução de problemas acreditando que, com o tempo, tudo acaba se resolvendo. Em muitos casos, no entanto, os problemas podem se tornar ainda mais difíceis de serem resolvidos.
Como resultado dessa atitude, o ambiente na empresa se torna desagradável, levando os colaboradores a não terem motivação e entusiasmo com suas atividades. Ao mesmo tempo, a liderança do administrador fica ameaçada.
2. O líder deve agir no tempo certo
O Team Building demonstra que a ação no tempo certo é a forma mais correta de resolver qualquer tipo de problema. Quando o líder percebe que qualquer coisa está ocorrendo de errado, deve agir de imediato sem esperar que a situação se torne mais complicada.
Caso os colaboradores percebam que o seu líder não está adotando a atitude correta, terá como resultado uma frustração generalizada, além de oferecer a outro profissional a oportunidade de agir, situação que não é a melhor opção.
3. O líder deve estar sempre aberto ao diálogo
Para que a equipe esteja totalmente integrada, é essencial que o líder esteja disponível para ouvir sugestões, queixas e possíveis críticas. Os colaboradores devem contar sempre com um líder próximo e aberto, disposto a manter um bom relacionamento com cada profissional, evitando assim que conversas paralelas possam estragar o bom ambiente na empresa.
4. Reuniões para integração da equipe
Uma excelente maneira de promover a integração da equipe é através de encontros informais. Esses encontros podem ser feitos fora do ambiente da empresa, em finais de semana, por exemplo, promovendo churrascos para que as pessoas possam conversar sobre assuntos não ligados à vida profissional, levando seus familiares, vivenciando momentos agradáveis com jogos ou atividades que criem maior integração.
5. Investir em Team Building
O treinamento é uma atividade que não pode ser negligenciada por qualquer empresa, em qualquer ramo de atividade. No entanto, não basta apenas oferecer cursos voltados para especialização ou para o desenvolvimento de novas habilidades e competências.
Além de palestras e cursos envolvendo as atividades de cada profissional, é importante investir em Team Building, uma técnica mais apropriada para promover a integração e melhorar o relacionamento entre os profissionais.
O Team Building é oferecido por empresas especializadas em comportamento humano, desenvolvendo atividades fora do ambiente de trabalho, preferencialmente em chácaras ou hotéis fazenda, onde os participantes irão atuar em equipe através de jogos e simulações, de dinâmicas de grupo ou de outras atividades.
Fugindo do treinamento tradicional, o Team Building apresenta técnicas específicas para desenvolver melhor integração entre os profissionais, ao mesmo tempo em que possibilita desenvolver potencialidades que geram impactos positivos na vida profissional e pessoal.
Através do Team Building, os colaboradores conseguem melhorar a automotivação e o entusiasmo, favorecendo o desenvolvimento pessoal e influenciando positivamente no ambiente de trabalho, trazendo maior disposição e criatividade para todos.
A integração dos membros da equipe de colaboradores é sempre um desafio para o líder, mas é um objetivo que pode ser facilmente alcançado através das técnicas desenvolvidas no Team Building.
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