Home > Recursos Humanos > Team building e liderança – Qual o papel do líder?
team building
O team building revela o papel do líder na organização.

Team building e liderança – Qual o papel do líder?

A liderança é considerada como uma habilidade que pode ser desenvolvida por qualquer profissional que adote a postura adequada e conheça bem cada um dos integrantes de sua equipe. O team building é uma atividade que permite o desenvolvimento da liderança de uma forma natural, já que possibilita a tomada de decisões.

Em organizações que possuem um bom clima organizacional, que são voltadas para a excelência, os bons resultados são conseguidos através das capacidades de seus profissionais, desenvolvidas ao longo de sua atuação, gerando maior produtividade e agilidade e criando maior competência em todos os colaboradores.

O papel do líder dentro das organizações é transformar novas estratégias em ações de forma rápida, gerenciando os processos eficientemente, otimizando o comprometimento dos membros da equipe e criando bases para atitudes sustentáveis.

Através das atividades de team building é possível desenvolver novos comportamentos que poderão ser de grande apoio nas atividades do dia a dia, fazendo com que novos líderes possam se desenvolver e melhorar o desempenho de todos os colaboradores.

Para o líder, o principal objetivo é explicar o que deve ser executado e, ao mesmo tempo, solicitar sugestões aos membros de sua equipe, gerenciando o cumprimento das tarefas e essa é uma atitude muito vista durante a realização das atividades de team building.

Como se trata de uma necessidade, o líder consegue entender que as tarefas podem ser melhor executadas quando ele próprio serve como estímulo e incentivo para os membros da sua equipe.

Receba orçamentos grátis e sem compromisso de team building.

O oHub faz o trabalho de cotação para você.

  • Receba cerca de 5 propostas em até 24 horas
  • Economize tempo
  • Consiga melhores preços

O líder no team building e na empresa

Da mesma forma como uma pessoa atua nas atividades de team building, ele vai agir durante suas tarefas na empresa. O seu papel é gerar condições favoráveis para seus companheiros de trabalho, ouvindo seus liderados e criando um clima onde cada um pode se manifestar para melhorar o ambiente empresarial.

Podemos perceber que qualquer meta, em si mesma, não oferece motivação suficiente para os colaboradores. Com as atividades de team building, as pessoas encontram a motivação para conciliar todas as metas, buscando sua concretização e essa característica pode ser desenvolvida dentro da empresa.

Para quem é um líder, é importante entender que ele é o responsável pelo desempenho de cada membro da equipe, já que é ele quem vai determinar as tarefas individuais e, ao mesmo tempo, conduzir toda a equipe para atingir os objetivos.

Nas atividades de team building os profissionais acabam por descobrir que é preciso, na maior parte das vezes, considera o que seja melhor para a equipe e não para o que cada um pretende.

Agindo dessa maneira, os profissionais podem se mostrar mais vulneráveis, mas, como pessoas conscientes, descobrem que também podem errar e percebem, com o passar do tempo, que a experiência de liderança se torna cada vez melhor quando cada um se preocupa com as condições de seus liderados.

Como se forma uma boa equipe com um excelente líder

A formação de uma boa equipe de trabalho é feita em quatro fases bem distintas, sendo esta uma experiência que deve ser levada a efeito durante as atividades de team building e, consequentemente, aplicada na empresa:

  • A formação da equipe, quando as pessoas ainda estão se conhecendo e criando uma identidade para o time, como ocorre no team building, alinhando os principais valores que irão conduzir os trabalhos;
  • O time potencial, momento em que s membros começam a apresentar suas opiniões, analisando as situações e se tornando mais flexíveis com seus companheiros. Nessa condição, o líder ainda não se manifesta de forma concreta;
  • Fase de normatização, quando os objetivos são mais definidos e se mostram mais claramente. É uma etapa em que o líder começa a se manifestar e agregar os membros de sua equipe;
  • O time de alta performance, que possibilita a cada um entender sua participação individual e coletiva, buscando atingir as metas através da liderança.

As atividades de team building possibilitam a formação e manutenção de uma equipe dentro das expectativas necessárias para que a empresa consiga atingir mais rapidamente seus objetivos.

Veja no vídeo abaixo como o oHub ajuda a sua empresa a encontrar fornecedores de serviços:


E se você quer contratar um fornecedor para realizar um serviço de treinamento de team building, o oHub pode ajudar. Faça uma cotação e receba diversas propostas com um só pedido ou veja a lista de empresas que realizam atividades de team building.Caso seja um fornecedor, cadastre-se no oHub para conquistar novos clientes.

Sobre Equipe oHub

O oHub é uma ferramenta que conecta empresas que estão precisando de um prestador de serviço com aquelas que buscam novos clientes.
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial