Integrar o time adequadamente é fundamental para melhorar o ambiente de trabalho e alcançar mais resultados. Nesse sentido, o foco no desenvolvimento individual e coletivo costuma ser bastante útil. Entre as soluções existentes, está o team building.
Por meio dele, os colaboradores têm a oportunidade de interagir fora do ambiente de trabalho e desenvolver características essenciais para melhorar o trabalho. Com a aplicação correta da ferramenta, portanto, é possível levar sua empresa a um novo patamar.
Na sequência, você acompanha o que é team building e como colocá-lo em prática. Confira!
O que é team building?
O team building consiste em um conjunto de atividades que buscam promover a integração e a colaboração entre os membros de uma equipe.
Esse é um conceito inovador para o treinamento de qualquer time. Literalmente, podemos traduzir team building como “Construção de Equipes”, mas o conceito não se limita apenas ao fornecimento de técnicas de cada área, nem à capacitação de cada funcionário em sua tarefa.
O team building vai além disso: busca também fornecer técnicas de desenvolvimento emocional e comportamental. Essa é uma necessidade atualmente buscada pelas empresas, já que apenas treinamentos específicos e técnicos não mais atendem às necessidades de envolvimento e participação entre os membros de uma equipe.
Com a utilização de técnicas aplicadas no team building, o que se pretende é criar laços de relações profissionais e pessoais entre os colaboradores de uma empresa. Desse modo, o foco está em atingir níveis de produtividade cada vez melhores, com a consequente satisfação dos membros da equipe.
3 principais benefícios do team building
A adoção estratégica do team building oferece diversas vantagens, entre as quais se destacam:
- fortalecimento da comunicação entre membros da equipe;
- aumento no engajamento e na motivação;
- promoção de um ambiente de trabalho mais colaborativo.
Quer descobrir quais são os efeitos positivos de modo detalhado? Continue a leitura e saiba mais!
Fortalecimento da comunicação entre membros da equipe
As atividades do team building buscam abrir um canal de comunicação entre os membros do time. Com esse treinamento, as pessoas podem expressar ideias e opiniões, bem como compartilhar informações e conhecimento.
Outra questão para observar é o desenvolvimento da confiança entre as pessoas, ao mesmo tempo que os membros da equipe superam as barreiras entre os níveis hierárquicos. Graças a essas atividades fora do ambiente de trabalho, as pessoas se sentem mais propensas a pedir e oferecer ajuda, inclusive sem se ater a uma comunicação formal e engessada.
Ainda, essa é uma oportunidade para identificar eventuais falhas de comunicação, gargalos e pontos de melhoria. Ao perceber que não há uma troca de informações relevantes, por exemplo, os integrantes podem adaptar comportamentos para estabelecer um fluxo melhor.
Por causa desses pontos, um treinamento desse tipo é capaz de fortalecer a comunicação entre os colaboradores no cotidiano. O aprimoramento dessa habilidade permite que a equipe resolva problemas com mais eficiência, além de evitar ruídos de comunicação que causam conflitos, por exemplo.
Aumento no engajamento e na motivação
Outro benefício do team building é a capacidade de elevar a motivação e o engajamento dos colaboradores. Uma das razões para esse resultado é que as pessoas se sentem mais conectadas entre si e com a empresa.
Em um cenário do tipo, ocorre um aumento na capacidade de entrega e no nível de envolvimento com o ambiente de trabalho. Em especial, é possível atingir esse novo patamar de motivação por causa do senso de pertencimento criado pelo fortalecimento de laços.
Afinal, se os profissionais se sentem mais conectados com seus pares, lideranças e com a companhia, é natural que eles se esforcem mais para contribuir com todo o grupo.
Também vale destacar o papel do team building como uma ferramenta de descompressão do estresse diário do ambiente de trabalho. Há muitas oportunidades de descontração e diversão, o que eleva o bem-estar e até o desempenho. Segundo a Universidade de Oxford, profissionais felizes são 13% mais produtivos.
O aumento na motivação e na satisfação também ajuda a melhorar outras métricas importantes, como a retenção de talentos. No geral, colaboradores mais satisfeitos e engajados tendem a ficar mais tempo na companhia, o que contribui com a redução da taxa de turnover.
Promoção de um ambiente de trabalho mais colaborativo
A melhoria na comunicação e o aumento nos níveis de engajamento e motivação são essenciais para gerar outro benefício: a criação de um ambiente de trabalho mais colaborativo.
Esse ambiente se caracteriza pela atuação coletiva e eficiente do time, com o compartilhamento de informações, responsabilidades e resultados. Desse modo, todos se envolvem com o alcance das metas e com as iniciativas necessárias para atingir esses resultados.
No team building, essa é uma característica bastante trabalhada porque as pessoas precisam trabalhar em grupo para superar desafios. Além da troca de ideias e experiências, é preciso combinar habilidades e oferecer apoio mútuo para que todos sejam bem-sucedidos.
De volta ao ambiente de trabalho, esse tipo de experiência fortalece o respeito entre as partes e traz mais visibilidade sobre os pontos fortes e necessidades de cada um.
Graças ao treinamento, um colaborador entende melhor as dificuldades e o potencial de um colega. Assim, ele tem a chance de usar habilidades complementares para que ambos alcancem o sucesso em um projeto, por exemplo.
Ainda, essa é uma solução que diminui a competitividade interna em um nível negativo. Embora seja positivo ter certo grau de competitividade, esse nível não pode ser excessivo para evitar que as pessoas priorizem o sucesso individual em detrimento dos resultados coletivos.
A importância do team building para as empresas
A concorrência atual é um dos principais motivos para a aplicação de técnicas de Team Building dentro das empresas. Com essa abordagem, todos dentro da empresa são capazes de analisar os problemas encontrados, tomar as decisões mais adequadas e intervir de maneira consciente para a solução dos problemas.
Graças a esses impactos, a empresa pode conseguir melhores resultados ao criar em cada um a responsabilidade pela condução dos processos e integrar as pessoas à empresa.
A seguir, confira mais impactos positivos que justificam a importância dessa abordagem!
Fortalecimento da integração e dos vínculos entre colaboradores
Essa integração é de extrema importância e permite que, por meio das atividades praticadas no team building, os colaboradores criem mais entrosamento. Essa é uma forma de conhecer mais a fundo seus companheiros de trabalho e permitir atividades em conjunto.
A proposta do team building extrapola uma simples ação motivadora. Com esse tipo de treinamento, a empresa pode atingir pontos antes muito ligados ao emocional dos colaboradores, como o entusiasmo, o autoconhecimento, a autoconfiança e a superação das próprias limitações.
Desenvolvimento de competências para otimizar o clima organizacional
Ainda que possa parecer estranho, tirar os colaboradores do ambiente organizacional e conduzi-los a atividades externas cria laços mais fortes e duradouros. A criação de vínculos entre os colaboradores torna mais fácil conduzir os processos dentro de uma organização.
Com o team building é possível desenvolver questões como o espírito de equipe, a comunicação, o planejamento e a organização. Também há como manter sempre em alta as questões de liderança e de produtividade, bem como criar um relacionamento interpessoal que possa promover melhores relações entre os colaboradores.
Versatilidade para aplicação em diferentes contextos
O team building é um tipo de intervenção que pode ser colocado em todos os modelos de equipes, que estejam em qualquer de suas fases de evolução.
É aplicável tanto a um grupo que está sendo montado como a uma equipe que passa por problemas, um time que esteja em fase de reorganização ou mesmo numa equipe que esteja totalmente entrosada.
Os efeitos positivos das atividades de team building podem ser percebidos em pouco tempo, principalmente porque cada um deles conhece mais a fundo seus companheiros de trabalho. Na prática, entender melhor as possíveis limitações do outro é um dos melhores motivos para que haja maior colaboração entre todos.
Onde é realizado o team building?
O treinamento team building costuma ocorrer fora do local de trabalho, geralmente em ambientes abertos e espaçosos. A escolha do local serve como base para a integração entre os colaboradores em atividades lúdicas.
As dinâmicas focam alcançar o lado pessoal de cada um, inclusive com atividades que tragam prazer e motivação para a equipe. Entre as alternativas estão rafting, canoagem, arvorismo e camping.
Cada ação dentro do team building deve focar os objetivos que se pretende alcançar. Logo, é necessário haver uma preparação em conjunto com os promotores do treinamento, consultores e colaboradores delegados para atingir melhor os objetivos.
Com as ações do team building o foco está em desenvolver o potencial pessoal e profissional de cada colaborador. As atividades incluem:
- aventura;
- desafios;
- planejamento;
- destreza;
- comunicação;
- inter-relacionamento.
Com essas práticas, é possível levar essas características ao ambiente de trabalho, criando um impacto positivo.
Quais as etapas de um team building?
A realização de um team building exige algumas etapas iniciais para envolver todos os colaboradores. Depois de identificar as necessidades do time e traçar metas, realizam-se as seguintes atividades:
- no começo, há uma reunião com os participantes, na qual há o informe das informações necessárias e uma programação do treinamento;
- em seguida, os participantes passam por uma entrevista preliminar, que serve para apresentar os objetivos, o conteúdo e a prática do treinamento. Esse também é o momento de ter certeza sobre a disposição do colaborador em participar do treinamento;
- há a apresentação das atividades a realizar e o que se espera de cada uma, de modo a estabelecer e alinhar as expectativas;
- ocorre a realização do treinamento com todas as atividades, nas quais se analisa o que cada participante sentiu, como foi sua atuação e o que foi exigido de sua parte durante a atividade.
Após o treinamento, deve ocorrer uma análise após certo período, com o intuito de saber se os resultados foram alcançados conforme planejado. Essa avaliação pode ocorrer, inclusive, com base nos resultados do time, como a taxa de conversão do time de vendas ou a produtividade de uma equipe operacional.
Além de todas as vantagens oferecidas por esse tipo de treinamento, o gestor de RH poderá identificar a possibilidade de desenvolvimento de novos líderes. Esse é um modo de aproveitar melhor o capital humano de sua empresa.
No geral, o team building possibilita à empresa mais que apenas contratar bons profissionais e que atendam suas necessidades. Com essa abordagem, pode-se desenvolver esses profissionais para que eles apliquem melhor suas competências e habilidades.
Qual é o papel do team builder?
O planejamento, organização e implementação das atividades de team building normalmente fica a cargo de um profissional conhecido como team builder. Ele age como uma espécie de coordenador ou facilitador do treinamento e atua para atingir os objetivos definidos.
Para desempenhar sua função da melhor maneira, esse profissional precisa conhecer a dinâmica do time e identificar as necessidades gerais e individuais. A partir disso, ele pode selecionar e planejar as atividades, além de apoiar os participantes durante a execução.
Seu papel é indispensável porque ele é o responsável por adaptar as atividades e ferramentas ao contexto da equipe e aos objetivos definidos, o que aumenta as chances de esse treinamento ser bem-sucedido.
Quando implementar o team building?
Seguir esses passos de implementação do team building faz sentido em diversos cenários e times. Uma possibilidade é realizar o treinamento para integrar novos colaboradores, especialmente quando há a chegada de muitos talentos novos ou quando o time está em construção ou reformulação completa.
Também é possível utilizar o treinamento para resolver conflitos de forma mais eficiente. Se a equipe constantemente passa por situações de tensão e desentendimento, essa é uma forma de desenvolver ou fortalecer laços melhores.
Em situações de crise ou de dificuldades, o team building serve para unir o time por meio do espírito de colaboração. Como consequência, os profissionais se mantêm motivados e têm uma boa performance apesar das adversidades ou mudanças organizacionais.
Ainda, vale considerar esse treinamento quando a moral da equipe ou o engajamento estão baixos. Essa é uma oportunidade de reconectar os membros do time e de ligá-los novamente à empresa para reverter o quadro de desmotivação.
Como você viu, o team building promove a interação entre os membros de um time e valoriza o potencial de cada um. Com essa abordagem, o time se torna mais próximo e integrado, o que se reflete positivamente nos resultados da empresa.
E se você quer contratar um fornecedor para realizar um serviço de treinamento empresarial, o oHub pode ajudar. Faça uma cotação e receba diversas propostas com um só pedido ou veja a lista de empresas que realizam treinamentos de team building.