Home > Infraestrutura > Telefonia IP: descubra vantagens e desvantagens
telefonia-ip-vantagens-desvantagens

Telefonia IP: descubra vantagens e desvantagens

A telefonia IP tem vantagens e desvantagens como todo tipo de serviço que surge no mercado. Porém, os benefícios tem colocado esse sistema de telefonia no topo da lista de opções de muitas empresas. 

Dos pequenos aos grandes negócios, todos podem utilizar a telefonia IP para fazer e receber ligações, videoconferências e chamadas em grupo.

O desenvolvimento e a expansão da internet permitiu que os sistemas que usam as redes de conexão se desenvolvessem ao longo dos anos.

Hoje, a telefonia IP já se consolidou entre as opções mais procuradas para reduzir gastos com ligações e envio de outros dados.

Estima-se que a economia com a telefonia IP chegue a até 90%, dependendo da empresa. 

Por isso, se a sua empresa está em busca de novas opções de serviços telefônicos conheça a telefonia IP e suas vantagens e desvantagens de implementação e uso!

No final do texto ainda te ajudamos a encontrar as melhores empresas que fornecem esse serviço perto de você. Continue lendo!

Telefonia IP: vantagens e desvantagens de usar

telefone-ip-empresas

Para analisarmos melhor cada ponto vamos separar a lista em duas partes para explicar a  telefonia IP e suas vantagens e desvantagens.

Vantagens da telefonia IP

– É um serviço flexível

A base da telefonia IP é o VoIP, mas ela fica um passo à frente, pois além enviar e receber dados de voz, permite compartilhar imagens e outros tipos de dados.

Através do telefone IP é possível ter uma comunicação completa com a outra pessoa, se a mesma também tiver o serviço. 

Você pode encaminhar documentos, trocar arquivos de vídeos imagens durante uma conversa. 

Mas também é possível fazer chamadas de um telefone IP para um aparelho convencional com a mesma qualidade. 

– É um sistema seguro

O principal público-alvo da telefonia IP são as empresas e a segurança na troca de informações confidenciais dos clientes e de dados da empresa é fundamental.

Essa é uma das vantagens que a telefonia IP oferece. Não é possível grampear uma linha ou interceptar ligações, a menos que uma pessoa conheça profundamente sobre redes e transmissão de dados. 

– É versátil

Se fazer chamadas de voz de maneira rápida e segura não são vantagens suficientes para você, outra vantagem da telefonia IP é poder fazer chamadas de vídeo.

Dessa forma é possível realizar videoconferências usando a telefonia IP e se conectar com funcionários e clientes a distância com facilidade.

Precisa conversar com mais de uma pessoa ao mesmo tempo? Com a telefonia IP você também faz chamadas em grupo. 

– É móvel

Já pensou em expandir suas operações de negócio, mas tem receio de as pessoas não confiarem por sua empresa não estar no mesmo estado?

Outra vantagem da telefonia IP é que você pode ter números locais em cidades estratégicas para sua empresa.

Isso gera confiança nos clientes e ainda permite que você identifique de onde o cliente está ligando para verificar a avanço dos investimentos em uma determinada região.

– É transparente

Você também pode analisar o desempenho e como o serviço de telefonia IP está sendo utilizado com os dados que a empresa provedora fornece.

É possível acompanhar o uso dos ramais, quantidade de chamadas, as linhas ativas, configurar mensagens de espera, redirecionamento de chamadas, gravação de conversas e muito mais. 

Com base nos dados, você pode melhorar o uso do serviço e garantir que toda a equipe esteja satisfeita.

– É econômica

Por fim, uma vantagem crucial da telefonia IP é reduzir os custos com o serviço telefônico de maneira geral na empresa. 

Com uma rede PABX IP você pode integrar todos os ramais da empresa com o serviço de telefonia IP, criando um padrão premium de comunicação. 

Desvantagens da telefonia IP

Se a telefonia IP tem vantagens também possui algumas desvantagens. Veja quais são os contras do serviço a seguir:

– O sistema pode oscilar

Como a telefonia IP usa a internet, o sistema pode ter oscilações se houver instabilidade na rede. Em casos extremos, pode chegar a sair do ar completamente.

Por isso, é fundamental que a empresa provedora do serviço tenha uma infraestrutura robusta que prevenir esse tipo de ocorrência. 

– Atraso na recepção e no retorno de voz

Essa desvantagem da telefonia IP também está relacionada a qualidade da rede utilizada para a transmissão dos dados.

A escolha do serviço precisa ser criteriosa para contratar uma empresa que consiga suprir o fluxo de comunicação da sua empresa.

– Possibilidade de falhas

Como o serviço é hospedado e executado pela rede de internet, outra desvantagem da telefonia IP é estar sujeita a falhas.

Existem mais chances de isso acontecer se o provedor utilizar um IP público.  

– Estrutura mais complexa

Colocamos esse quesito entre as desvantagens, mas é importante avaliá-lo considerando os benefícios de médio e longo prazo. 

A infraestrutura da telefonia IP exige a compra de aparelhos para os ramais e para a central de atendimento e dependendo do tamanho da empresa o investimento inicial pode ser alto.

Analise e então decida!

Com essa lista você pode conhecer melhor a telefonia IP e as vantagens e desvantagens de contratar esse serviço de telefonia para sua empresa.

Essa é uma tecnologia que está crescendo a cada dia e empresas de todo país estão adotando como solução para expandirem seus negócios.

Leia também o post sobre a diferença entre VoIP e telefonia IP e entenda melhor o que é cada sistema.

Sobre Equipe oHub

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial