Para empresas que necessitam de um setor de logística ou de veículos para funcionários uma das dúvidas mais comuns é utilizar-se ou não da terceirização de frotas. A terceirização oferece uma série de desvantagens que vale a pena conhecer e a opção por esse tipo de serviço vai depender das necessidades da empresa.
Entre as principais vantagens de manter uma frota própria podemos salientar a possibilidade de manutenção de um controle centralizado, permitindo maior agilidade e independência nas operações, ou seja, com uma frota própria é possível manter todos os aspectos bem coordenados, tornando mais fácil o planejamento, a manutenção da frota e oferecendo um serviço com maior qualidade.
Receba orçamentos grátis e sem compromisso de terceirização de frotas.
O oHub faz o trabalho de cotação para você.
- Receba cerca de 5 propostas em até 24 horas
- Economize tempo
- Consiga melhores preços
Manter uma frota própria permite que a empresa tenha condições de atendimento em casos de emergência, possibilitando contato mais estreito com seus clientes, mas exigem um custo operacional maior.
Na manutenção de uma frota própria, a empresa arca com os seguintes custos:
- Compra e manutenção dos veículos;
- Contratação de motoristas;
- Custos com combustíveis e insumos;
- Gastos com oficinas e peças, entre outros.
Evidentemente, a terceirização de frotas elimina todos esses custos. Mesmo que o controle absoluto de todas as atividades esteja sob os olhos da empresa, a manutenção de uma frota própria também oferece determinadas desvantagens.
Entre os empresários existem aqueles que consideram que, depois do investimento inicial, envolvendo a compra dos veículos, processos de seleção de motoristas e implantação dos serviços, os custos podem ser menores se comparados à terceirização de frotas.
Desvantagens da manutenção de frota própria
Como nem tudo pode ser visto como vantagem, observando-se os dois lados da moeda, a terceirização de frotas pode aliviar de forma relevante os custos gerados pela administração e controle de uma frota própria.
Num contrato de terceirização de frotas, a responsabilidade sobre os veículos é totalmente por conta da empresa contratada, reduzindo os custos e possibilitando economia na administração da empresa.
É necessário levar em consideração que a terceirização de frotas também elimina folha de pagamento de motoristas, manutenção dos veículos, treinamento dos motoristas, impostos e seguros, licenciamento dos veículos e ainda as inevitáveis multas, que trazem um grande trabalho para a administração.
Assim, além de manter a frota própria ser bastante caro para a empresa, a terceirização de frotas ainda oferece inúmeros ganhos e, entre eles, não podemos esquecer a depreciação dos veículos.
Terceirização de frotas: vantagens a serem consideradas
Com a terceirização de frotas é possível estabelecer contratos diferenciados, dependendo do que a empresa precisa, desde a terceirização de veículos até a completa terceirização de todos os serviços.
A principal das vantagens da terceirização de frotas está nos custos, que podem ser previstos dentro das necessidades da empresa, uma vez que são estabelecidos em contrato. Assim, o administração dificilmente terá qualquer surpresa em seus custos, como, por exemplo, um acidente de trânsito, que pode comprometer seriamente a continuidade dos serviços.
Além disso, a empresa, ao fazer a terceirização de frotas, evitará os decorrentes custos com manutenção, aquisição de peças, depreciação dos veículos, que se tornam responsabilidade da empresa contratada.
Para a empresa contratante de terceirização de frotas, elimina-se o investimento necessário para a compra de veículos, oferecendo aumento no capital de giro e permitindo melhor saúde financeira para sua administração, possibilitando investir em áreas mais importantes para o seu crescimento.
A terceirização de frotas, além disso, não traz à empresa qualquer preocupação com a revenda de veículos usados e a compra de novos, uma vez que a renovação da frota é também de responsabilidade da empresa contratada. Com isso, a empresa pode aumentar ou reduzir o número de veículos segundo suas necessidades, sem arcar com os custos de veículos parados.
Cuidados a serem tomados na terceirização de frotas
A terceirização de frotas, no entanto, vai exigir alguns cuidados por parte da empresa contratante, estabelecendo cláusulas contratuais que permitem acompanhar todo o controle e os processos logísticos.
A terceirização de frotas deve ser feita com uma empresa reconhecida e responsável, uma vez que atrasos em entregas ou produtos danificados no transporte podem gerar grandes prejuízos, inclusive a perda de clientes.
Quando o objetivo da empresa é manter uma estrutura mais enxuta, reduzindo custos e tendo menores problemas de administração a terceirização de frotas é a melhor opção, transferindo para a empresa contratada todas as responsabilidades.
Para que isso aconteça, é importante manter um contrato com todas as cláusulas bem claras e definidas, garantindo a confiabilidade nas atividades de entrega e mantendo a clientela satisfeita.
As empresas de terceirização de frotas permitem estabelecer controles monitorados, uma vez que a qualidade dos seus serviços é que vai garantir a continuidade de seus contratos e, consequentemente, de sua própria sobrevivência.
|
E se você quer contratar um fornecedor para realizar um serviço de terceirização de frotas, o oHub pode ajudar. Faça uma cotação e receba diversas propostas com um só pedido ou veja a lista de empresas que realizam serviços de terceirização de frotas. Caso seja um fornecedor, cadastre-se no oHub para conquistar novos clientes. |
Ideias Dicas para fazer seu negócio crescer