Home > Contratar fornecedores > Terceirização de jardineiros vale a pena?

Terceirização de jardineiros vale a pena?

Os serviços de jardinagem, assim como os serviços de limpeza e conservação, podem ser terceirizados ou não, e a decisão entre terceirizar ou fazer uma contratação direta pode levar em consideração aspectos financeiros e de gestão.

Assim como nos serviços de limpeza, pode ser mais barato para um condomínio fazer a contratação direta destes serviços, mas alguns aspectos organizacionais podem ser mais complexos, incluindo cobertura de férias e licenças.

Por outro lado, a jardinagem não tem um cunho tão sério quanto a limpeza, que deve basicamente ocorrer de forma diária. Os serviços de jardinagem pode exigir uma frequência de prestações bem diferentes, podendo ocorrer de duas a três vezes por semana ou, em casos extremos de forma diária.

Além disso, a jardinagem envolve certas sazonalidades, podendo haver grande necessidade em certas épocas do ano, alternadas com outras de baixa demanda.

Todos esses aspectos devem ser considerados ao se estabelecer a forma de contratar os serviços de jardinagem. É importante também destacar que, por suas características de sazonalidade e não habitualidade, os serviços de jardinagem são passíveis de serem prestados de forma autônoma, sem tantos encargos para o empregador.

Receba orçamentos grátis e sem compromisso de terceirização de jardineiros.

O oHub faz o trabalho de cotação para você.

  • Receba cerca de 5 propostas em até 24 horas
  • Economize tempo
  • Consiga melhores preços

Opção 1: Terceirização

A jardinagem, quando terceirizada, pode enfrentar algumas dificuldades se houver alta rotatividade de trabalhadores. Precisa haver uma organização especial na empresa prestadora de serviços para garantir a continuidade e a qualidade dos serviços.

Normalmente, existe uma rotina específica, adequada aos elementos paisagísticos de cada jardim, e a realização do serviço sempre pelo mesmo profissional ou por um mesmo grupo traz grandes vantagens à qualidade final.

Por outro lado, a terceirização lida muito bem com o aspecto da frequência, ao garantir que o serviço seja prestado sempre no intervalo de dias especificados.

Infelizmente, muitos profissionais que atuam na área da jardinagem o fazem com uma visão de subemprego ou trabalho temporário, gerando dificuldades para os empregados ao, muitas vezes, abandonar o emprego quando surge melhor oportunidade.

Opção 2: Serviço de autônomos

A modalidade de contratação de autônomos é vista com certo receio por tomadores de serviço, que temem ver um vínculo empregatício sendo reconhecido posteriormente na justiça do trabalho, gerando multas e custos adicionais. Entretanto, é uma forma lícita de contratação, desde que cercada pelos cuidados corretos.

Para casos que necessitem de um jardineiro duas vezes por semana, por exemplo, não há configuração de vínculo empregatício e a utilização do autônomo pode ser uma excelente opção.

O maior problema com a utilização de autônomos é, sem dúvida, a falta de compromisso da maioria dos profissionais atuando na modalidade. Sem enxergar o trabalho como emprego, o abandonam a qualquer momento, deixando o tomador do serviço em dificuldades.

Opção 3: Contratação direta

A contratação direta também pode ser uma opção, embora seja mais adequada nos casos em que existe a necessidade de serviços mais frequentes. Com certos cuidados, é possível se fazer uma contratação direta para cargas horárias menores ou frequências menores na semana, como três a quatro dias. Ainda assim, existe o risco do abandono do emprego pelo profissional. 

Em muitos dos casos, a terceirização se configura, de fato, como a melhor alternativa. Entretanto, devido às muitas diferenças em termos de necessidade dos serviços, sempre é aconselhável analisar com muito cuidado cada caso individualmente, para se decidir qual a melhor opção. 

E quais as suas experiências em relação a serviços de jardinagem? Quais as dificuldades encontradas e que soluções se mostraram adequadas? Compartilhe conosco através dos comentários!

 
E se você quer contratar um fornecedor para realizar um serviço de [categoria], o oHub pode ajudar. Faça uma cotação e receba diversas propostas com um só pedido ou veja a lista de empresas que realizam terceirização de jardineiros.

Caso seja um fornecedor, cadastre-se no oHub para conquistar novos clientes.

Sobre Equipe oHub

O oHub é uma ferramenta que conecta empresas que estão precisando de um prestador de serviço com aquelas que buscam novos clientes.
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial