A terceirização de portaria, é a contratação de uma empresa especializada no planejamento, execução e supervisionamento de uma tarefa específica. É uma solução que atrai condomínios e prédios comerciais que pretendem aprimorar a infraestrutura, otimizar os custos e ganhar qualidade, principalmente em quesitos técnicos.
Existem inúmeras vantagens porque a contratação desse tipo de mão de obra especializada auxilia na eliminação da ociosidade, redução de custos com seleção, treinamento e recrutamento de porteiros e gera aumento significativo da produtividade. Isso significa que, proporciona maior qualidade no serviço prestado porque a empresa contratada é especializada neste tipo de serviço.
Também evita problemas relacionados a reposição de funcionários por férias ou faltas. A terceirização de portaria possui diversos funcionários que podem cobrir ausências – o que acaba gerando economiza, por exemplo, com horas extras.
Porém, é preciso ter alguns cuidados antes de contratar esse tipo de serviço, e é exatamente sobre isso que iremos falar no artigo de hoje. Confira!
Acompanhamento e fiscalização para terceirização de portaria
De acordo com a lei brasileira, a empresa contratada para o serviço de terceirização de portaria também possui a responsabilidade sobre os funcionários terceirizados, ou seja, a empresa deve arcar com custos processuais, por exemplo. Se, por acaso, a empresa contratada não efetuar o pagamento de encargos fiscais ou trabalhistas e os salários a responsabilidade poderá passar direto para o contratante. (indicar qual a lei prevê esta condição).
O condomínio precisa garantir que os funcionários recebam, pelo menos, o valor do piso salarial da categoria. É aconselhável também o acompanhamento rigoroso do pagamento dos honorários a fim de evitar imprevistos burocráticos futuros.
Uma boa dica é adicionar uma cláusula no contrato, visando vincular o pagamento e a apresentação de guias de recolhimento de tributos e holerites atualizadas.
Quando uma empresa especializa em terceirização de portaria atua de maneira ilegal e isso é identificado pela Justiça do Trabalho, isso significa uma irregularidade gravíssima, pois reconhece que o vínculo trabalhista entre a empresa tomada e os profissionais que prestam o serviço – fazendo com que a mesma seja condenada a efetuar o pagamento de todas as verbas rescisórias, trabalhistas e os direitos e encargos devidos.
Para evitar esse tipo de situação, a dica é fazer uma pesquisa minuciosa sobre a empresa antes de efetuar o contrato de serviços com a terceirização. É essencial averiguar se a empresa possui autorização para exercer as atividades que ela oferece.
Atenção quanto à alta rotatividade de funcionários
A alta rotatividade entre os funcionários da empresa especializada em terceirização de portaria é um fator que exige atenção. O revezamento constante indica má qualificação de funcionários e má gestão gerando inúmeros transtornos para o condomínio.
Os efeitos da rotatividade são desde desconforto de não conhecer os funcionários até a vulnerabilidade da segurança.
A dica aqui é consultar antigos e atuais clientes da provável empresa que o condomínio deseja contratar. Procure o saber quanto a satisfação relacionada aos serviços prestados, quais os principais problemas apresentados pela fornecedora e como eles são resolvidos.
Quando existe a alta rotatividade de funcionários num breve período pode significar que a empresa não costuma honrar com seus compromissos trabalhistas, como pagar os funcionários na data correta ou não oferecer remuneração satisfatória.
A empresa de terceirização de portaria confiável possui baixa rotatividade de funcionários porque busca garantir a fidelização de seus clientes e manter a estabilidade.
Exija seguro de acidentes de trabalho
De acordo com a corresponsabilidade da empresa contratada em casos de acidentes de trabalho, algumas despesas indenizatórias podem cair sobre o bolso do contratante do serviço de terceirização de portaria. Para evitar problemas do gênero, a dica é exigir que a empresa prestadora de serviço possua um plano que efetue a cobertura contra os possíveis acidentes de trabalho. Além de garantir a precaução contra futuros problemas, mostrando que a empresa terceirizada possui alta responsabilidade.
A empresa contratada também deve oferecer EPIs (Equipamento de Proteção Individual) para seus funcionários e acordo com a atividade executada. Contudo, a empresa tomadora de serviço também deve oferecer equipamentos de proteção coletiva para os funcionários para as atividades desenvolvidas.
Cuidado com a infraestrutura do condomínio. Procure preservá-lo com qualidade para diminuir riscos contra a segurança dos colaboradores.
Desconfie de preços muito diferenciados para terceirização de portaria
Empresas de terceirização que cobram valores discrepantes, podem oferecer serviços de qualidade duvidosa. Custos vantajosos, por exemplo, podem ser por falta de treinamento dos funcionários, utilização de produtos inferiores e outros fatores.
Dê preferência para empresas que possuem planos de metas premiadas, que dão benefícios para seus funcionários e que mantenham a política de atualização dos colaboradores. São essas empresas que estimulam o trabalhador a executar o serviço com mais motivação.
Analise se os preços cobrados estão dentro da média – quando comparados com diferentes empresas – priorizando o valor e o custo-benefício oferecido.
Observe se a empresa de terceirização de portaria oferece boa estrutura de atendimento, suporte aos profissionais e equipamentos bem conservados. E, principalmente, se possui conhecimento técnico sobre assunto. Fique de olho se a empresa de terceirização de portaria está de acordo com a legislação. Confira a documentação e confira quais são as normas internas da empresa.
Onde encontrar serviços de terceirização de portaria
Agora que já sabe dos cuidados que deve tomar ao contratar serviços de terceirização de portaria, basta acessar o oHub e encontrar as melhores empresas para esse tipo de serviço e muitos outros que a sua empresa necessita!