No artigo iremos dar dicas de como efetuar uma boa contratação de terceirização de portaria, evitando os problemas mais comuns que existem para esse tipo de serviço. Hoje em dia, é algo extremamente comum contar com colaboradores a partir desse tipo de segmento, mas afinal de contas, o que é terceirizar?
Terceirização tem como definição “estratégia de reorganização em que uma empresa adquire bens e serviços de fornecedores externos com o objetivo de diminuir custos, economizar recursos e desburocratizar sua administração”, de acordo com o dicionário Michaelis.
- Veja também nossa lista de terceirização de portaria
Dessa maneira, podemos entender que terceirizar é o ato de transferir a responsabilidade a alguém de prestar um determinado serviço e tem como finalidade reduzir custos e melhorar a atividade de um prédio ou condomínio.
Atualmente, diversos condomínios têm procurado empresas que prestam serviços de terceirização de portaria. Se é a sua intenção, é preciso ficar de olho em nossas dicas para evitar as conhecidas “dores de cabeça” que muitas vezes esse tipo de contratação pode trazer. Acompanhe.
Cuidados no momento de efetuar a contratação de terceirização de portaria
Antes de mais nada, no momento de efetuar a contratação de uma empresa de terceirização de portaria, é imprescindível efetuar uma análise do perfil da empresa. Entre os principais pontos, podemos destacar:
- Idoneidade da empresa;
- Se possui ações trabalhistas;
- Checagem de CNPJ;
- Se efetua o pagamento de salários e tributos em dia;
- Periodicidade de treinamentos e capacitações para funcionários;
- Entre outros.
Essas informações irão garantir a confiança, no momento de optar pela empresa de terceirização de portaria certa. Do mesmo modo, é preciso ficar atento aos valores muito abaixo do mercado, o menor preço na maioria das vezes, poderá não garantir uma boa qualidade de serviço. Portanto, escolher um serviço de portaria no qual é realizado por profissionais que não estejam capacitados para o cargo, só irá trazer problemas para o seu condomínio.
Terceirização de portaria – como selecionar as melhores empresas
Após verificar quais são as empresas de terceirização de portaria que melhor se encaixam no perfil do condomínio, é o momento de avaliar quais são as que oferecem bons profissionais e que sejam de fato capacitadas.
Juntamente, escolha empresas que investem em treinamentos, em quadros de funcionários, além de verificar se a empresa conseguirá atender todas as necessidades do prédio.
Existem diversas funções para portaria, além de recepcionar quem entra ou sai do prédio, recebe correspondências, matérias etc. Portanto, é preciso escolher com cuidado quem estará nesse posto de tamanha importância.
Outro ponto é avaliar que o porteiro é o verdadeiro “cartão de visita” do condomínio. Precisa ser cordial, educado, manter uma boa aparência, já que ele será o primeiro contato dos visitantes.
Dicas para ter sucesso na contratação de terceirização de portaria
Para garantir o sucesso e evitar diferentes problemas no momento de contratar uma empresa de terceirização de portaria, é preciso atentar-se a algumas dicas, veja abaixo.
1) Efetue diversas pesquisas de mercado
Faça uma vasta pesquisa antes de contratar uma empresa prestadora de serviços. Há um grande número de empesas de terceirização de portaria, dessa maneira, não existe desculpa para não efetuar uma boa pesquisa de mercado.
Essas pesquisas ajudam a encontrar as empresas que, de fato, se encaixam no perfil do condomínio, facilitando o momento da contratação.
2) Opte por uma empresa que preza por seus profissionais
Um dos segredos de sucesso dessa parceria será a escolha de uma empresa de confiança, já que é esta que disponibiliza os colaboradores necessários para o condomínio.
Não se esqueça que os profissionais da portaria são o cartão de visitas para os frequentadores e convidados. Opte por uma empresa que utiliza cursos de atualização para os profissionais, bons uniformes e que os motive.
3) Escolha uma empresa que passe confiança
É preciso conhecer a empresa de terceirização de portaria de confiança escolhida para contratação.
Procure saber como a companhia trata seus funcionários, se é uma empresa idônea, se cumpre com as obrigações trabalhistas e paga seus impostos em dia.
Lei também sobre: Serviços de limpeza necessários em condomínios
Terceirização de portaria é preciso ser sinônimo de sucesso
A terceirização de portaria pode e deve ser explorada de uma maneira que não exista riscos para o tomador do serviço. Por exemplo, eventuais responsabilidades trabalhistas serão todas da empresa contratada.
É preciso atuar como parceiro desses funcionários. Entenda, eles não são somente colaboradores, irão fazer parte do prédio ou condomínio, portanto, é imprescindível investir em profissionais que passem resultados positivos. O sucesso de uma parceria entre uma empresa de terceirização de portaria depende também de quem a contrata.
Atente-se para o número de funcionários na empresa. Em caso de falta de um profissional no condomínio, a empresa terceirizada irá disponibilizar um suplente provisório. Se a empresa não possui um bom número de profissionais, dificilmente conseguirá manter o serviço normalizado.
A contratação por terceirização de portaria está em ascensão justamente para evitar preocupações com assuntos burocráticos e com eventuais contratempos, como a ausência repentina do funcionário.Logo, atente-se para esse fator que possui uma grande importância para o tipo de serviço que será prestado.
Como não errar na terceirização de portaria
Para acertar no momento da contratação da empresa de terceirização de portaria, tenha atenção redobrada em alguns tópicos:
- Preze pela qualidade dos funcionários que a empresa irá disponibilizar;
- Invista em empresas prestadoras de serviços de boa qualidade;
- Prevenir é melhor do remediar. Converse com os colaboradores periodicamente, principalmente para saber se a empresa contratada está cumprindo com suas obrigações trabalhistas;
- Lembre-se os terceirizados não são seus funcionários, portanto, não os trate como tais;
- E claro, estabeleça uma boa relação com seus colaboradores.
Lei também sobre: Como administrar condomínio?
Precisa encontrar uma boa empresa de terceirização de portaria? Acesse oHub e encontre todos os serviços que o seu condomínio precisa em um único lugar.