Depois das mudanças que foram estabelecidas pela Reforma Trabalhista, a terceirização de portaria , vem se tornando a alternativa mais viável para a maioria dos condomínios residenciais. Isso acontece, porque a gestão de colaboradores, além de ser um fator desafiador, acaba gerando impacto considerável na taxa de condomínio.
De acordo com a Associação das Administradoras de Condomínios (AABIC) é estimado que os valores gastos com folha de pagamento de funcionários chega a representar até 65% do valor do condomínio.
Do mesmo modo que, os custos com encargos trabalhistas e salários acabam tendo enorme impacto para o bolso dos condôminos, gerando o aumento de inadimplências.
- Veja também nossa lista de terceirização de portaria
Esses e diversos motivos, simultaneamente, fazem com que cada vez mais condomínios busquem pelo auxílio de empresas que efetuam a terceirização de colaboradores, realizando à distância o gerenciamento de diversas áreas de um prédio. Este modelo traz vantagens ou desvantagens?
Veja as vantagens da terceirização de portaria
Por isso, antes de optar pela terceirização de portaria, é de extrema importância analisar todas as vantagens e desvantagens que a iniciativa terá diante dos gastos e cuidados necessários.
Veja abaixo algumas vantagens:
1) Gestão de colaboradores facilitada através da pela terceirização de portaria
Nesse ínterim, ao fazer a busca de empresas que disponham soluções eficazes e modernas, será possível efetuar a terceirização de portaria com total segurança e comodidade.
A empresa contratada deve disponibilizar uma equipe de colaboradores para efetuar o monitoramento de maneira remota, em tempo integral, ou seja, todos os dias, 24 horas por semana. Dessa maneira, o responsável pelo prédio e/ou condomínio consegue irá atender a outras demandas de sua responsabilidade com mais agilidade ao invés de se preocupar com as burocracias trabalhistas.
As questões administrativas ficam a cargo da empresa de terceirização de portaria contratada. Por exemplo, em caso de ausência de um colaborador, a prestadora de serviços é responsável pela garantia de reposição do funcionário para manter o condomínio monitorado constantemente.
2) Redução de custos
Normalmente um condomínio de pequeno porte necessita de, ao menos, cinco funcionários:
- Vigias;
- Faxineiros;
- Zelador;
- Porteiros.
Através da terceirização de portaria, o condomínio pode conseguir uma redução de até 50% nas taxas condominiais, somente por contratar uma solução remota para a portaria. A empresa disponibilizar profissionais treinados e capacitados para efetuar o monitoramento do condomínio.
3) Elimina reclamações de moradores e custos trabalhistas
Outra vantagem da terceirização de portaria, está na anulação de impasses – quase que diários – vividos pelo síndico quando a equipe de serviços gerais (portaria, limpeza e segurança) é composta por funcionários próprios.
A terceirização de portaria consegue ser ainda mais vantajosa porque o síndico não tem responsabilidade sobre o serviço prestado, sendo responsabilidade integral da empresa terceirizada.
As desvantagens da terceirização de portaria
Infelizmente acontecem desvantagens na contratação de terceirização de portaria, especialmente se optar por uma empresa sem credibilidade e reputação no mercado, por isso muita pesquisar nunca é demais.
A má contratação pode acarretar em despesas com processos judiciais e verbas rescisórias, por exemplo. A escolha por uma empresa de portaria acarreta na demissão de colaboradores que não estão preparados para atuarem nesse modelo de trabalho e, consequentemente, gera custos adicionais com verbas rescisórias.
Além disso, há o risco do condomínio gastar com processos trabalhistas por motivos de adicional noturno, acúmulo de função, horas extras trabalhadas, entre outras.
É importante avaliar se, de fato, o condomínio está ou não preparado para a contratação do serviço de portaria terceirizada. Um fator decisivo é mensurar o tempo estimado para o retorno econômico para o condomínio após contratar essa solução.
Haverá prejuízo imensurável se não houver vasta pesquisa das empresas de terceirização de portaria. Esta etapa é atribuição do síndico e do conselho. É responsabilidade dos representantes do condomínio prezarem pela procura e apresentação do serviço para os demais condôminos, a fim de, em assembléia condominial, decidir pela firma mais adequada para atender às necessidades dos moradores.
Portanto, é importante efetuar uma busca minuciosa pela empresa de terceirização de portaria. Veja o que é necessário avaliar antes de assinar o contrato:
- Idoneidade da empresa;
- Se possui ações trabalhistas;
- Checagem de CNPJ;
- Pagamento de salários e tributos em dia;
- Periodicidade de treinamentos e capacitações para funcionários.
Deseja ter garantia de escolher a melhor empresa de terceirização de portaria? Acesse o oHub e encontre todos os serviços que o seu condomínio precisa em um único lugar!