De forma similar à contratação de serviços de limpeza, os serviços de recepção podem ser terceirizados ou não. O contato direto com o público gera algumas particularidades, entretanto, que devem ser levadas em consideração de forma adicional à discussão existente em torno dos serviços de limpeza.
A principal diferença diz respeito à segurança e ao controle de acesso. Como em uma recepção se realiza boa parte do controle de acesso de um prédio ou condomínio, esse pode ser considerado um ponto de atenção para muitos deles, em particular para condomínios comerciais ou empresas.
A possibilidade de realizar uma triagem mais cuidadosa na seleção dos candidatos pode ser um grande diferencial na decisão de contratar ou terceirizar, com muitos desdobramentos.
Recepção terceirizada
A recepção terceirizada tem o grande benefício de ser ininterrupta, devido à facilidade com que as prestadoras de serviços substituem seus colaboradores, seja para cobrir uma falta, um período de férias ou a transição entre funcionários. Particularmente, se os serviços devem ser prestados por 24 horas por dia, é ainda mais interessante considerar a hipótese de terceirizá-los.
Em postos com serviços prestados por 24 horas, que é muito comum em prédios comerciais e grandes empresas – que ficam vazios à noite e precisam de alguém presente no local -, a terceirização pode até mesmo viabilizar o modelo desejado.
Em situações de contratação direta, é mais difícil manter serviços ininterruptos, pois não existem os mesmos mecanismos de substituição caso um funcionário adoeça, por exemplo.
Em condomínios residenciais, em que a portaria muitas vezes tem como principal objetivo facilitar o dia-a-dia dos condôminos, a eventual ausência de um porteiro pode não ser tão duramente sentida. Claro que cada caso é um caso.
Contratação direta
Receba orçamentos grátis e sem compromisso de terceirização de recepcionista.
O oHub faz o trabalho de cotação para você.
- Receba cerca de 5 propostas em até 24 horas
- Economize tempo
- Consiga melhores preços
Como dito anteriormente, a recepção normalmente envolve um maior grau de confiança por parte do empregador e por esse motivo muitos condomínios podem preferir uma contratação direta de um recepcionista, pelo fato de poderem dessa forma, se aproximar mais do contratado.
Além disso, uma maior atenção às regras do condomínio e uma maior integração do empregado à sua cultura e forma de trabalho podem decorrer de uma contratação direta.
Percebe-se que, no caso de terceirizadas, muitos colaboradores tendem a prestar mais atenção nas regras da empresa terceirizadora e acabam descuidando das regras do condomínio que efetivamente contratou os serviços.
De fato, a recepção pode ser percebida como um forte ponto de contato com o público. No caso de uma empresa, por exemplo, isso pode ser compreendido como uma das atividades-fim do negócio (na recepção pode se iniciar um processo de venda, por exemplo), e se assim for, não deveria ser terceirizada.
Como em outros serviços terceirizáveis, deve-se avaliar com muito cuidado como se proceder com a recepção, e se é estratégico que esse serviço seja prestado por funcionários efetivos.
Embora situações similares possam aceitar soluções diferentes, a principal questão é o quanto é estratégico terceirizar a recepção, no caso de empresas.
No caso de condomínios, além dos custos que podem ser menores com uma contratação direta, é preciso verificar os requisitos de disponibilidade do serviço. Caso sejam necessários serviços por 24 horas por dia, talvez a terceirização seja a melhor opção.
Quais os desafios encontrados por sua empresa ou condomínio na contratação de serviços de recepção? Não deixe de comentar abaixo!
E se você quer contratar um fornecedor para realizar um serviço de terceirização de recepcionista, o oHub pode ajudar. Faça uma cotação e receba diversas propostas com um só pedido ou veja a lista de empresas que realizam terceirização de recepcionista. Caso seja um fornecedor, cadastre-se no oHub para conquistar novos clientes. |