Entre as vantagens da terceirização de segurança patrimonial estão:
- Controle de custos
- Melhor atendimento
- Personalização do serviço
- Enquadramento à Lei
- Profissionais treinados e capacitados para os serviços
Garantir a segurança patrimonial da sua empresa deve ser uma preocupação constante. Entretanto, é preciso mais do que colocar um segurança na portaria ou instalar câmeras por todo lado.
A gestão de segurança patrimonial envolve muitas etapas que objetivam prevenir e controlar ameaças que rondam seu negócio.
A segurança patrimonial tem a missão de proteger os recursos da sua empresa e seus ativos, para garantir a sobrevivência do negócio, a proteção dos funcionários e o alcance dos objetivos estratégicos.
Entretanto, para isso é preciso seguir algumas dicas de segurança patrimonial, entre elas, optar pela terceirização de segurança patrimonial.
A seguir separamos algumas vantagens de optar por uma equipe segurança patrimonial terceirizada. Esperamos que isso te ajude a cuidar da segurança da empresa, ao mesmo tempo que foca no core business do negócio e conta com know-how especializado.
Terceirização de segurança patrimonial: 5 vantagens
Entender as vantagens da terceirização de segurança patrimonial vai auxiliar sua empresa na tomada de decisão pela adoção desse modelo de trabalho.
Como você verá, a seguir, a terceirização apresenta benefícios estratégicos às empresas. Confira!
1. Controle de custos
Uma das grandes vantagens da terceirização de segurança é o custo.
Manter uma equipe interna gera valores altos não apenas de salário, mas também relacionados a:
- encargos trabalhistas;
- custos de admissão e rescisão de funcionários;
- benefícios corporativos;
- treinamentos e mais.
Isso sem contar que você acaba se desconcentrando do core business da empresa.
2. Melhor atendimento
Empresas B2B estão acostumadas a lidar com negócios e gestores e por isso, geralmente, oferecem uma excelente experiência de atendimento.
Além disso, são evitadas as famosas dores de cabeça com funcionários desmotivados ou despreparados.
O contrato auxilia no alinhamento das expectativas e na compreensão do que você pode esperar – e quando esperar – da empresa contratada.
3. Personalização do serviço
Algumas empresas têm o receio de optar pela terceirização e receber um serviço padronizado que não está de acordo com a realidade do negócio, entretanto, na prática, o que se nota é muito diferente disso.
Empresas de segurança patrimonial seguem as etapas de análise de risco de segurança patrimonial até a implementação e monitoramento das soluções de maneira personalizada, estudando cada empresa a fundo para propor planos e indicar prioridades na segurança patrimonial.
Resumindo, as empresas terceirizadas criam projetos de segurança customizados e com alto padrão de qualidade. Disponibilizando serviço de vigilante patrimonial, instalação de equipamentos e outros recursos de acordo com a necessidade identificada.
4. Enquadramento à Lei
Sim, existe uma Lei que regulamenta as atividades de segurança patrimonial, a Lei nº 7.102, de 1983.
Uma das questões abordadas é a necessidade de autorização da Polícia Federal para o exercício como segurança patrimonial.
As atividades possuem uma série de regulamentações e precisam estar de acordo com a instituição federal.
Ao optar pela terceirização de segurança patrimonial você garante que os profissionais envolvidos estão cientes da Lei, práticas recomendadas e tudo o que diz respeito aos principais tópicos sobre o tema.
No site da Polícia Federal é possível conferir se a empresa que você escolheu para a prestação do serviço está devidamente regulamentada.
Como dissemos desde o início desse artigo, a segurança patrimonial é um assunto muito sério e por isso deve ser responsabilidade de especialistas.
Além disso, funcionários das empresas de segurança patrimonial devem realizar Cursos de Formação de Vigilantes e manter os cadastros atualizados no Sistema GESP (Gestão Eletrônica da Segurança Privada). Por meio desse sistema é feito a auditoria das empresas.
5. Profissionais treinados e capacitados para os serviços
Falamos durante todo o artigo sobre esse assunto, mas ele merece um tópico exclusivo.
Uma equipe segurança patrimonial precisa ter capacitação e know-how para lidar com todas as etapas de um planejamento de segurança que envolve muitas etapas entre elas:
- identificação de principais ativos da empresa;
- identificação dos principais riscos;
- análise dos riscos;
- avaliação dos riscos e seu potencial de impacto na organização;
- criação de um plano de ação com ações priorizadas de acordo com os riscos identificados;
- aplicação das práticas de segurança;
- monitoramento e avaliação dos resultados e mais.
Além disso, todas essas etapas compõem um ciclo que nunca tem fim.
As ameaças mudam, os riscos aumentam ou diminuem de intensidade, e a vigilância deve ser constante.
Como você pode perceber, a segurança patrimonial inclui, mas vai além da contratação de serviço de vigilante patrimonial, sendo uma área estratégica para negócios de todos os ramos.
Melhores empresas para terceirização de segurança patrimonial
Existem muitas empresas que são excelentes opções para a terceirização de segurança patrimonial do seu negócio.
Para conhecer algumas delas nós indicamos a lista completa de empresas de Segurança Patrimonial cadastradas no site da oHub.
A plataforma reúne fornecedores qualificados e empresas que estão em busca de serviços, como a terceirização de segurança patrimonial.
Por meio do sistema, com uma única solicitação de proposta, você recebe orçamentos de diversas empresas. Para isso basta:
- preencher as informações básicas sobre o serviço que você precisa;
- especificar a localização da sua empresa;
- fornecer os dados para contato do fornecedor.
Pronto! Agora é só aguardar as propostas comerciais de fornecedores qualificados para a terceirização de segurança patrimonial.
Além disso, no oHub você tem acesso a informações sobre a empresa que enviou a proposta, como:
- nota de avaliação;
- documentos verificados;
- e certidão de nada consta.
Economize tempo e obtenha melhores preços. Solicite hoje seu pedido de orçamento.