A terceirização de suporte técnico é uma tendência cada vez maior para as empresas.
Esse tipo de contrato de prestação de serviços evita que a empresa contratante precise investir em um processo que não é a atividade-fim do negócio. Entre os fatores de economia estão:
- capital;
- tempo;
- contratação de profissionais.
Com a economia feita com o outsourcing de informática é possível direcionar os recursos para fins mais lucrativos.
Sabemos que a tecnologia está constantemente em evolução e que tudo ocorre de forma muito acelerada. Isso exige uma equipe especializada e voltada para serviços de suporte de TI, que conheça mais a fundo essa importante ferramenta.
A terceirização de suporte técnico é um serviço que:
- concentra a implantação de um projeto de service desk e field desk;
- garante um nível de qualidade adequado para atender todos os usuários;
- oferece condições para que as atividades da empresa tenham continuidade;
- disponibiliza todo o respaldo para o atendimento das necessidades de informatização da empresa.
Estrutura de terceirização de suporte técnico
Uma empresa que oferece serviços de suporte à infraestrutura de TI, em geral, é especializada nas metodologias e tecnologias mais recentes do mercado. Isso reduz o tempo de resposta para a solicitação de serviços por parte dos usuários.
O fornecedor de outsourcing de informática, normalmente oferece uma metodologia de referência no segmento de TI, que:
- garante um conjunto de práticas já testadas e comprovadas;
- seja aplicável na infraestrutura de informatização;
- oferece condições de operação e de gerenciamento dos serviços.
Leia mais: Terceirização de Suporte Técnico – Como escolher um fornecedor
Ao contratar suporte de TI, você deve observar se o fornecedor apresenta projetos específicos para as suas necessidades empresariais e métodos que ofereçam a implantação do suporte, com 2 objetivos principais:
- trazer redução de custos para a empresa contratante;
- manter os sistemas em funcionamento, sempre atualizados e de acordo com o exigido pelas atividades empresariais.
O fornecedor de serviços de suporte de TI, utiliza sua experiência na implantação dos mais diversos tipos de projeto, considerando todos os aspectos essenciais para a implantação e gestão dos serviços, desde a configuração de procedimentos de atendimento, passando pela escolha ou adaptação de sistemas e ferramentas de informática e chegando ao treinamento da equipe de usuários.
Utilizando metodologias especiais, o fornecedor de terceirização de suporte técnico pode:
- oferecer à empresa projetos especiais e personalizados;
- atender às especificações de cada contratante;
- adaptar o processo segundo às necessidades de cada cliente.
Características principais da terceirização de suporte técnico
Uma empresa prestadora de serviços de terceirização de suporte técnico apresenta algumas características principais que a fazem especialista em seu segmento, por exemplo:
- investe na capacitação de pessoal;
- oferece condições para que todos possam satisfazer à demanda dos clientes;
- acompanha as tendências do mercado.
Paralelamente, os profissionais responsáveis pelo atendimento estão sempre ampliando seu conhecimento para atenderem a diferentes empresas.
Em qualquer momento ou situação, a empresa contratante terá à sua disposição os serviços exigidos, sem perda de tempo ou inatividade nos seus sistemas. Caso contrário, essas situações podem gerar prejuízos ou exigir uma contratação imediata.
Para a empresa de terceirização de suporte técnico essa é a condição básica para sua atividade, já que mantém como foco atender às necessidades pontuais do cliente.
Para a contratante é um excelente negócio, uma vez que pode contar com bons profissionais e dividir o seu custo com outros clientes da empresa contratada, utilizando menos recursos financeiros para manter sua estrutura de TI em perfeito funcionamento.
Além disso, a empresa contratante também poderá contar com o fornecedor sempre que houver uma demanda adicional para serviços específicos, não encontrando problemas por falta de profissionais.
Na terceirização de suporte técnico, a empresa contratada é quem é responsável por atender todas as demandas do setor.
Terceirização de suporte técnico oferece mais tempo para a contratante
Com a terceirização de suporte técnico, a empresa contratante elimina todos os problemas de contratação, de gestão ou qualquer preocupação relacionada com o TI, tendo mais tempo para manter o foco em sua atividade principal.
Com a contratação de uma empresa de suporte técnico, a equipe de profissionais da contratante pode contar com todos os recursos de TI:
- funcionando com mais estabilidade;
- oferecendo maior produtividade;
- com a certeza de que conta com os recursos mais avançados oferecidos pela tecnologia.
Leia também: Terceirização de Suporte Técnico – Quais as vantagens
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