Com a possibilidade de terceirização de inúmeros serviços, as empresas têm optado pela contratação de profissionais especializados. Dessa forma, é possível otimizar as atividades administrativas para que a gestão foque no seu objetivo principal.
Entre os serviços que são comumente terceirizados, está a atividade de segurança do trabalho. Por meio da Lei de Terceirização, que regulamenta esta modalidade de contratação, as empresas passam a dispor de fornecedores especializados em segurança do trabalho para atender as suas demandas de forma personalizada.
Porém, é necessário ter cautela no momento de contratar profissionais de segurança do trabalho. As diretrizes e regras de saúde e segurança do trabalhador estão minuciosamente regulamentadas pela legislação trabalhista e pelas Normas Regulamentadoras.
Dessa forma, é preciso, acima de tudo, se certificar de que a equipe cumpre todos os requisitos legais. Portanto, o descumprimento das Normas Regulamentadoras aumenta o risco de acidentes de trabalho, bem como de multas e penalidades por parte dos órgãos fiscalizadores.
A segurança do trabalho compreende a utilização de Equipamento de proteção individual (EPIs), estrutura adequada do ambiente de trabalho, uso de sinalizadores e placas de aviso, entre outros recursos. Para cada tipo de função exercida será necessária a implementação de equipamentos próprios para viabilizar as atividades.
Dessa forma, a demanda das empresas por serviços de segurança do trabalho tem crescido consideravelmente para garantir que todas as normas sejam atendidas. A política de saúde e segurança do trabalhador promove a cultura do coletivismo na empresa, onde todos agem em prol da proteção da equipe de colaboradores
Especialmente em relação aos profissionais que atuam em ambientes perigosos, como em laboratórios, com manuseio de produtos químicos, e até mesmo na construção civil, é fundamental que os padrões de segurança sejam rigorosos.
Neste artigo, mostraremos como realizar esta contratação de forma segura.
O papel da segurança do trabalho para o desenvolvimento da empresa
A segurança do trabalho, certamente, possui o objetivo principal de garantir o cumprimento da legislação. Porém, a sua aplicabilidade e importância vai além. Dessa forma, a segurança do trabalho proporciona um ambiente favorável ao crescimento e produtividade.
Quando a empresa demonstra que se preocupa com o bem-estar e conforto de seus colaboradores, eles se sentem mais motivados. Como resultado, a produção aumenta e o trabalho em equipe torna-se mais dinâmico.
Portanto, as diretrizes de segurança do trabalho auxiliam na construção de uma cultura forte na empresa, que será difundida por todos os seus membros. Empresas que se destacam no mercado são aquelas humanizadas que valorizando seus colaboradores como os pilares de seu crescimento.
Assim, percebe-se que o papel da segurança do trabalho é amplo, pois seus efeitos refletem na própria imagem da corporação no mercado. Deste modo, ao implementar padrões sólidos de Saúde e Segurança do Trabalho (SST), a empresa se desenvolverá economicamente.
Como escolher os profissionais ideais para a sua empresa
Considerando que os serviços de segurança do trabalho são individualizados, de acordo com o ramo de atuação da empresa e as funções exercidas, é fundamental saber escolher os profissionais ideais para o seu negócio.
Portanto, a terceirização deve ser realizada conforme os tipos de serviços de segurança do trabalho que a empresa precisa. Dessa forma, no momento de escolher um fornecedor, é essencial avaliar alguns pontos.
O primeiro deles é a qualificação e experiência da equipe profissional, pois reflete diretamente na qualidade dos serviços prestados. Quanto mais experientes, mais eficácia da consultoria e serviços de segurança do trabalho.
A vasta experiência da equipe também garante o conhecimento necessário sobre a legislação aplicável. Assim, a empresa evita sofrer penalidades, provenientes do descumprimento legal. Outro ponto que deve ser avaliado são os tipos de serviços e consultorias prestadas.
Não basta que os serviços sejam de qualidade, é preciso atender as demandas da empresa. Cada função requer medidas de SST específicas. Deste modo, a equipe contratada precisa conhecer a legislação incidente sobre a empresa, quais os EPIs e a estrutura necessária, para a prestação de serviços personalizados.
A terceirização dos serviços de segurança do trabalho, quando bem conduzida, mostra-se um grande investimento no desenvolvimento econômico da empresa. Especialmente a longo prazo, a empresa acabará economizando, pois eventuais multas resultariam em um desequilíbrio financeiro.
Portanto, a pesquisa de mercado é uma ferramenta imprescindível, para que a empresa escolha o fornecedor ideal para o seu negócio. Assim, quanto mais detalhada for esta pesquisa, mais segura será a contratação.
Quando a empresa opta por uma boa contratação, garante a proteção e conforto de seus colaboradores. Deste modo, tem sido observado o crescimento das demandas por serviços de segurança do trabalho.
Vantagens da terceirização dos serviços de segurança do trabalho
Quando a empresa realiza a contratação de bons profissionais, que são, de fato, qualificados para o exercício desta função, é possível aproveitar algumas vantagens. A mais expressiva será poder dispor dos serviços de profissionais especializados em segurança do trabalho, com ampla experiência na área.
Dessa forma, a terceirização permite que a empresa desfrute de serviços qualificados de modo mais acessível. Os contratos de terceirização são caracterizados por serem menos onerosos do que manter uma equipe própria.
Deste modo, a gestão poderá contar com os melhores profissionais do mercado, que atenda às suas necessidades. Além de garantir o cumprimento da legislação, a empresa manterá estável o fluxo de produção.
Evitando a ocorrência de acidentes de trabalho, a equipe de colaboradores constrói um ritmo otimizado de produtividade. Portanto, os profissionais se sentem seguros em seu ambiente de trabalho, devido à estrutura adequada ao exercício das funções.
A possibilidade de terceirizar os serviços da empresa simplifica a gestão administrativa, que poderá se concentrar em sua atividade-fim. Além disso, ao terceirizar os serviços de segurança do trabalho, a empresa será acompanhada pelos profissionais, em períodos futuros.
Dessa forma, o acompanhamento futuro garante a eficácia dos serviços prestados. Caso seja necessário implementar mudanças, a equipe profissional já saberá o que precisa ser modificado.
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