Qual é a relação da sua empresa com a tecnologia? Computador? Internet? Redes sociais? Tudo isso é tecnologia e apenas alguns dos exemplos de como a TI para pequena empresas pode auxiliar seu negócio a crescer.
Entre os benefício da TI para pequenas empresas estão:
- atração de novos consumidores;
- maior interação com clientes;
- ampla gestão de equipes;
- aumento da produtividade e mais.
A TI para pequenas empresas pode transformar processos complexos e demorados em ações automatizadas e velozes.
E se você acha que TI é coisa de empresa grande, pense como seria o seu dia a dia sem internet. Como seria se comunicar com clientes? Como resolver o assunto que você mandou por e-mail? Como emitir notas fiscais? E a gestão financeira, como seria feita sem computador?
Esses são apenas alguns exemplos de como a TI está no dia a dia das pequenas empresas.
Por isso, se você não está investindo em serviços de TI para sua pequena empresa é possível que esteja perdendo produtividade e, consequentemente, competitividade de mercado.
Leia também: O que é Outsourcing de TI: conceito, vantagens e modelos
A seguir, veremos mais 7 razões pelas quais o investimento em TI para pequenas empresas pode beneficiar seu negócio e deve ser levado a sério.
TI para pequenas empresas: o que você pode perder se não implementar
1. Automação de tarefas
Algumas soluções de TI para pequenas empresas podem permitir que uma série de ações manuais passem a ser automatizadas e que sua equipe realize mais em menos tempo.
Além disso, ao automação de tarefas burocráticas e repetitivas a empresa pode realocar seu colaboradores para atividades mais estratégicas.
Entre as atividades que podem ser automatizadas por meio da tecnologia estão:
- gestão de clientes;
- controle de folha de pagamento;
- gestão de prospecção;
- automação de marketing e muito mais.
2. Agilidade na execução de tarefas
Mesmo que algumas tarefas não possam ser automatizadas a tecnologia melhora a velocidade com a qual os processos são executados.
Sua empresa pode adotar aplicativos e ferramentas que realizam atividades que demoravam dias em apenas alguns minutos como, por exemplo:
- o controle de fluxo de caixa;
- a contabilização do banco de horas;
- o controle de estoque.
Mais um ponto para a TI em sua missão de tornar uma empresa mais competitiva.
3. Vantagem Competitiva
O aumento da produtividade amplia a vantagem competitiva de uma empresa. Afinal, por meio do aumento da produção sua empresa será capaz de entregar produtos e serviços de qualidade em menos tempo.
Imagine um empresa do seu ramo que não trabalhe com internet. Sim, ela de novo! Você acha que essa empresa seria capaz de executar o volume de trabalho que a sua empresa executa, com o mesmo número de funcionários?
É provável que não.
Mas a vantagem competitiva não está relacionada apenas a produtividade, mas também a capacidade da sua empresa estar envolvida com:
- as novidades do mercado;
- novos processos;
- formas de execução do trabalho;
- coleta de dados e indicadores por meio do big data.
Hoje, tudo isso está relacionado a evolução que a TI para pequenas empresas causou.
4. Criação de novos negócios
A TI para pequenas empresas não apenas otimiza os negócios já existentes como possibilitou o surgimento de novos negócios, entre eles:
- sistemas de CRM;
- aplicativos de mobilidade;
- novos tipos de backup e armazenamento;
- compartilhamento em nuvem;
- inteligência artificial;
- redes sociais;
- lojas virtuais e mais.
Tudo isso também pode ser usado em seu negócio para torná-lo ainda mais eficiente.
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5. Acesso Remoto
O trabalho remoto, também conhecido como home office, vem se tornando cada vez mais comum entre grandes e pequenas empresas.
Alguns negócios são 100% gerenciados remotamente.
Existem muitos benefícios para empresas e para funcionários, desde a economia financeira até a motivação e diminuição do estresse no trabalho.
Uma pesquisa apontou que, os funcionários que gastam de 60% a 80% de seu tempo trabalhando remotamente, têm maior comprometimento no local de trabalho.
Entretanto, esse modelo de trabalho só é possível devido ao conjunto de soluções nascidos da TI para pequenas empresas.
6. Estreitamento do relacionamento com os clientes
Seus clientes tem smartphone, usam redes sociais e conversam por chat. Se você deseja fazer parte da vida desse cliente vai precisar adotar ferramentas de TI para pequenas empresas.
Desde o CRM, software indispensável para a equipe de vendas, até soluções de atendimento e suporte como help desk e service desk, todos são frutos da tecnologia.
Tudo isso sem contar nas ações de marketing que são baseadas nas plataformas digitais e na conversão de usuários em leads e leads em clientes.
7. Segurança
Como você está vendo ao longo desde artigo, a TI para pequenas empresas se tornou parte fundamental dos negócios e por isso há um grande volume de informações digitais circulando diariamente dentro da sua empresa e dos canais que ela usa.
É preciso proteger todas essas informações e é ai que você tem em mãos a segurança de dados, outra solução da TI para pequenas empresas.
Ufa! E aí? Convencido de que a sua empresa precisa de tecnologia para ganhar mercado e funcionar plenamente?
Para investir em TI para pequenas empresas é importante que você siga alguns passos:
- liste suas necessidades;
- defina um orçamento;
- encontre uma empresa que irá auxiliar na gestão da TI.
A ajuda profissional vai indicar exatamente quais são as suas necessidade e qual é a melhor maneira de solucionar as lacunas da sua empresa usando a tecnologia a seu favor.
Você não precisa contratar uma equipe interna para utilizar a TI em sua empresa, o que acha de fazer a terceirização desse setor? Leia mais no artigo; “Gestão de infraestrutura de TI: 7 vantagens do Outsourcing”.
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