A consultoria empresarial é uma prestação de serviços realizada por um profissional especializado que, através de seu conhecimento e experiência, desenvolve atividades e coordena o desempenho de qualquer sistema com vistas à melhoria de processos de uma empresa.
Receba orçamentos grátis e sem compromisso de Consultoria Empresarial.
O oHub faz o trabalho de cotação para você.
- Receba cerca de 5 propostas em até 24 horas
- Economize tempo
- Consiga melhores preços
O consultor, através da análise dos processos, é o profissional que deve buscar uma resposta para auxiliar na tomada de decisões estratégias, criando o impacto positivo que se espera para alinhar os rumos da organização, criando condições para que sejam atingidas as metas dentro dos prazos estabelecidos.
Na consultoria empresarial não há necessidade de haver um vínculo com a empresa. Pode-se trabalhar tanto interna quanto externamente e, no caso de haver um consultor específico dentro da empresa, ele pode ter como função a gerência ou mesmo ser o empresário. Muitos autores consideram que a melhor consultoria empresarial seja a externa, uma vez que se trata de um profissional liberal, sem vínculos mais íntimos com a empresa, podendo assim ter uma visão mais ampla dos assuntos que devem ser tratados.
As empresas, muitas vezes, pode ter os dois tipos de consultoria operando ao mesmo tempo, criando desta maneira um trabalho complemento de outro, servindo o consultor interno como apoio, enquanto o consultor externo trabalha com a idealização das novas técnicas a serem aplicadas.
Consultoria empresarial interna e externa: vantagens e desvantagens
Ambos os modelos de consultoria possuem suas vantagens e desvantagens. Enquanto o consultor interno consegue ter um contato mais direto com todos os procedimentos, o consultor externo traz consigo uma bagagem maior, por estar em contato com ambientes diferentes, podendo trazer novas formulações e novas técnicas.
Enquanto uma consultoria interna consegue avaliar melhor os processos e mantém um controle maior, o consultor externo possui mais liberdade para sugerir e aconselhar, não estando subordinado diretamente aos padrões e políticas internas da empresa. Desta maneira, o consultor externo também tem a possibilidade de arriscar mais, de criar novos ângulos de visão com relação a qualquer problema que precise ser solucionado, enquanto que o consultor interno pode passar mais informações com relação aos processos organizacionais.
Os tipos de consultoria empresarial
Existem diversos tipos de consultoria empresarial, desde aqueles que trabalham com nichos específicos, em pequenas empresas, até os que oferecem serviços integrais, os chamados “full service firms”. No entanto qualquer tipo de consultoria empresarial está classificado dentro de três grandes classes:
- Operacional, trabalhando para fazer a organização agregar valores com mais eficiência;
- Estratégica, definindo os caminhos que a empresa deve tomar;
- Dinâmica, criando as transformações estratégicas e operacionais.
Dentro dessas classes, a consultoria empresarial pode ser vista com alguns formatos diferenciados, trabalhando:
De acordo com o serviço ou produto oferecido
Neste formato, o cliente é quem define o que quer do consultor e como o consultor deve trabalhar na organização, com assuntos específicos a serem tratados e direcionados. Neste formato, pode-se atentar para o fato de que, sendo interno ou externo, o consultor fatalmente encontrará resistência por parte dos funcionários, devendo mostrar claramente que não está ingerindo no sistema, mas sim buscando soluções.
De acordo com a estrutura proposta
Este modelo de consultoria empresarial é determinado por alguns fatores, como a flexibilidade, a metodologia, a adequação à situação encontrada na empresa, o tempo determinado para a consultoria e o nível de aceitação de suas atividades. O consultor, neste tipo de trabalho tanto pode aplicar uma solução para cada cliente ou, dependendo do caso, utilizar aplicações já utilizadas em outras empresas e que se mostraram viáveis como modelo.
De acordo com a abrangência dos serviços prestados;
A abrangência na consultoria empresarial é a amplitude e a profundidade do trabalho do consultor, que pode ser considerada através dos níveis hierárquicos em que está envolvido e a resistência encontrada pelo consultor no ambiente em que estiver trabalhando. Neste modelo, o consultor pode trabalhar numa consultoria especializada dentro de um determinado setor; na consultoria geral, que inclui diversos setores e áreas de conhecimento da empresa; ou mesmo na consultoria global, consolidando todos os processos empresariais, incluindo mesmo as filiais da empresa.
De acordo com o formato de relacionamento adotado com a empresa.
Neste sistema, a consultoria pode estar classificada com o vínculo do consultor com a empresa e a forma como o consultor irá desenvolver suas atividades, podendo ser um consultor associado, que trabalha em grupo com outros consultores; um consultor autônomo, que possui conhecimento em diversas áreas, ou mesmo um consultor virtual, que mantém seu trabalho de forma remota, criando diagnósticos e propostas de acordo com as informações prestadas pelo cliente.
A atividade de consultoria empresarial, embora sempre encontre resistência por parte de funcionários e executivos numa empresa, sempre deve ser vista como um processo imprescindível para a melhoria da organização. Quem olha um ambiente por seu lado externo, sempre tem maior ângulo de visão e este deve ser o papel do consultor. Sua interferência deve ser em prol da melhoria e do desenvolvimento.