O estoque é o principal ativo de uma empresa, uma vez que sem ele não há como manter a prática comercial de um negócio, ou seja, não há o que ser vendido nem comprado (em alguns casos, produzido). Uma gestão de estoque ineficiente pode causar prejuízos grandes o suficiente para levar uma empresa a falência. Entretanto, existem diferentes tipos de inventário de estoque que devem ser praticados de acordo com cada tipo de negócio.
A não administração do estoque pode acarretar dois principais problemas:
- falta de um produto demandado por seus clientes, o que faz você deixar de ganhar dinheiro;
- quantidade de produtos acima do necessário, comprometendo o capital de giro de uma empresa e gerando prejuízos, principalmente quando se trabalha com produtos perecíveis ou de temporada.
Resumindo, o conceito sobre o que é inventário de estoque está relacionado a capacidade de gerenciar um volume de produtos armazenados, que seja ideal para atender aos clientes. Tudo isso de forma a:
- garantir o giro de estoque;
- atender às demandas dos consumidores;
- evitar que o capital investido em mercadorias fique parado por muito tempo.
Continuando, a seguir criamos um guia com os principais tipos de inventário de estoque para que você possa conhecer e escolher o que mais se adapta a realidade do seu negócio. Continue lendo.
Tipos de inventário de estoque: quanto ao tipo de insumo
O inventário, de maneira geral, é a contagem e gestão de todos os bens de uma empresa, incluindo o estoque, ou seja, o que é ou pode ser transformado em itens que são comercializados, bem como os carros, computadores e outros insumos.
Quando falamos sobre inventário de estoque estamos nos dedicando a gestão de uma parte do inventário.
O estoque é o conjunto de itens armazenados por uma empresa, que representam parte ou toda a capacidade de gerar negócios de uma organização. Ou seja, são os itens que representam seu core business.
Existem diferentes tipos de inventário de estoque. A seguir, vamos buscar apresentar alguns deles.
1. Inventário dinâmico de matéria-prima
Vamos imaginar uma empresa que fabrica uniformes profissionais personalizados, desses que as organizações compram para dar a seus colaboradores para que eles usem durante o expediente. Para a fabricante de uniformes, o tecido usado para criar o produto final é uma matéria-prima.
Essa empresa não comercializa o tecido, mas o mantém em estoque para a produção de encomendas e aproveitamento de ofertas feitas pelos fornecedores.
Uma confeitaria pode considerar como matéria-prima o chocolate, a farinha, o fermento, e todos os demais ingredientes usados para a fabricação dos bolos.
Em ambos os casos, o tipo de inventário de estoque irá se concentrar na armazenagem de matéria-prima.
Nesses casos, a empresa deve estar atenta para aproveitar ao máximo o que está armazenado, ao mesmo tempo, que não pode deixar faltar nenhum produto, para que a produção não pare ou o prazo de entrega não seja muito ampliado.
Dessa forma será necessário realizar a contagem e gestão de todos os itens do estoque de matérias-primas de uma organização.
Nas duas situações, a maneira de como fazer inventário de estoque deve considerar a:
- a média histórica de utilização de cada matéria-prima;
- o limite mínimo de um produto para garantir a entrega dentro do prazo ou a constante renovação dos produtos finais na vitrine;
- as oportunidades de compra de estoque com desconto versus a necessidade desse item.
2. Inventário dinâmico de bens acabados
Uma mercadoria acabada é um item pronto para ser vendido. Seguindo o exemplo acima, a confeitaria possui um estoque de matéria-prima de chocolate para fazer brigadeiro, mas também possuiu um estoque do próprio brigadeiro. O brigadeiro é um bem acabado.
Não é necessário que uma empresa produza o próprio produto para que inicie uma gestão de estoque de bem acabado.
Se sua empresa compra um produto pronto de um fornecedor como, por exemplo, um modelo de calça jeans, e o armazena para a venda, sua empresa também deve realizar esse tipo de inventário de estoque. A única diferença é que o brigadeiro é perecível e a calça jeans não.
Dessa forma, no tipo de inventário de estoque de produtos acabados a empresa precisará contar e gerir o estoque de produtos acabados que serão comercializados pela organização.
Leia mais em: Como fazer contagem de estoque: 6 passos estratégicos
Tipos de inventário de estoque: quanto ao período de contagem
Acima conhecemos os tipos de inventário de estoque que são definidos de acordo com o tipo de negócio principal da empresa: produto acabado ou matéria-prima.
Neste tópico, vamos compreender os tipos de inventário de estoque de acordo com a periodicidade do levantamento de dados sobre as mercadorias armazenadas.
Se no tópico acima a divisão entre os diferentes tipos de inventário de estoque se dava pelo tipo de produto comercializado pela empresa, sendo inerente à organização um ou outro modelo de inventário, aqui você pode optar pelo tipo de inventário de estoque que será adotado por sua empresa com base em suas estratégias e visão de negócio.
3. Inventário Anual
Esse é o modelo mais comum de inventário de estoque. Nele, uma vez no ano a empresa realiza a contagem total de todos os itens armazenados.
É bastante comum que seja necessário fechar a empresa durante alguns dias para que a equipe possa se dedicar a contagem total.
É bastante cansativo e mesmo com a utilização de softwares de gestão integrados, tem uma atuação reduzida na estratégia diária da empresa.
4. Inventário Rotativo e Cíclico
Um inventário de estoque rotativo tem uma diferença marcante em relação do inventário anual, ele é realizado diversas vezes durante um ano. Pode haver uma periodicidade mensal ou mesmo semanal.
Outra diferença importante é que o estoque não é todo contado de uma única vez, mas sim dividido de forma que a cada contagem uma parte do inventário é realizada.
O principal objetivo do inventário rotativo é encontrar incongruências entre os sistemas de PDV e o estoque real, por exemplo.
Quer saber mais sobre o estoque rotativo? Assista ao vídeo abaixo.
Algumas pessoas dividem esse tipo de inventário de estoque entre cíclico e rotativo.
O cíclico também realiza a contagem de estoque diversas vezes durante um ano e pode ter sua periodicidade definida pela empresa, entretanto, sua aplicação tem o objetivo de ajustar informações contábeis com a realidade da empresa, garantindo segurança durante transações.
Como dissemos acima, a frequência e os tipos de inventário de estoque que sua empresa vai adotar, deve estar considerar a realidade do negócio e sua estratégia.
Agora que você compreende os tipos de inventário de estoque, é hora de colocar em prática as ações para organizar seu inventário. Para isso, indicamos a leitura do artigo; “Como fazer planejamento de estoque | GUIA prático 📝”.
Você também pode escolher contratar uma empresa de contagem de estoque e gerenciamento de inventário. Para isso, acesse o site do oHub e confira a lista de empresas na área de Planejamento de estoque perto de você, faça a cotação e receba diversas propostas com um só pedido.
Caso seja um fornecedor, cadastre-se no oHub para conquistar novos clientes.
Ideias Dicas para fazer seu negócio crescer