O sistema de ar condicionado central tem como princípio um projeto de climatização específico para empreendimentos comerciais. Dentro dessas especificações deve ser levado em consideração a quantidade de pavimentos do local, os materiais que são utilizados e aplicados dentro do edifício, a temperatura ideal para os frequentadores e trabalhadores e a espessura das paredes, entre outras.
No sistema de ar condicionado central é necessário conhecer o projeto desde sua planta, verificando se o edifício irá exigir sistemas mais integrados, com controles de climatização por andar ou outras soluções de automação. A finalidade sempre é a mesma, ou seja, o ar condicionado deve resfriar ou aquecer o ambiente. No entanto, todo projeto apresenta algumas diferentes no momento de distribuir o ar.
Para instalações comerciais existem basicamente quatro tipos de sistema de ar condicionado central. Veja, a seguir, as principais características de cada um deles:
1. Sistema de ar condicionado central
O sistema de ar condicionado central é o mais indicado para grandes projetos, em virtude do seu alto custo, tornando-se, porém, mais eficientes quanto se trata de consumo de energia. Esse tipo de ar condicionado é fácil de ser identificado, já que utilizam um conjunto de máquinas de grande porte.
Normalmente, as torres de refrigeração são instaladas no alto ou ao lado do edifício, com o condensador integrado à torre de arrefecimento, recebendo água à temperatura ambiente ao gás refrigerante, reduzindo a sua temperatura antes de passar pelo compressor.
A presença do condensador exige menos energia para comprimir o gás refrigerante quente, trazendo menor consumo de energia, gerando economia para o edifício comercial.
O sistema de ar condicionado central é semelhante ao ar condicionado por dutos, já que a distribuição é feita da mesma maneira. A instalação desse modelo de ar condicionado deve ser feita em paralelo com a construção, reduzindo o custo de sua instalação.
O sistema de ar condicionado central pode ser instalado dentro de três categorias:
- Água gelada com fan-coil: No sistema de ar condicionado central, a água gelada que é expelida pelo sistema é distribuída pelo edifício dentro de tubulações, havendo em cada andar uma máquina denominada fan-coil, com um ventilador que joga o ar pela tubulação. O ar perde o calor e é conduzido à rede de dutos espalhada pelo andar. Uma grande vantagem do sistema de ar condicionado central é a concentração de grande carga elétrica junto ao chiller, dispensando tomadas especiais em outros pontos, sendo um sistema mais adequado para projetos que preveem o insuflamento de ar pelo piso ou pelo teto, este geralmente utilizado em shoppings centers.
- Termo acumulação: nesta categoria de ar condicionado central, utiliza-se uma forma de acumular o frio em horários estratégicos, tornando o consumo de energia menor, possibilitando o uso de compressores de forma reduzida durante o dia. O sistema trabalha através de programas para acumular água gelada, fazendo com que os equipamentos trabalhem com duas temperaturas, a primeira para fazer gelo e a segunda para refrigeração normal. Para evitar o congelamento da água, utiliza-se um aditivo especial e sua eficiência depende da quantidade de gelo utilizada no processo.
- Volume de ar variável, ou VAV: o sistema de ar condicionado central conhecido como VAV é ideal para projetos de edificações com salas fechadas. O VAV é um mecanismo composto por válvulas de vazão com termostato individual, ligadas a um computador central para o controle do fluxo do ar condicionado. Assim, as válvulas monitoram a temperatura de cada ambiente. O sistema pode ser aplicado em lojas, auditórios, espaços de escritórios e inclusive em residências de maior porte.
2. Sistema de ar condicionado tipo split
No sistema de ar condicionado tipo split utiliza-se mais de uma unidade de ar condicionado. Em instalações comerciais, este modelo é utilizado em prédios mais antigos que precisam ser climatizados. Nas edificações novas, utiliza-se o uso de multi splits, podendo conter duas ou mais evaporadoras com apenas um condensador.
3. Sistema de ar condicionado tipo VRV
O modelo de sistema de ar condicionado tipo VRV é bastante semelhante ao multi split, embora tenha maior capacidade, podendo se instalar até 64 aparelhos de ar condicionado. O sistema é flexível e versátil, possuindo comandos eletrônicos inteligentes, permitindo que o gás refrigerado seja direcionado para locais onde a demanda é maior. O modelo é adotado geralmente por instalações comerciais menores, onde não existe o sistema central, já que oferece facilidade de expansão e de adaptação.
4. Sistema de ar condicionado self
O sistema de ar condicionado self contained, ou seja, tudo contido numa só máquina é o mais eficiente para instalações comerciais de todos os tipos, que não possuem um sistema central, já que reúne condensadora e evaporadora num gabinete, podendo resfriar um andar inteiro do edifício.
5. Sistema de ar condicionado de janela
Esse modelo de ar condicionado é o mais tradicional, já que concentra todos os componentes num mesmo aparelho, fazendo a compressão, condensação, evaporação e ventilação. Trata-se de um sistema de ar condicionado limitado, normalmente instalado em escritórios menores e em prédios antigos que não possuem o sistema central.
Veja no vídeo abaixo como o oHub ajuda a sua empresa a encontrar fornecedores de serviços: