Com os avanços tecnológicos, é essencial que as empresas se atentem para acompanhar todas as novidades que borbulham como consequência. Nesse caso, investir em tipos de outsourcing de TI é uma ótima alternativa para dar esse pontapé inicial.
Dados da consultoria Gartner mostram que a previsão de gastos globais em TI vão atingir US$ 5,1 trilhões ainda em 2024, um aumento de 8% em relação a 2023.
Mas, antes de contratar os serviços de outsourcing em TI, é preciso primeiro entender quais são os tipos, as vantagens, desvantagens e como o oHub é ideal para te ajudar a encontrar um parceiro confiável para o projeto.
Continue a leitura e confira!
O que é outsourcing de TI?

A palavra outsourcing é derivada da língua inglesa e significa “terceirização”, ou seja, acontece quando as empresas ou trabalhadores autônomos de determinada área passam a trabalhar, temporariamente ou de forma integral, em outra corporação.
Existem vários tipos de outsourcing de TI que, no geral, envolvem a manutenção ou criação de soluções em tecnologia.
Algumas das principais vantagens desse modelo incluem a redução de custos e o uso de hardwares e produtos sempre modernos e atualizados. Assim, o contratante não precisa arcar com a compra ou manutenção dos dispositivos, por exemplo.
Exemplos de serviços de outsourcing em TI
Como é de se imaginar, essa é uma área bem abrangente quando falamos em tipos de outsourcing de TI. Alguns dos mais comuns são:
- aluguel de equipamentos de TI;
- suporte técnico;
- atualização de sistemas internos;
- reposição de peças;
- desenvolvimento de softwares e/ou gerenciamento;
- manutenção preventiva.
Quais os principais tipos de outsourcing de TI? Vantagens e desvantagens
Dados da Brasscom (Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação), mostram que, até o final de 2024, o mercado nacional deve contratar cerca de 420 mil profissionais de TI.
Porém, a mesma pesquisa aponta que apenas 46 mil profissionais na área de tecnologia concluíram sua graduação aqui em nosso país, o que destaca a enorme falta de mão de obra qualificada e reforça a necessidade de diferentes tipos de outsourcing de TI.
Pensando nisso, entenda com mais detalhes quais são os modelos existentes de outsourcing de TI e suas vantagens e desvantagens abaixo:
1. Outsourcing onshore
Aqui, os profissionais de TI e a empresa contratante estão no mesmo país. As principais vantagens desse modelo são:
- mais facilidade de comunicação (mesmo idioma);
- mais agilidade e menos burocracias no processo de contratação;
- mesmo fuso horário.
Já as desvantagens podem ser:
- menor disponibilidade de recursos de acordo com a localidade;
- dependência do mercado local, que pode sofrer impactos por questões políticas e/ou econômicas.
2. Outsourcing offshore
Aqui, ao contrário do modelo anterior, uma das partes fica em outro país.
Essa é uma alternativa muito usada para gastar menos, por exemplo, quando países da União Europeia contratam funcionários da América do Sul com salários menores, com o benefício da conversão da moeda.
Assim, as principais vantagens são:
- redução de custos pela diferença de salários entre diferentes países;
- contratação de talentos globais por valores mais acessíveis.
Já os pontos negativos incluem:
- barreira cultural e linguística, que podem gerar problemas de compreensão ou eficiência no projeto;
- diferenças de fuso horário;
- riscos de segurança e privacidade ao compartilhar informações on-line com diferentes servidores;
- complexidade de legislação ou regulamentação de contratos entre diferentes países.
3. Outsourcing nearshore
Outsourcing nearshore é um meio-termo entre as duas opções apresentadas anteriormente.
Nesse caso, a empresa e o terceirizado se localizam em países próximos, como se uma empresa colombiana, por exemplo, contratasse uma consultoria argentina.
Nesse caso, há toda a facilidade do Mercosul, do mesmo idioma e até mesmo uma maior proximidade física, mesmo que não seja o mesmo país.
Aqui, os pontos positivos incluem:
- proximidade geográfica;
- idiomas iguais ou similares;
- fusos iguais ou próximos.
Mas é sempre bom lembrar dos pontos negativos:
- mesmo que os países sejam próximos, ainda assim podem existir dificuldades legais em contratos ou transações;
- nem sempre se tem vantagem econômica na contratação de funcionários de outros países.
4. Outsourcing gerenciado
Dentre os tipos de outsourcing de TI, existe o gerenciado, que é quando uma empresa contrata um profissional de TI externo para assumir uma função ou uma área específica dentro da corporação.
Mas, qual a diferença entre esse tipo e a terceirização comum? Geralmente, nesta última, há a contratação de serviços pontuais, enquanto o outsourcing gerenciado é mais estratégico e integral, com o objetivo de cuidar de uma operação completa.
Os principais benefícios do outsourcing de TI gerenciado, são:
- redução de custos para a empresa, que não precisa contratar uma equipe completa de TI;
- mais eficiência e proatividade por ser um profissional inteiramente dedicado àquela função;
- a empresa pode priorizar outras questões operacionais, enquanto o contratado foca nas atividades de tecnologia.
O modelo também apresenta desvantagens, como:
- dependência do terceirizado;
- possíveis problemas de integração de sistemas entre corporação e contratado.
5. Outsourcing de projetos
Diferente do modelo anterior, a empresa realiza a contratação de um fornecedor para cuidar de um projeto específico, seja por falta de mão de obra ou de experiência naquele tópico.
Ou seja, o profissional fica responsável por todo o projeto, desde o início até a sua conclusão.
Os pontos positivos são:
- projeto coordenado por especialistas no assunto;
- custos reduzidos;
- responsabilidades terceirizadas.
Por outro lado, os pontos negativos envolvem::
- entrega debilitada, conforme o profissional ou empresa contratada;
- problemas de comunicação, o que também muda da contratação;
- dependência do fornecedor para a execução do projeto.
6. Outsourcing de processos
Um dos tipos de outsourcing de TI é o de processos — também chamado de BPO (Business Process Outsourcing). Esse modelo acontece quando há a contratação de um fornecedor terceirizado responsável por ações pontuais dentro da corporação.
A intenção, aqui, é melhorar a eficiência dos serviços relacionados a TI e reduzir custos ao selecionar pessoas externas, além de não sobrecarregar a equipe interna.
Os benefícios do outsourcing de ti de processos são:
- redução de custos para a empresa;
- acesso a profissionais qualificados;
- foco na eficiência operacional.
As desvantagens incluem::
- problemas de segurança e privacidade;
- necessidade do profissional terceirizado.
Como escolher o tipo certo de outsourcing de TI?

O primeiro ponto para selecionar os serviços de outsourcing em TI para sua empresa é fazer o levantamento das necessidades do seu negócio:
- o que precisa de solução em questão de tecnologia?
- é um contrato pontual ou um projeto longo?
- qual é o orçamento disponível?
- existe a possibilidade e facilidade de contratar pessoas de outros países?
Essas são apenas algumas perguntas para se fazer e entender quais dos tipos de outsourcing de TI você deve selecionar.
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