Home > TI e Informática > Descubra quais são os tipos de outsourcing de TI
tipos de outsourcing de ti

Descubra quais são os tipos de outsourcing de TI

Com os avanços tecnológicos, é essencial que as empresas se atentem para acompanhar todas as novidades que borbulham como consequência. Nesse caso, investir em tipos de outsourcing de TI é uma ótima alternativa para dar esse pontapé inicial.

Dados da consultoria Gartner mostram que a previsão de gastos globais em TI vão atingir US$ 5,1 trilhões ainda em 2024, um aumento de 8% em relação a 2023.

Mas, antes de contratar os serviços de outsourcing em TI, é preciso primeiro entender quais são os tipos, as vantagens, desvantagens e como o oHub é ideal para te ajudar a encontrar um parceiro confiável para o projeto. 

Continue a leitura e confira!

O que é outsourcing de TI?

tipos de outsourcing de ti

A palavra outsourcing é derivada da língua inglesa e significa “terceirização”, ou seja, acontece quando as empresas ou trabalhadores autônomos de determinada área passam a trabalhar, temporariamente ou de forma integral, em outra corporação.

Existem vários tipos de outsourcing de TI que, no geral, envolvem a manutenção ou criação de soluções em tecnologia.

Algumas das principais vantagens desse modelo incluem a redução de custos e o uso de hardwares e produtos sempre modernos e atualizados. Assim, o contratante não precisa arcar com a compra ou manutenção dos dispositivos, por exemplo.

Exemplos de serviços de outsourcing em TI 

Como é de se imaginar, essa é uma área bem abrangente quando falamos em tipos de outsourcing de TI. Alguns dos mais comuns são:

  • aluguel de equipamentos de TI; 
  • suporte técnico;
  • atualização de sistemas internos;
  • reposição de peças;
  • desenvolvimento de softwares e/ou gerenciamento;
  • manutenção preventiva.

Quais os principais tipos de outsourcing de TI? Vantagens e desvantagens

Dados da Brasscom (Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação), mostram que, até o final de 2024, o mercado nacional deve contratar cerca de 420 mil profissionais de TI.

Porém, a mesma pesquisa aponta que apenas 46 mil profissionais na área de tecnologia concluíram sua graduação aqui em nosso país, o que destaca a enorme falta de mão de obra qualificada e reforça a necessidade de diferentes tipos de outsourcing de TI.

Pensando nisso, entenda com mais detalhes quais são os modelos existentes de outsourcing de TI e suas vantagens e desvantagens abaixo:

1. Outsourcing onshore

Aqui, os profissionais de TI e a empresa contratante estão no mesmo país. As principais vantagens desse modelo são:

  • mais facilidade de comunicação (mesmo idioma);
  • mais agilidade e menos burocracias no processo de contratação;
  • mesmo fuso horário.

Já as desvantagens podem ser:

  • menor disponibilidade de recursos de acordo com a localidade;
  • dependência do mercado local, que pode sofrer impactos por questões políticas e/ou econômicas.

2. Outsourcing offshore

Aqui, ao contrário do modelo anterior, uma das partes fica em outro país. 

Essa é uma alternativa muito usada para gastar menos, por exemplo, quando países da União Europeia contratam funcionários da América do Sul com salários menores, com o benefício da conversão da moeda.

Assim, as principais vantagens são:

  • redução de custos pela diferença de salários entre diferentes países;
  • contratação de talentos globais por valores mais acessíveis.

Já os pontos negativos incluem:

  • barreira cultural e linguística, que podem gerar problemas de compreensão ou eficiência no projeto;
  • diferenças de fuso horário;
  • riscos de segurança e privacidade ao compartilhar informações on-line com diferentes servidores;
  • complexidade de legislação ou regulamentação de contratos entre diferentes países.

3. Outsourcing nearshore

Outsourcing nearshore é um meio-termo entre as duas opções apresentadas anteriormente.

Nesse caso, a empresa e o terceirizado se localizam em países próximos, como se uma empresa colombiana, por exemplo, contratasse uma consultoria argentina.

Nesse caso, há toda a facilidade do Mercosul, do mesmo idioma e até mesmo uma maior proximidade física, mesmo que não seja o mesmo país.

Aqui, os pontos positivos incluem:

  • proximidade geográfica;
  • idiomas iguais ou similares;
  • fusos iguais ou próximos.

Mas é sempre bom lembrar dos pontos negativos:

  • mesmo que os países sejam próximos, ainda assim podem existir dificuldades legais em contratos ou transações;
  • nem sempre se tem vantagem econômica na contratação de funcionários de outros países.

4. Outsourcing gerenciado

Dentre os tipos de outsourcing de TI, existe o gerenciado, que é quando uma empresa contrata um profissional de TI externo para assumir uma função ou uma área específica dentro da corporação.

Mas, qual a diferença entre esse tipo e a terceirização comum? Geralmente, nesta última, há a contratação de serviços pontuais, enquanto o outsourcing gerenciado é mais estratégico e integral, com o objetivo de cuidar de uma operação completa.

Os principais benefícios do outsourcing de TI gerenciado, são:

  • redução de custos para a empresa, que não precisa contratar uma equipe completa de TI;
  • mais eficiência e proatividade por ser um profissional inteiramente dedicado àquela função;
  • a empresa pode priorizar outras questões operacionais, enquanto o contratado foca nas atividades de tecnologia.

O modelo também apresenta desvantagens, como:

  • dependência do terceirizado;
  • possíveis problemas de integração de sistemas entre corporação e contratado.

5. Outsourcing de projetos

Diferente do modelo anterior, a empresa realiza a contratação de um fornecedor para cuidar de um projeto específico, seja por falta de mão de obra ou de experiência naquele tópico.

Ou seja, o profissional fica responsável por todo o projeto, desde o início até a sua conclusão.

Os pontos positivos são:

  • projeto coordenado por especialistas no assunto;
  • custos reduzidos;
  • responsabilidades terceirizadas.

Por outro lado, os pontos negativos envolvem::

  • entrega debilitada, conforme o profissional ou empresa contratada;
  • problemas de comunicação, o que também muda da contratação;
  • dependência do fornecedor para a execução do projeto.

6. Outsourcing de processos

Um dos tipos de outsourcing de TI é o de processos — também chamado de BPO (Business Process Outsourcing). Esse modelo acontece quando há a contratação de um fornecedor terceirizado responsável por ações pontuais dentro da corporação.

A intenção, aqui, é melhorar a eficiência dos serviços relacionados a TI e reduzir custos ao selecionar pessoas externas, além de não sobrecarregar a equipe interna. 

Os benefícios do outsourcing de ti de processos são:

  • redução de custos para a empresa;
  • acesso a profissionais qualificados;
  • foco na eficiência operacional.

As desvantagens incluem::

  • problemas de segurança e privacidade;
  • necessidade do profissional terceirizado.

Como escolher o tipo certo de outsourcing de TI?

tipos de outsourcing de ti

O primeiro ponto para selecionar os serviços de outsourcing em TI para sua empresa é fazer o levantamento das necessidades do seu negócio:

  • o que precisa de solução em questão de tecnologia?
  • é um contrato pontual ou um projeto longo?
  • qual é o orçamento disponível?
  • existe a possibilidade e facilidade de contratar pessoas de outros países?

Essas são apenas algumas perguntas para se fazer e entender quais dos tipos de outsourcing de TI você deve selecionar.

Por que considerar oHub para outsourcing de TI?

Agora que você entendeu como funciona e quais são os benefícios do outsourcing de TI, saiba que é possível contratar esse serviço pela plataforma oHub.

Aqui, você obtém uma lista completa com os melhores prestadores desse serviço em todo o Brasil — e conta com a agilidade e facilidade do nosso sistema para a contratação de vários tipos de outsourcing de TI.

Basta fazer o seu contato, avaliar as propostas e contratar aquela que mais atende às suas necessidades. Pronto! Fácil, não é mesmo?

Para mais informações e soluções, acesse o oHub. Nossa plataforma facilita a busca pelos melhores serviços de outsourcing de TI para trazer mais eficiência em todo o processo de contratação.

Sobre Equipe oHub

O oHub é uma ferramenta que conecta empresas que estão precisando de um prestador de serviço com aquelas que buscam novos clientes.
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial