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treinamento e capacitação de fornecedores

Treinamento e capacitação de fornecedores: do plano à execução

De maneira prática e didática, você vai aprender como fazer treinamento e capacitação de fornecedores. 

Aqui, reunimos dicas sobre tipo do conteúdo, formato de treinamento, uso de ferramentas, avaliações dos participantes e muito mais! 

Parece interessante? 😉

Continue conosco e aprenda como transformar o trabalho burocrático em um processo simples, sem atritos e, acima de tudo, focado na experiência do cliente.

Como oferecer treinamento e capacitação de fornecedores? 

Preparado para conhecer as melhores dicas de treinamento e capacitação de fornecedores? Confira! ✌ 

1- Descubra as necessidades dos fornecedores 

Primeiramente, você deve fazer um levantamento de necessidades de treinamento, que é uma série de práticas e estratégias que ajudam a descobrir as lacunas de habilidades presentes na rotina dos fornecedores. 

Essa etapa compõe várias ações e estudos que indicam exatamente quais são os parceiros que precisam de capacitação. 

Durante o estudo, os líderes conseguem identificar quais os pontos de desalinhamento entre o que os fornecedores deveriam aplicar e o que sabem fazer, encontrando gaps e oportunidades de evolução. 

Nesse contexto, o negócio sabe com precisão onde deve investir para otimizar os resultados e alcançar objetivos. 

A metodologia, entretanto, não é baseada em achismo, mas em uma análise completa, que utiliza de várias ferramentas e informações, para descobrir quais as dificuldades em relação à capacitação. 

🎥O vídeo, a seguir, mostra dicas interessantes de como levantar as necessidades de treinamento: 

2- Conheça a audiência

A próxima etapa para criar seu treinamento e capacitação de fornecedores é compreender para quem ele será focado. 

Saber qual é a audiência vai te ajudar a criar a estratégia, o tipo de treinamento, a linguagem utilizada, a duração do material, as técnicas, ferramentas e a escolha da plataforma. 

🎥 Assista ao vídeo abaixo e confira dicas de como definir a sua persona! 

3- Escolha o tipo de conteúdo para o treinamento 

Com o planejamento finalizado, o próximo passo é criar o conteúdo. Entretanto, é vital ter atenção com algumas questões para evitar problemas no decorrer do curso. 

Antes de mais nada, você deve escolher se criará o material na própria empresa, se vai adquirir conteúdo de fornecedores ou se vai mesclar as duas possibilidades. 

Entre os treinamentos presenciais e virtuais, podemos destacar algumas diferenças, como:

  • treinamento presencial: decida se haverá a contratação de um especialista externo para conduzir o curso ou se o tutor será um colaborador da sua empresa;
  • treinamento virtual: aqui você pode escolher por comprar materiais prontos de terceiros ou produzi-los internamente. 

Em linhas gerais, se não há nenhum funcionário com conhecimento adequado para compartilhar dicas e técnicas, pode ser indicado buscar esse conhecimento no mercado. 

4- Defina o formato do treinamento 

Basicamente, estes são os formatos de treinamentos mais utilizados pelas empresas:

  • palestra;
  • workshop;
  • videoaulas;
  • podcasts;
  • e-books.

⚠️ Fique ligado: você não precisa escolher somente um único formato. Isso porque a versatilidade torna as aulas mais variadas, dinâmicas e leves para o fornecedor. 

Ademais, os variados formatos serão úteis para os diferentes tipos de aprendizagem dos seus alunos. 

Veja, a seguir, tipos de conteúdos inovadores para o seu curso: 

5- Estruture o conteúdo 

Para driblar a falta de envolvimento dos fornecedores, considere dividir o material em partes. 

Dessa maneira, o treinamento deixa de ser uma aula extensa e passa a ser uma série de pílulas de conhecimento. 

Uma dica para organizar isso é por meio das trilhas de aprendizagem, que são o sequenciamento do material em uma distribuição lógica de construção do conhecimento. 

Suponhamos que um treinamento começa com um conteúdo sobre um tema introdutório, depois um infográfico explicativo mais aprofundado, em seguida um vídeo relacionado ao assunto e, por fim, um teste. 

Isso é um ótimo exemplo de trilha de aprendizagem. 

Você pode sequenciar seus conteúdos por meio de plataformas de treinamento com funcionalidades específicas para este formato, vale a pena descobrir mais sobre. 

6- Defina as ferramentas 

Com os materiais organizados, é hora de criar os conteúdos e escolher as ferramentas que você precisa para aplicar o treinamento. 

As tecnologias indicadas variam de acordo com o tipo de aula que você deseja colocar em prática. 

Se haverá seminários, por exemplo, é necessário providenciar os conteúdos indicados para concluir a dinâmica. 

No caso dos treinamentos virtuais, considere investir em uma plataforma de hospedagem. 

Em síntese, reúna os conteúdos e ferramentas que são úteis para a realização daquilo que você pensou.  

Quer uma dica de ferramenta? O Canva é uma ótima opção! 

Trata-se de um software online de design para iniciantes, que permite criar apresentações de slides personalizados.

A seguir, você confere um tutorial com dicas práticas para usar o Canva no EAD:

7- Procure formas diferentes de avaliação

Tradicionalmente, avaliações com perguntas e respostas são as ferramentas mais utilizadas em sala de aula. Mas se você pretende criar um treinamento envolvente, que tal investir em outras opções mais inovadoras? 

Uma forma interessante de avaliar a performance dos fornecedores é apostar na gamificação, por meio de trivias, quizzes, testes e até a simulação de situações hipotéticas. 

Aqui, os participantes pontuam quando acertam uma questão e competem entre si, de maneira saudável, pelo pódio. Isso contribui no envolvimento dos parceiros, uma vez que o aprendizado se torna mais agradável.

Tudo certo com treinamento e capacitação de fornecedores?

Agora, é com você!

Coloque essas ideias em prática o mais rápido possível. O treinamento e capacitação de fornecedores não pode ser para depois, dar uma enrolada ou fazer corpo mole. 

Caso caia nessa cilada, o único a sofrer as consequências será o seu negócio. 

Portanto, use esse guia a seu favor e comece a colher resultados duradouros para a sua empresa. 🚀 

Este conteúdo foi escrito pela equipe da EAD Plataforma, uma plataforma online de ensino a distância que te permite criar e vender cursos na internet. Simples, intuitiva e com preço acessível, a EAD Plataforma atua no mercado desde 2014 e já conta com mais de 1.400 clientes.

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